quinta-feira, maio 3

Pra quê facilitar se dá pra complicar?

Se há uma coisa que eu admiro, é a capacidade dos americanos de inventar coisas práticas. Do ponto de vista empresarial, eu entendo que tudo dá lucro nos EUA, visto a renda per capita mesmo em época de crise, o tamanho da população e a cultura consumista deles. O empresário investe, mas o retorno desse investimento é certo e rápido, modelo que não se aplica a outros países menores, com menor capacidade de consumo e o pior: menor DESEJO de consumo. É o caso da Holanda, não só o povo não tem o hábito de comprar, eles tem essa cultura calvinista que tudo que é prático é ruim, é coisa de preguiçoso. Deixa eu dar uns exemplos que eu estava discutindo ontem com meus colegas de trabalho.

Eu estou seguindo a dieta low carbs da South Beach. Claro que quero perder peso, mas a motivação de ficar na dieta é que não tenho mais crises de dumping, que são comuns em gastroplastizados. O ponto fraco dessa dieta é que você mora na cozinha, tudo depende de você cozinhar. Tente imaginar o seu dia-a-dia sem pães, sem snacks rápidos. O café da manhã acaba sendo ovos todos os dias. O almoço tem que ser picado, tem que ser armazenado, tem que ser trazido pro trabalha em “marmitinhas”. Isso acaba matando sua dieta, o dia que você está atrasada acaba não trazendo a salada e no almoço cai nos sanduíches ( lembrem-se que aqui na Holanda só se come pão no almoço, nada de restaurante por quilo ). Nos EUA existem várias linhas de produtos low carbs, aqui na Holanda só chegam os da Atkins, e mesmo assim alguns. Nos EUA tem wraps low carbs da South Beach, já imaginaram, de manhã poder fazer uma wrap no café da manhã? E tem refeições prontas, e marinadas pras carnes, é tudo tão prático! Quando fiz Vigilantes, aqui do lado na Belgica tem as refeicões congeladas dos Vigilantes, a maioria bem saborosinha, mas aqui necas! Meus colegas dizem, mas ah – que custa você grelhar um franguinho e lavar umas folhas de alface? Mas gente, todos os dias a mesma coisa, isso pro gordo é um martírio. E o gordo fica procurando desculpas pra furar a dieta, não ter nada pronto na geladeira é desculpa numero um, mas se tem lá o negócio só pra tacar no microondas, não tem desculpa!

Caso numero dois. O Plato só faz cocô em banheirinho completamente limpo, ou seja, se eu limpo antes de sair de casa e o irmão, ou ele mesmo, usam o banheirinho, quando ele precisar fazer cocô, faz no chão. Já instalei 3 banheirinhos um do lado do outro, já mudei de areia, nada ajuda. Googando vi que meio mundo tem esse problema com gatos frescos, e nos EUA resolve-se o problema com o banheirinho auto-limpante. É uma engenhoca que tem um sensor que 10 minutos depois do gato usar o banheirinho automaticamente passa um rastelo embutido e empura o xixi ou cocô aglomerado pela areia pra dentro de um recipiente fechado. De dias em dias você limpa esse recipiente. Meus colegas acharam o fim da preguicite aguda a tal engenhoca, mas digam aí, quem gosta de limpar cocô de gato? Mas a vantagem pra mim seria que o banheirinho estaria eternamente limpinho, resolvendo o meu problema. Se pode facilitar, porque não? Mas não só vendem nos EUA e limitadamente no UK.

A esposa do Old Fart se deu de presente aqueles robôs aspiradores de pó. Acontece que eles tem 2 cachorros e a casa vivia cheia de pêlos, e ele veio aqui contando que a maquineta realmente funciona, que a casa está agora perpétuamente sem pêlos, eles nem vêem o negócio funcionando. Digam aí, não vale a pena, sua casa sempre sem um pózinho no chão? ( só quem tem gato ou cachorro peludo é que sabem ). Mas vocês precisam ver o que tiraram o sarro do cara… todo mundo acha um enorme disperdício. É caro, eu sei, mas assim que eu conseguir convencer o marido… terei um também!

