sexta-feira, janeiro 6

Assento não é acento!

Recentemente, pelo menos 3 pessoas me mandaram e-mails pedindo dicas dos melhores vôos da Holanda pro Brasil. Deixa-me então falar um pouco sobre a minha experiência.

Ninguém gosta de esbanjar dinheiro desnecessariamente, e depois de anos pesquisando alternativas, cheguei à conclusão que para quem vai à SP, o melhor vôo é mesmo o KLM saindo de Amsterdam. Todas as alternativas íam me poupar pouco dinheiro causando vários transtornos. Tenho horror a conexão, principalmente na volta, e o único vôo direto é o da KLM. Amigas indo à outros destinos no Brasil, preferem ir de TAP, já que essa empresa faz a conexão ainda em Lisboa e voa direto para outras capitais brasileiras. Se há um defeito nesse vôo direto da KLM é que ele chega, em teoria, às 7 da noite em SP, e também em teoria dá pra você pegar o ultimo vôo para a maior parte das capitais, mas se der tchutcho, como a tempestade do ano passado que atrasou o vôo em 3 horas, você fica preso em GRU, sem reserva de hotel. E eu gosto também das pequenas, mas valiosas vantagens que a KLM oferece: televisão individual com mais de 40 filmes disponíveis ( o vôo de ida é diurno e eu e o marido assistimos normalmente 4 filmes, amamos! ), possibilidade de pagar um pouco a mais para ter mais espaço para as pernas, comida bem decente com snacks / drinks disponiveis na galeria o tempo todo ( não temos que ficar levando bolachinha na bolsa ). A única vantagem que vejo na TAP para quem vai a SP é que se pode levar o dobro de bagagem, mas como nunca levou ou trago mais de 23 kg, pouco me importa.

Você vai viajar com bebês, crianças? Segundo a comissária de bordo com quem conversei, depois dos bebuns, os pais são os passageiros que causam mais problemas num vôo ( não as crianças! ). Por lei, crianças até 24 meses não pagam, mas também não tem direito a um assento. Essa comissária me disse que há anos estão tentando mudar esse limite para 12 ou no máximo 15 meses. Os pais de crianças entre 12 e 24 meses podem comprar passagem para seus filhos garantindo um assento, mas raramente o fazem, preferem contar com a sorte e tentar conseguir um assento de graça. Claro que se sobrar cadeiras a comissária vai acomodar a criança, não pela criança ou pelos pais, mas pelo infeliz do passageiro que vai do lado dessa mãe / pai que viaja com uma criança de 15 quilos no colo dando cotovelada e pezada em quem está do lado, passageiro aliás que não teve desconto na passagem pra aguentar esse transtorno. Eu não entendo quem não compra a passagem adicional pro filho, viagens longas são um inferno de desconforto para qualquer um, quem dirá pra uma criança pequena que não entende patavinas; então porque submeter o pequeno a esse desconforto por 10 / 12 horas? Mesmo que o adulto ceda o assento à criança durante o vôo, vai fazer o que, ficar em pé na frente do banheiro por 7 horas? O adulto vai ficar também irritadésimo e vai ser uma merda de viagem pra todo mundo. Não tem 800 euros pra pagar na passagem do seu filho? Fica em casa, viaja em alguns meses depois de juntar o dinheiro… Mas, se você mesmo assim quer arriscar, tente pelo menos alguns truquezinhos que podem te dar mais conforto. Pesquise uma empresa aérea que não esteja sempre cheia, a KLM por exemplo, normalmente tem alguns lugares sobrando, mas empresas como a TAP, que além de mais baratas juntam vôos de todas as partes da Europa parando e Lisboa e indo para destinos alternatinos no Brasil, vai ser sempre cheiaça. Veja se a empresa escolhida oferece a opção de pagar um pouco a mais pelos assentos logo atrás da galeria ( lembrando que crianças não podem viajar nas saídas de emergência ), pois embora seja meio favelão, quando o aviso de apertar o cinto estiver apagado, você pode colocar a criança no chão a sua frente todo mundo faz, a comissária não reclama e se for um casal viajando dá pra criança até se deitar e dormir. Escolha uma companhia aérea que permita reserva de assentos ( a KLM permite com 60 dias de antecedência ), assim você faz sua reserva 00:01 do primeiro dia e escolhe um lugar menos ruim. Se por cagada das cagadas nada disso estiver disponível e você ainda não tiver se convencido a ficar em casa, vá com mais de 3 horas de antecedência pro check-in e escolha bons ( menos ruins ) lugares.

