terça-feira, maio 26

Empacada


Bom, pela frequência de posts vocês estão vendo que eu não tô mais tão apertada de costura, né? Bom, na verdade, fiz a apresentação do projeto ontem e o projeto em si tem a primeira reunião hoje às 2 da tarde. Fora isso outro fornecedor foi "belly up", vou trabalhar feito uma louca nos próximos meses.

Mas eu tava lendo umas noticiazinhas aqui e acolá e tava pensando, como alguns países europeus, em nível de falcatruas e trambiques são parecidos com o Brasil, não acham? O povo desses países muitas vezes nos esnobam e fazem mil críticas ao nosso país, mas as coisas pro lado deles não é nada diferente.

Eu estava lendo esse artigo sobre uma fraude imobiliária espanhola:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u571042.shtml

Claro que eles logo justificam dizendo que os compradores e fiadores eram imigrantes, mas quem "inventou" o golpe foram os agentes imobiliários espanhóis, com a conivência de um banco espanhol, certo? Dito isso, fico de boca aberta com a burrice desse povo, que aceita ser fiador de vários imóveis de gente que eles nem conhecem. Aqui na Holanda não tem esse lance de fiador não, e o critério para conseguir um financiamento hipotecário é bem duro. Só consegue quem tem emprego fixo, e imigrante só pode pegar financiamento num banco, o Rabobank ( olha o nome do banco! ).

Podem me tacar pedras, mas eu acho alguns europeus bem desonestozinhos. Recentemente um fornecedor alemão meu pediu concordata, tivemos que pagar mais de 1 milhão de euros para mantê-lo funcionando. Esse dinheiro pago foi administrado com tanta honestidade, todas as contas abertas, nossa matéria prima era estocada separada na fábrica e usada só nos nossos produtos, impressionante! Baseada nessa boa experiência, a empresa aceitou também injetar capital num fornecedor italiano que entrou em concordata, mas gente, que pesadelo! Pagamos a matéria prima adiantada, eles usam nos produtos do concorrente. Pedimos explicações, uma hora foi falha humana, outra hora confessam que não resistiram à pressão de outro cliente, é um inferno. Os fornecedores de matéria prima dizem que para os italianos não fornecem mais nem com garantia bancária, só mesmo com pagamento adiantado, então falta tudo, desde embalagem de papelão até substrato químico. E o nível profissional da italianada é de chorar. Todos os dias eu recebia o relatório de produção do fornecedor alemão, dos italianos, nada. Aí você liga, e o gerente de produção italiano, que deveria saber até o horário que cada Luigi vai ao banheiro, não sabe nem se hoje serão produzidas nossas peças ou não. E o curador italiano, nomeado pelo governo? Máfia total! E daí eu me lembro dos pais ( italianos ) do ex, que só faltavam falar que pum de italiano cheira melhor do que pum de brasileiros.

Aqui nos jornais holandeses falam muito do nível alarmante de desemprego espanhol, até mostraram na tv que tem muito espanhol se "sujeitando" a ir colher pepinos, o que só os africanos faziam. Mas na prática, pelo menos na indústria automobilística, estou vendo muito mais empresas italianas do que espanhola indo pro beleléu.

Bom, duas horas, e eu gastei meus últimos minutos de "freedom" blogando. Agora vai ser muito suor e ranger de dentes até outubro.

O senhor é meu pastor, nada me faltará!

2 comentários:

Marcia disse...

Sim, eu vejo exemplos diários de desonestidade européia na empresa. E vem de vários países. Eu pessoalmente lido mais com o Brasil, que não é nem de longe o mais "desonesto" ali. O problema do Brasil lá é outro, é muita burocracia e mão-de-obra despreparada, tipo gente que trabalha em setor financeiro que não sabe contar, e coisas assim.
E eu pedi há um mês atrás para a colega italiana fazer algo simples, que era da competência dela, e ontem o cliente ligou furioso, fui ver e não tinha sido feito! Ah, vou te contar...chato é que eu mesma sou cidadâ italiana, mas haja paciência para lidar com eles.
Quanto à hipoteca, eu consegui empréstimo por outro banco, não o Rabobank ( que é o banco mais chato daqui) e só tinhauma garantis de emprego fixo, que acabou não se concretizando. E mesmo com cidadania européia você precisa ter carimbo do IND no passaporte, senão nada feito.

Unknown disse...

Oi Adriana! adoro a forma como voce coloca as coisas... E a daqui da Inglaterra voce nao sabe nao? Pois eh o jornal The Telegraph arrumou um cd no parlamento e passou uma semana, a cada dia era um novo escandalo sobre as despesas de um MP, tem despesas ate para o conforto dos patos!!! despesas de papel higienico, tv, aparelho de som e por ai vai... da uma olhada nesse link
http://news.sky.com/skynews/Home/Politics/MPs-Expenses-Scandal-All-The-Details-Of-MPs-Expenses-Revelations-By-Daily-Telegraph-So-Far/Article/200905415286804?lid=ARTICLE_15286804_MPsExpensesScandal:AllTheDetailsOfMPsExpensesRevelationsByDailyTelegraphSoFar&lpos=searchresults

http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5ipkMXBVgG_A-sJUqCIGZ224aNbKw


Pois eh, nao eh so no Brasil que os politicos sao desonestos, a grande diferenca eh que aqui eles se acham o povo mais certo do mundo, voce sabe bem do estou falando...