domingo, maio 10

Nem sei mais no que acreditar

Eu sempre fui defensora da cirurgia plástica. Bem feita, em moderação, com limite, pode melhorar muito a auto-estima de uma pessoa, o que indubitavelmente melhora sua qualidade de vida. Vi muitas amigas da minha mãe que juraram jamais entrar na faca se renderem ao bisturi. Entre a "turma" muitas dessas amigas, ao virar os 50 deram uma esticadinha leve no rosto, uma atenuada nas rugas, começaram aplicações de restilane. Nenhuma delas ficou caricata ou uma cópia ambulante da Tônia Carrero, só pareciam mas descansadas e indisputávelmente mais jovens.

Uma edição da Times de 2001 mostrou a Carla Perez após a "transformação" dela. No Brasil, ela foi muito criticada, afinal todos já a achavam ( razoavelmente ) bonita, gostosona. Provavelmente ela, como qualquer outra mulher, detestava isso ou aquilo no corpo dela, e podendo, tratou de dar um jeito. Nós, brasileiros, não somos muito objetivos para julgar "o caso Carla", então antes de escrever esse post eu mostrei a capa da revista pro Bart e perguntei o que ele achava da meninda da capa ( não deixei ele ver o que estava escrito, ou sobre o que tratava a matéria ).



"Ah, é uma menina bonitinha, corpo muito bonito, proporcional, o rosto não tem nada de especial... Ela é famosa?"

E esse é o meu ponto, a Carla Perez fez rinoplastia, mas foi uma correção suave, ela ainda tem o nariz normal, até meio grandinho se a gente for comparar com as rinoplastias americanas. Ela colocou prótese de silicone, mas de um tamanho proporcional ao corpo dela. Ela fez lipo no abdomem e, segundo meu médico na época, morreu de injetar Lipostabil nas coxas, bumbum, torso e abdomem, mas no geral, parece uma pessoa normal, "abençoada por Deus".

Agora, como é que a Scheila Carvalho, que sempre foi mais bonita que a Carla, transforma isso:



nisso aqui:



Gente, quem souber diga: o que ela fez na cara dela?



Eu acho que ela usou aparelho, ou de alguma forma "endireitou" os dentes, pode ser aquelas "veneers" americanas. Ela óbviamente injetou alguma coisa na boca, e me parece ter feito alguma coisa na maçã do rosto. O seio acho que foi mais uma vez aumentado, porque está estranhésimo. Já me disseram que "ah, tá ficando velha né", mas ela tem a mesma idade da Carla Perez mas a Carla, apesar de estar 100 vezes mais brega, está "normalzinha"...



O meu ponto é, eu acho que tem gente, na maioria mulheres, que perdem a noção dos limites, de quando você deixa de ser uma mulher bonita e se torna uma caricatura, uma Isabelita dos Patins. Deveria haver alguma forma de forçar sobre cirurgiões uma conduta mais ética quando ele percebe que a paciente cruzou esse limite do bom-senso. Eu sei que seria incrivelmente difícil definir esse limite, e estabelecer o que é ir longe demais, mas talvez um psicólogo pudesse ajudar... Não sei mesmo, mas dá dó ver o que algumas pessoas, como a Scheila, fazem consigo mesmas. E não tem volta.

E mudando um pouco de assunto. Tão ruim quanto a mulher que se desfigura pela plástica é aquela que se deixa desfigurar por um photoshopador. Tudo bem que foi a Suzana Vieira, que a muito deixou de fazer parte do grupo de gente normal, mas qual é o intuito de se deixar aparecer numa revista assim? Qual é a graça, quando ao invés de admirá-la, todo mundo fica chocado com o grau de manipulação de imagens? Uma retocadinha aqui, apagar uns poros ali, alisar uma banhinha que caiu sob o vestido nas costas, vai lá, mas isso é uma "michael-jackização virtual".



Não sei nem mais em que acreditar quando vejo certas fotos...

7 comentários:

Marcia-Rotterdam disse...

G-suis, a Sheila Carvalho tá parecendo a Amy Winehouse! Com dentes melhores, claro.
A Suzana faz questão de dizer ao mundo que ainda é bonita, gostosa etc. Essa mulher é louca. O que aconteceu com ela a fez mais determinada de se exibir. Eu hein.

Marcita disse...