Deixa eu contar agora minha tese em progresso sobre upgrades ( válida só pra KLM visto que eu só vôo por essa empresa ). Segundo nossa agência de viagens aqui na empresa, de AMS pra GRU é dificílimo arruma upgrade, eles tem um sistema aqui que conta milhas, pontos elite, quantas vezes você já teve upgrade, ou seja, meleca total. Mas de GRU para AMS, há possibilidades, já que lá eles não tem esse sistema. E para mim, o principal é upgrade de GRU para AMS, já que é vôo noturno. Para tentar um upgrade de graça, vá fazer o check-in de 4 a 5 horas antes, vá bem vestido, se não te derem de cara, pergunte sobre a possibilidade. Ano passado conseguimos de graça assim. Esse ano, não consegui chegar 4 horas antes, os poucos gratuitos já tinham ido, mas quando eu perguntei me deram a chance de comprar um upgrade. Achei que fosse ser a maior facada, mas foi Euro 199 por pessoa, sinceramente, uma pechincha pelo que oferece. Pudemos usar o VIP lounge ( quem é reclassado de graça não pode usar ) e lá tivemos lanchinhos, bebidas, saladinha, bolos, internet de graça, banheiros tinindo de limpos, acesso preferencial ao duty free. Tivemos guichê especial para despachar as malas ( sem fila ), limite maior de bagagem ( infelizmente não precisamos usar ;o) ), não pegamos fila pra entrar no avião. Esperamos o embarque sentadinhos na poltrona com champagne na mão. Mas o mais maravilhoso foi dormir a noite inteira naquela poltrona fantástica que praticamente vira uma cama. Momento Credicard total. O jantar e café da manhã são deliciosos, os fones de ouvido tem noise cancelation ( fantástico ), e de quebra você ganha casinhas de porcelana Delft de presente. Disseram que dá até pra fazer upgrade por esse preço ( se disponível, claro ) pela internet um dia antes. Como meu irmão tava sem tinta na impressora, nem tentamos, mas daqui pra frente, Deus nos ajude a voltar todos os anos de business!

Postão enorme, nem deu tempo de falar que para quem vai à Natal ou Fortaleza tem vôo charter da arke ( joga no google arke fly ), já usamos e é bem razoável. Agora falei ;o)

Agora me vou, que logo é findi. Aproveitem povo, que tem só mais 51 findis esse ano pra gente ( e mais de 250 dias de trabalho, blé ).

4 comentários:

Amanda M. disse...

Acabei de encontrar seu blog, e gosteiii tanto! Li um monteee de post e vou ler tudo quando chegar em casa. É uma pena esse negócio de Europa. Eu estava com planos de ir pra Londres esse ano, e agora estou muito confusa. Mas provavelmente irei, com crise ou sem (afinal, sou brasileira).

Marcita disse...

Pois é, no meu caso eu não tinha mais € 960 para pagar (justamente por isso fomos agora pro Brasil, enquanto ele tem 18 meses e não paga passagem).

pacamanca disse...

Olha as crases, mulé... ;)

Luana disse...

Nossa, que otima dica essa de pedir upgrade! Serio que funciona? Eu pego voo da KLM todo ano de Schiphol pra Sao Paulo e nunca tinha pensado! O maximo da minha alegria eh ir sentada na saida de emergencia onde posso esticar minhas longas pernas!
como voces fazem? So pedem na hora do check in? Assim, na lata? =)