quarta-feira, junho 29

Festa do Caqui


A empresa está organizando o Brazilian Supplier Day. Serão mais de 100 brasileiros visitando a empresa, e é claro que eu acabei entrando na dança não só como parte do projeto, que aliás nem é meu trabalho, mas como tradutora, recepcionista, motorista ( !!! ) e agora, agente de turismo.

Sabe o que mais está me impressionando? A sanha gastadeira desse povo. Muitos são diretores que estão cansados de vir e voltar pra Europa e EUA, mas uma metade é o middle-management que quase nunca vem ou está vindo pela primeira vez. Esses vem com um grande interesse em mente: compras!

Resolvi que vou fazer um mapinha pro povo cair nas compras sozinho, mas olha o que me pediram dicas de compras: Ipad ( campeão ), smartphones, perfumes ( tem um que quer comprar uma embalagem especial de 1 lt de Channel 5, eu nem sabia que existia embalagem desse tamanho ), tenis, roupas de marca ( Tommy H., Guess, Diesel, Replay e Von Dutch ). Como dica de lembranças eu estou colocando na lista: chocolates Leonidas, produtos da Rituals, souvenirs na VVV.

Enquanto isso, no Estadão, a notícia de que a inadimplência em 2011 está batendo record e o individamento por família está alarmante, 60% da população tem mais de 40% da renda mensal comprometida com financiamentos. Apesar do aumento de renda da população brasileira, a poupança nacional praticamente não subiu. Isso quer dizer que o povo está comprando, está comprando mais do que pode, e não está aproveitando o dindin mais abundante pra fazer um pézinho de meia.

Na minha família mesmo eu vejo isso, poupança? Nunca tive, acho que nunca vou ter. E quando eu falo que eu tenho uma TV apenas, ou que só agora temos 2 carros e mesmo assim o meu é um poisézinho com mais de 10 anos, que não vou todos os meses para Paris, eles me acham sovina.

A única coisa que eu mudaria no meu orçamento é que se eu achasse uma empregada de confiança, eu pagaria por uma limpeza BOUA semanal, fora isso, tenho tudo o que eu preciso e quero.

Sabem, eu tava pensando, quanto da renda do brasileiro vai com manutenção de imagem. Por exemplo, marca das coisas é muito importante pra esses brasileiros vindo pra cá, marcas não reconhecidas no Brasil não despertam interesse, eles querem mostrar a camisa CK ou o tênis Adidas. Até pra chocolate, eu sugeri o Leonidas pra um e ele respondeu "mas não tem Godiva"? Quem já comeu Godiva SABE que é propaganda enganosa, mas o nome… O cara que quer o vidro de 1 lt de Chanel, o perfume é válido por 5 anos, será que a pessoa usa mesmo 1 lt de perfume em 5 anos? Se sim, valha-me Deus, que eu nunca tenha que conviver com ela.

Bom, tcheu ir lá terminar meu mapinha, e bobeou, na sexta feira estarei no centro da cidade fazendo uma visita guiada pelas maravilhas consumistas de Eindhoven ( ha ha ha ).

4 comentários:

Paty Nunes disse...

Olá Adriana,
Passei por isso na semana passada… Os negócios da empresa que meu marido trabalha com empresas brasileiras aumentaram muito. A empresa onde eu trabalhava comprava somente quando o cliente exigia a marca holandesa, mas agora pretendem trocar de fornecedor e enviaram 3 pessoas para um treinamento aqui em Eindhoven. Assim fui convidada para auxiliar nos treinamentos e ajudar a ciceronear os brasileiros… Até que foi legal! Além de ganhar uma “graninha”, jantamos fora a semana toda (não fui para cozinha um único dia!!!) e fizemos passeios na faixa (Den Bosch e Amsterdam)! Agora, no que se refere a compras foi exatamente do jeitinho que você descreveu… Que loucura! Perfumes??? Por que tantos ??? Roupas de marcas famossa… Que loucura!!! Quanto aos souvenirs, depois dar uma espiadinha no VVV, ajudei a economizar e os levei na Xenos do centro. Um dos engenheiros queria levar “pelo menos uma lembrancinha” para cada colega de departamento, tias e primos… Ele encheu a cestinha de moinhos e todas aquelas “coisinhas”… Comprou até um avental com motivo holandes para pendurar na área da churrasqueira! Divertido (he,he,he) foi ver a cara do meu marido (que detesta compras em lugares lotados!!!), na sexta-feira a noite, caminhando com a brasileirada naquela “muvuca”! Para ele, koopavond é para pagar os pecados… Boa sorte!!!

Jaboticaba Preta disse...

"A única coisa que eu mudaria no meu orçamento é que se eu achasse uma empregada de confiança, eu pagaria por uma limpeza BOUA semanal, fora isso, tenho tudo o que eu preciso e quero. "

compartilho infinitamente do mesmo desejo de consumo!

Eliecy disse...

E so ir em Foz, e ai vai no Paraguai e na Argentina!!!!!!!!! Tem tudim la, e so ter dinheiro (rsss).

Eliecy

Marcia disse...

Boa dica, a Xenos tem muita lembrancinha holandesa legal.
Pastilhas de chocolate Droste é tudodebom também, e baratésimas. Sabe que nunca comi Godiva? Se esse povo viesse para Berlim, iria se acabar de verdade, porque aqui tem um comércio ótimo. Fala pro povo provar stroopwafel, brasileiro costuma gostar ( é doce). Chanel de 1 litro??? Se isso existir, só em Paris, eu acho...