sexta-feira, janeiro 16

Eita matéria mal escrita

Lendo ESSE LINK AQUI, fiquei na dúvida, nós, que temos cidadania européia, precisamos preencher esse formulário onile? Alguém aí tem link pra uma matéria mais bem escrita? Eu consultei o consulado dos EUA na Holanda, e eles não falam nada a respeito.

Era só o que faltava. Como brasileira, me sinto caçada que nem barata, como holandesa, me sinto violada, afinal me garantiram que a única diferença entre os meus direitos e os de um holandês nato é que eles podem ser primeiro-ministro e eu não. E aí, como fica?

E para ocupar seu fim de semana, um desafio. Paca me ensinou uma palavra nova ontem: asinino. O desafio, para as colegas brasileiras expatriadas na Holanda é encontrar o sinônimo literal para a palavra.

14 comentários:

Ana disse...

Passaporte emitidos naqueles paises, mas passaporte brasileiro ou estrangeiro ? Um canadense pode ter um passaporte emitido na China...E essa expressao "visa waver" eu nunca ouvi antes...nao deve ser pra você nao...beyjas.

Alice disse...

Sendo cidadã holandesa (o nosso caso) vc tem que preencher o formulário ESTA online no mínimo 72 horas antes da partida do seu voo:

https://esta.cbp.dhs.gov/esta/esta.html?_flowExecutionKey=_c84ECF8F6-9716-7794-A561-AC293F41B9E6_k09D0D25F-050A-612B-1025-F5ACDC660661

http://www.nu.nl/internet/1840355/online-registreren-voor-reis-naar-vs.html

Alice disse...

Ah! E asinino é o marido da azêmola (AMO essa palavra, era xingo corrente na nossa gentil família!).

Adriana disse...

Óquei, eu preciso a tal autorização, mas e o marido holandês da gema?

Adriana disse...

oh, Adriana azêmola ( outra palavra nova ), o marido holandês da gema precisa da nova autorização também. Ió ió...

Mas Alice, e o equivalente em holandês?

pacamanca disse...

Dri, io' io' nao, so' da' pra entender que o holandes-holandes também precisa da autorizaçao depois de ler o texto original do site americano; lendo a matéria isso nao fica claro em momento nenhum e parece mesmo que é perseguiçao com brasileiro e outros pobrinhos. Eu li a noticia no Globo outro dia e fiquei com a mesma duvida que voce, e olha que, como voce, eu também nao sou asinina ;) Como nao tenho passaporte europeu, nem me preocupei, e se estivéssemos nos preparando pra viajar pros EUA iria dar merda porque jamais iria passar pela minha cabeça que o Mirco precisaria dessa bosta de autorizaçao.

Asinino é quem escreveu a matéria. Era tao facil deixar tudo muito claro; bastava dizer: a nova autorizaçao é necessaria para todos os cidadaos de paises visa waiver, inclusive aqueles que tem cidadania e passaporte destes paises sem terem nascido la'. Simples, nao? Quem obteve a cidadania porque os antepassados eram europeus ou porque casou ou por tempo de residencia etc automaticamente se incluiria nessa lista, e os pobrinhos sem passaporte nobre nenhum, como eu, nem esquentariam a mufa ja' que continuam precisando do maldito visto mesmo.

Pena de morte pra quem escreve sem saber escrever, vou te contar.

Ana disse...

Soh nao entendi direito o que é visa waiver..."visto nao requerido" ? Canada nao precisa de visto e nao eh "visa waiver"...

Alice disse...

Seria:
EZELDOM: zeer dom

pacamanca disse...

Sobre o Canadá não ser visa waiver, só me vem à cabeça a musiquinha do filme do South Park: "they're not even a real country anywaaaaay"... ;)

Unknown disse...

Xiiii... parece que a Dinamarca tá na lista também. Só não entendo não ter ouvido/lido nada a respeito por aqui.
Tive em NY em julho com o adversário. Dei entrada com o passaporte dinamarquês e em nenhum momento me perguntaram se eu tinha outra cidadania, ou se havia nascido em outro país. Mas se entendi direito todos com o passaporte dinamarquês (independente de onde nasceram) devem ter a autorização.
Já vou lá ver isso tudo, pra não dar uma de asinino (tive que ir lá fazer uma consulta ao pai dos asininos). :)

Marcia-Rotterdam disse...

Precisa preencher sim. O maridón também. Não tem jeito, eles querem nos controlar de qualquer maneira. Já sabia disso pelo jornal daqui e também enviaram a notícia no trabalho. Visa waiver é como a Andrea explicou mesmo, são os cidadãos de países que não precisam de visto para visitas inferiores a 90 dias.

Anônimo disse...

Dri, o Barry está agora nos EUA mas como chegou lá dia 10 ele não precisou. Mas todos que possuirem passaporte de países onde não é necessário pedir o visto pros EUA precisarão, por isso os holandeses também precisarão. A pessoa que escreveu a matéria é realmente uma anta pois vc por possuir um passaporte holandês vira holandesa consequetemente além de em alguns casos continuar com a nacionalidade brasileira, por isso teria sido melhor a anta se referir aos cidadãos dos países x, y, z... A lei entrou em vigor no dia 12 deste mês. No site do Consulado Americano em Amsterdam está bem explicadinho, tem um parte com FAQ e o tal programa para preencher o tal documento. Bom final de semana!

Marcia-Rotterdam disse...

Esse link explica melhor

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u467861.shtml

E ainda dá a tradução correta para visa waiver, porque pegar gente analfa em português que quer tentar usar e esbanjar do inglês é fogo, como no texto que você colocou.

Marcia-Rotterdam disse...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/
mundo/ult94u467861.shtml