Eu ia escrever sobre essa foto da Susana que vi na Katylene. Nunca vi uma pessoa com uma pele tão cheia de brilho! HAJA Photoshop. E as mãos? Em qualquer fotos você vê a mão dessa senhora cheia de veias saltando e ali está lisiiiiinha.
Ela fez um sucessãona época da Senhora do Destino porque impressionou pela boa forma (e encarou a Sapucaí como madrinha de bateria, o que não é para qualquer uma), mas ela perdeu a cabeça e hoje eu nem sei mais quem ela é. Aliás, o que é natural na foto? Até o cabelo é mega hair!

Wilma disse...

Dri, não sou muito de acompanhar essas "celebridades", mas vez ou outra me surpreendo mesmo, como você. A Sheila está realmente diferente mas não nesse exagero da foto, eu a vi mês passado na TV, ela depois de ter perdido o filho mudou muito, sabe áquelas pessoas que são afetadas internamente e externamente por algum problema em suas vidas? Ela está mais cheinha e com uma cara muito amadurecida, mas não está tão feia como essa foto, acho q o photoshop foi contra ela. Da Suzana aí só tem o dente mas nada!!! hahahaha

Fernanda disse...

Eu acho que, antes de qualquer cirurgia plástica, deveria haver algumas sessões com um psicólogo.
Muita gente entra para fazer uma rinoplastia, ou uma correção nas orelhas (esqueci o nome dessa), ou uma lipo, ou tummy-tuck e por aí vai, achando que vai sair do hospital com uma vida nova. Confiante que, agora, nenhum ser humano mais vai te achar “average” ou feia. E quando ‘Ana’ percebe que o resultado é exatamente o que o Bart falou (vc ficou bonita, bonitinha, mas não significa que de um dia pro outro, pq seu nariz está mais fino, sua barriga mais lisinha, vc vai chamar tanta atenção quanto a Megan Fox!), começa a procurar mais defeitos para consertar. Acho que é aí que vc perde o fio da meada. Quando vc quer mudar algo querendo agradar à todos e se tornar o significado de perfeição.
Eu não sou contra cirurgia plástica, mas quero fazer uma abnoplastia (é tummy tuck, não é??) quando eu resolver se vou engravidar de novo ou não. Quero me livrar das estrias no ventre baixo, resultados da primeira gravidez. Mas antes quero procurar um psicólogo pq eu SEI que tenho expectativas grandes demais com essa cirurgia (fico achando que isso resolveria TODOS os meus problemas com meu corpo e não consigo prever minha reação caso isso não aconteça).

Ana Paula Waaijenberg disse...

Pelas fotos que vi no cabelereiro durante a viagem ao Rio (Caras do Ano Novo) a Susana estah MUITO mais caida do que nestas photoshopadas... Afinal, jah passou dos 60 e nao dah pra ter uma pele lisinha de garotinha de 20 anos. Nem a gente com 35 tem esta pele. Ela tah querendo enganar a quem?

A digestora metanóica disse...

Tomei um susto agora com essa da Scheila! Meu Deus!

Sobre a Susana Vieira, o engraçado é que há uns três anos cruzei com ela na padaria Ipanema e fiquei impressionada com a presença dela, a achei uma mulher muito bonita. Não entendo qual o sentido de querer parecer com 20 anos.

Aliás, olha que interessante esta campanha: http://www.digitalpixels.net/2008/12/models/one-model-five-aging-looks/

Não sei se vou pagar pela língua daqui a um tempo, mas acho que mulher bonita e elegante de verdade é aquela que vive bem a idade que tem.

Roze disse...

Temos que ter cuidado e bom senso, pois do contrário caímos no ridículo...a nossa identidade se perde nos exageros, nos excessos de vaidades, na busca de nos adequarmos em padrões que não nos pertencem.
Nossa autenticidade, nossa imagem se distorce, quando não nos aceitamos, e passamos a ver defeitos em nosso corpo, e nos descaracterizamos numa imagem distorcida por cirurgias plásticas.
Quando não nos limitamos,perdemos a chance de aproveitar os avanços da cirurgia plástica,que tem capacidade de nos livrarmos de algo que nos incomoda, para assim sermos mais felizes...Vamos utilizar as cirurgias plásticas com responsabilidade, se nos forem necessárias,evitando arriscarmos nossa vida em busca da perfeição...
A perfeição não existe, e a vida é linda para pô-la em risco, não somos donos dela, não temos esse direito!!!
P.S Perdi uma amiga, foi sepultada ontem, ela deixou duas filhas lindas, de 18, e de 11 anos,porque ela queria ficar linda.Não consigo entender e aceitar os fatos. O que seria a realização de um sonho virou tragédia. A imagem da filha de 11 anos sofrendo debruçada encima do caixão, chorando desolada, não sai da minha mente...