quinta-feira, março 19

Na crise, enquanto um chora o outro vende lenço

Com essa credit crisis eu fico pensando... será que a causa não foi esse modismo desenfreado de todo mundo querer ganhar um dinheirinho fácil? Será que o mundo tem dinheiro o suficiente para todos nós, ou a estrutura pobre-remediado-rico é indispensável pra manter a economia sob controle?

Quando eu trabalhava na Arvin Meritor, meu primeiro emprego aqui, conheci o dono de uma pequena empresa na França, que sempre que a gente falava pra ele expandir, colocar uma filial na India ou pelo menos no Leste Europeu, nos dizia que ele gostava do negócio dele pequeno e controlável, que ele aprender do pai, e o pai do avô, a nunca emprestar dinheiro para expandir, e nunca usar lucros só para benefício próprio sem expandir. Ou seja: não páre, mas não dê o passo maior que a perna. Todo mundo achava que o cara era comodista e não tinha visão.

Nesse meu portfolio novo, quem é meu fornecedor? O francês. Ele veio me visitar, e me disse: lembra do que eu falei? Tá difícil pra todo mundo, mas pra quem como eu, não tem empréstimos e tem um bom capital, fica mais fácil sobreviver à crise. E ele tá certo, muitos concorrentes dele já quebraram ou estão à beira de.

Agora que a crise atacou, tá todo mundo preocupado em sobreviver, mas antes disso, repararam como tava todo mundo querendo fazer um lucrozinho fácil?

Segundo a família no Brasil, investir na bolsa tinha virado febre por lá. Temos até um amigo da família ( padrinho da minha sobrinha ) que deixou o emprego para "administrar os investimentos", porque tinha tanto investido que ganhava mais investindo bem do que trabalhando. Meu sobrinho de 13 anos investiu a poupança "presente" dele na bolsa ( desde os 7 anos ele não quer mais presentes, prefere dinheiro para colocar no banco ), e até minha mãe, uma senhora aposentada, investiu ( e perdeu ) bastante dinheiro na bolsa.

Minha opinião pessoal sobre investir na bolsa: é o mesmo que ir a um cassino, e vicia igual. Acho que é vício porque muitas pessoas perdem a cabeça, vide a Marta Stewart, que foi pra cadeia por causa de 25 mil dolares, quando o patrimônio estimado dela é de quase 1 bilhão. E checam seus investimentos 3, 5, 10 vezes por dia, viram escravos!

E me espanta ver a ganância do povo que acha que vai fazer grana fácil. Quando o Icesave quebrou, mostrou no jornal o desespero e a indignação de um cara que vendeu a casa dele com 150 mil de lucro, pagou a hipoteca e como ainda não tinha achado uma nova pra comprar, colocou o lucro de 150 mil no banco. Ao ver o tal Icesave pagar quase o dobro dos juros dos bancos normais, colocou TODO o lucro nesse banco. O banco quebrou, e ele estava chorando, desesperado na TV dizendo que agora não consegue comprar uma casa novamente porque pelas leis daqui, se você teve lucro com a venda de uma casa você tem que aplicar aquele lucro na próxima, logo aquele valor não é financiável, mas cadê o lucro do cara? Agora me digam: quem é que, sabendo que depende daquela grana pra comprar uma casa, coloca todinho o capital num banco estrangeiro, via internet? É muita ganância!

No ano passado, quando eu coloquei a casa para vender, um cara de outro departamento me ouviu falar, checou minha casa no funda.nl e veio aqui me dizer que minha casa estava muito barata, que se todo mundo fizesse igual, ninguém tinha lucro. Minha casa estava sendo vendida pelo preço que o agente imobiliário indicou, e eu ía ter um bom lucrozinho. Olhei a casa dele e achei a casa dele exorbitantemente cara, e a julgar pelo tempo que estava à venda ( 5 meses ), não fui a única. Só sei que vendi minha casa em um mês, assinei o contrato exatamente quando a crise atacou, até hoje dou graças ao bom Deus por ter vendido a bendita e não ter agora que me preocupar com dois financiamentos. O cara? AINDA não vendeu a casa dele, mês que vem faz 1 ano que está à venda. Ah, e não abaixou o preço! Encontrei o sujeito no corredor e ele veio: nossa, que azar a gente deu, né, colocar a casa a venda bem na crise... eu olhe pra ele e disse: eu dei é sorte, vendi minha casa em um mês, pra um casal que me comprou até as cortinas, tive um bom lucrozinho e estou na minha casa nova livre de hipoteca dupla. Só ouvi: nossa, sorte mesmo... Agora eu pergunto: sorte ou fui menos gananciosa?

Sei lá, pode parecer falta de visão minha, mas eu acho que o que vem fácil, vai fácil, e para mim, a dor de cabeça não compensa.

4 comentários:

Fernanda disse...

Eu acho que independente de vir fácil ou difícil, vc tem que ter uma boa estrutura e um ótimo planning das coisas. Saber onde está pisando, considerar as consequências e saber se vai conseguir lidar com as consequências.
Vcs sabiam que o valor da casa estava satisfatório e, por outro lado, sabiam que se aumentassem o valor correriam o risco de deixar a casa à venda por mais tempo e com isso talvez tivessem que arcar com duas hipotecas. Valeria a pena segurar duas hipotecas por mês para vender a casa por uns 100 mil a mais?! Financeiramente e emocionalmente vcs conseguiriam viver bem sabendo que ainda tinham uma casa para vender?!
Não acho que isso seja falta de visão … chamo isso de estrutura inteligente e acho que vcs estão corretos, como o senhor da França (e olha que eu venho de uma família que AMA dar um passo maior do que a perna pq “de que adianta ter empresa se não for para assumir riscos” … com esse pensamento, papai já está na sua 4a empresa e a cada quebra de cada empresa a coisa vai ficando mais feia).

Ana Paula Waaijenberg disse...

mee eens :)

É muita vontade de ganhar dinheiro o mais rápido possível. Tenho um certo pânico de bolsa porque muita coisa é pura especulação.

Wilma disse...

Nossa Dri, largar tudo para viver especulando na bolsa/outros é o cúmulo do Otimismo. Eu como capricorniana, pé no chão, nunca dou um passo maior que a perna, mas ano passado fui aos pouquinhos experimentando a bolsa de valores, e estava indo melhor q os outros investimentos, mas li daqui e dali e resolvi colocar 50% do décimo terceiro para gastar mais no Natal, hahaha, conclusão, a bolsa esta afundada até hoje. Meu saldo chegou a perder mais de 70 por cento, andei fazendo o q pregam os consultores, injetando mais dinheiro, porém a um certo limite parei e quase um ano e nem chegou ao montante aplicado. Nunca consigo ganhar dinheiro fácil, embora continuo tentando nas loterias... mas é uma brincadeira, um jogo. Não sou gananciosa nem otimista, aqui já está difícil conseguir manter aquilo q se conseguiu com tanto trabalho, não dá pra arriscar tudo, é lou-cu-ra.

Unknown disse...

Putz nem me fale em bolsa! Meus primos viviam enchendo o saco pra eu mandar dinheiro pro Brasil pra aplicar na bolsa e eu sempre preferi só guardar... Resultado: a mulher de um deles investiu bem quando a crise estourou e agora vai ter que esperar uns bons 5 anos pra ver lucro, se é que vai ter algum...

Agora investir toda a sua grana num banco via internet nao é ganancia, é falta de usar o cérebro.