terça-feira, agosto 16

O que está acontecendo?

Nesse findi eu estava conversando com uma antiga colega de faculdade no Facebook e me admirei dela ainda estar solteira, com a mesma idade que eu ( 38, abafa ). Do tipo mignon, magrinha, traços bonitinhos e delicados, inteligente - pós e várias línguas, ótimo emprego, apartamento, carro, e embora eu não a conheça ultra bem, ela é legalzinha. O que acontece?

Tenho várias outras amigas, com diferentes graus de beleza, de diferentes "backgrounds", mas que são todas mulheres cheias de boas qualidades, e estão sozinhas. E não é que elas não queiram encontrar alguém, querem, mas ou não encontram ou quando encontram não são encontradas.

Será que há menos homens? Será que eles querem cada vez menos compromissos, formar uma família? Será que essa geração de mulheres bem sucedidas os deixa inseguros? Será que as amigas, sendo bem sucedidas, escolhem mais e o homem brasileiro ( ou parte deles ) ficou pra trás?

Eu fico pensando nessa geração que vem aí, a geração dos meus sobrinhos, como será ela? Se por um lado eu vejo essas meninas tendo todas as oportunidades que os rapazes, estudam nas mesmas escolas, e aprendem línguas, usam computadores com a mesma habilidade que qualquer menino, e fazem esportes, tocam instrumentos; por outro vejo que há ainda menos tolerância do que havia antes com a aparência física. Nas fotos da minha sobrinha, que é ultra social e está sempre cercada de amigas ( e ultimamente também de amigos ), todas tem os cabelões comprido e lisos, todas - aos 12 anos - chapinham os cabelos as 7 da manhã antes de ir pra escola. As roupas parecem uniformes, o mesmo shortinho, as mesmas blusinhas, e se alguém diz que a moda é xadrez, as 11 meninas na foto estão de camisa xadrez.

Aqui na Holanda, eu moro no interiorrrr, não sei como são as coisas na capitarrrr, mas embora TODOS os rapazes que trabalham comigo sejam casados ou namorem, entre as mulheres temos uma solteira de 44 anos, uma divorciada de 36 que procura um namorado, e uma moça de 28 sem namorado há anos.

Será que é tendência mundial? Será que falta homem?

6 comentários:

Joaninha Bacana disse...

Nao, nao - continua tendo mais homens no mundo :-D
http://en.wikipedia.org/wiki/Sex_ratio
No meu trabalho na Alemanha tenho dois colegas solteiros (na procura...Um tem 31, o outro 42) e nenhuma mulher disponível. Ou seja... há esperança :-D
Beijocas, Angie

Monica Peres disse...

Na minha opinião, acho que hoje em dia as mulheres querem um parceiro para SOMAR e não carregar nas costas.
Pensa sob esta ótica e talvez vc entenda porque justamente as mais bem sucedidas estão solteiras.
;-)
um beijo e boa semana

Eliana disse...

Eu penso que é uma questão de idealização. Estão idealizando a "pessoa perfeita". Tenho amigos e amigas solteiros e quando conversamos sobre o assunto, todo mundo vai pelo pré-conceito. Ninguém quer aquela cheinha, ninguém quer aquele barrigudinho. Também acho que se acostumam a serem sós e quando tem a oportunidade de terem uma relação aparecem "os defeitos"e ninguém quer ceder, pronto, fim do relacionamento que nem começou. Uns estão acomodados na casa dos pais e pensam que assumir mesmo a vida de casado seja trabalhoso. Na hora h, caem fora. Se sentem seguros num determinado círculo e idealizando o "grande amor". Falando da garotada, minha sobrinha de 9 anos é super vaidosa. Se vc faz um elogio, ela responde convicta do"Eu sei que sou bonita". pode?!?! A filha da minha prima de 15 anos apenas, no Orkut colocou que tem 20 e precisa ver as poses e roupas...não sei, acho que eles estão perdendo a inocência muito cedo, se é pra analisar por este ponto.

Mines disse...

Deixa eu dar o meu pitaco:
Eu moro na Suécia, tbm no interiorrr e aqui a tendência é diferente. Eu vejo as meninas de 19, 20 poucos anos que ja moram com os namorados que conheceram no segundo grau, e a coisa funciona meio automaticamente eles querem ficar juntos, formar um lar, ter filhos talvez... e essa coisa de papel só vem bem mais tarde, ou talvez nem venha... acaba. E toca o barco pra frente. É super legal ver as meninas montando casa, comprando as coisas que querem, tendo o primeiro apartamento...aqui eles tem mesmo que sair da casa dos pais, pq não tem quem vá sustentá-los a vida inteira, então procuram logo se ajeitar com alguém, pq fica muito mais fácil mesmo.
Vejo a minha sobrinha no Brasil, com 23 anos, nunca apareceu com um namorado oficial sequer... é só "ficante" e olhe la! Mora com os pais, faz faculdade e nem pensa em ser independente, cuidar do próprio nariz.
Eu quando me cansei de sobrar (ja estava com mais de 40) cheguei a sábia conclusão que brasileiro nao queria nada com nada... dei azar com os que eu arrumei. Resolvi apostar firme nos gringos... e cá estou. Confesso que até me assustei quando o sueco sugeriu que morasse com ele... E finalmente desencalhei! hahaha

Juliette disse...

No Brasil alem dos homens correrem de compromisso como o diabo foge da cruz eles tambem nao estao a altura das meninas...Ze ruela tem bastante. Homem emocionalmente fraco e despreparado para aguentar o rojao que e ter uma familia e o que mais tem no mercado brasileiro. Esperanca de mulher brasileira ta do outro lado do oceano, a nao ser que ela pare de estudar aos 17, engravide de um Ze Ruela aos 18 e va morar no fundo da casa da sogra...ai tem bastante candidatos.

Wilma disse...

Acredito que é um pouco de tudo isso que falou no terceiro parágrafo e principalmente, que hoje em dia, o casamento não está com esse ibope todo, as mulheres que batalham tem um bom emprego, carreira, estão mesmo é deixando o casamento para aposentadoria,rsrsrsrs, só as artistas é que adoram casar pra sair na revista Caras, hahahaha, várias vezes!!