quinta-feira, abril 26

Cadê o Dr. Oz?

Outro dia li no Facebook ( olha que referência para teorias filosóficas ) “tem sempre alguém em situação pior que você”. E ó, tem mesmo.

Minha professora de holandês desabafou sobre o drama familiar na casa dela.

A filha casou, o marido não queria filhos, ela insistiu, tiveram uma. Acidentalmente engravidou, o marido queria que ela abortasse, ela recusou. Foram fazer o primeiro ultrasson, são gêmeos. Foram fazer o segundo ultrasson, são meninas e uma delas tem lábios leporinos e possível retardamento mental. O marido queria que ela abortasse a gêmea não saudável, mas o risco para a bebê saudável era muito grande.

Começaram o calvário de exames para diagnosticar quão doente é a bebê, e o fim do calvário acabou na Bélgica, como acontece muito por aqui com as pessoas cansadas da medicina de interior do Zaire das Zolanda. Não há retardamento mental, mas o problema do lábio leporino é dos mais graves, com fenda dupla, incluindo o pálato.

Diagnóstico em mão, começa o calvário número dois pra pesquisar o tratamento pós parto da bebê. Opções limitadíssimas, visto que só 3 hospitais na Holanda estão preparados para tratar o problema. Google, google, google, clááááááro que o tratamento mais moderno não está disponível na Holanda, mas sim na Bélgica e Alemanha, mas considerando que consiste em 3 cirurgias no primeiro ano do bebê, como financiar tudo isso do próprio bolso?

Deve ser enlouquecedor, não poder pagar um tratamento médico para um filho ainda não nascido.

Não sei o que me chocou mais, a história toda ou a minha professora ter desabafado comigo, com lágrimas e tudo.

Amanhã conto do vizinho louco, o que tem problemas em estacionar.

2 comentários:

Alice disse...

É palato (sem acento), e em Amsterdam, capital do Zaire, resolvem o problema. http://www.schisis.nl/mlbadre0.html

Denise Fernandes disse...

Tenho uma amiga que teve um filho com esse mesmo problema. Infelizmente as cirurgias são necessárias, mas tudo vai ficar bem! Hoje o filha da minha amiga já tem 8 anos e é um menininho lindo e muito saudável!!! Se puder transmitir isso à sua professora e se ela quiser conversar com a minha amiga por email para trocar umas ideias eu poderei lhe facultar o email dela. Realmente é mesmo uma situação muito difícil!