Eu estou obcecada pra colocar grama artificial em casa. Aqui tem umas que eu juro que você não diz que é artificial, eles colocam até uma areia especial no fundo pra dar mais realismo ao negócio. Agora vejam a praticidade: você não precisa gastar hóóóóras cortando a grama, nem aerando o solo, nem catando as malditas ervas-daninhas. Sem falar também que todo ano é um tal de comprar cal, a cada 3 meses fertilizante, e sementinhas, e produtozinho pra matar o musgo, é a maior grana! E água no verão? Todos os dias ligar aquele negócio de aguar o jardim, pelo menos 20 minutos, água é super caro na Holanda! Ah, mas foi só eu mencionar aqui e virei piada, a brasileira que veio pra Holanda pra ver flor de plástico ( flores não, mas grama, porque não??? ). Mas Adriana, que trabalho é ir lá jogar umas sementinhas, dar uma podadinha, não é trabalho nenhum, é hobby! Hobby os carambas, quero ver neguinho se queimar todos naquela erva que queima e vir me dizer que adora o “hobby”. Quebrar as costas catando erva-daninha no chão… Afeeee…

Em casa, estamos aos poucos adicionando praticidades à nossa vidinha. Temos já 3 aspiradores de pó, um em cada andar. O aspirador vertical sem fio foi tão bem aceito que estamos pensando em comprar pelo menos mais um, assim que sair na promoção. Já somos usuários do combo lava roupas / secadora, além de não precisar pendurar roupa no varal, tem um módulo secar a vapor que deixa as roupas de malha e jeans prontas pro guarda-roupa. Meu ferro quebrou em outubro do ano passado e ainda não comprei outro. Vamos agora trocar nossa lavadora e secadora por modelos de 8 kg ( a nossa é de 5 kg ) que dará exatamente para as roupas de uma semana, e de quebra tem um sistema de vapor melhorado que promete “alisar” outros tipos de roupa também.

O sonho dourado de voltar a ter uma empregada parece que vai ficar só mesmo no mundo dos sonhos, então eu TENHO que facilitar a minha vida. E pensar que lá em São Paulo, inconformadas com a escassez de empregadas domésticas, a classe média já está importando empregada do Paraguai. Achei ótima a idéia, você tem ajuda em casa, ajuda essas moças a sustentarem suas famílias pobres, e de quebra cria seus filhos bilingues J.

Bom, tcheu ir cuidar da vida que neguinho pra vir fazer meu trabalho, ou maquininha, isso eu ainda não achei.

8 comentários:

Joaninha Bacana disse...

Eu também adoro os aspiradores verticais - mais levinhos e dá para levar fácil de um lugar para outro. Um que eu estou esperando reviews para ver se funciona bem é o Aquatrio da Philips:
http://www.p4c.philips.com/cgi-bin/dcbint/cpindex.pl?ctn=FC7070/01&slg=en&scy=GB
Também quero o banheiro auto-limpante para os gatos!!!! Por sorte os nossos só fazem dentro do banheirinho (desde que chegaram lá em casa, nunca fizeram em outro lugar). A única coisa é que depois que eles usam o banheirinho voa pedrinha branca para tudo que é lado!!!
Beijocas, Angie

Kenia disse...

hehe ainda bem né, se não estaria desempregada!

Bjo bjo

Unknown disse...

E aqui no Paraguay nós estamos ficando sem empregadas. ja ja.

Wilma disse...

Dri, quando puder coloca aqui algum link desse banheirinho autolimpante, fiquei curiosa...e pelo nem me fale, acabei de usar fica adesiva pra retirar uns pelos que não saem por nada do piso, afinal são 5 pets. Mas essa praticidade dos americanos é o melhor de tudo!! Sou fã.

Anônimo disse...

Oi Dri!

Sobre o caso número dois: seus problemas acabaram! :-)

- Litter Robot: http://www.gemakinhuis.nl/product/litter-robot-kattenbak

- Smart Scoop: http://www.catshop.org/product_info.php?products_id=977

E como ele funciona: http://www.youtube.com/watch?v=hudZpX5bN_M

Dá uma olhada neste fórum, na 6a postagem (spammerhamster) >> http://www.dekattensite.nl/phpBB2/viewtopic.php?f=35&t=16893

Bom final de semana!
Tootz
_

Anônimo disse...

P.s. a Catsan é uma boa areia. A embalagem de 10kg custa por volta de € 5,- no AH.

magui disse...

engraçado eles terem essa postura pq sao sempre super mimados e nao querem fazer muito esforço pra nada. lembro de um dos seus tópicos falando da mulher do colega, que recusava todo tipo de emprego por N motivos (aquela que teve idéia de fazer cupcakes). outra coisa que reparo é que eles nao correm atrás de soluçoes quando aparece um problema que nao sabem resolver. só falam ''nao sei''. enquanto nós, brasileiros pensamos ''como dou um jeito nisso?'' mesmo na gambiarra a gente resolve haha

Unknown disse...

A vantagem da grama artificial é não ter que aparar e estar sempre verdinha, mas as ervas danadinhas dão um jeito de crescer nos buraquinhos da tela da grama, se você tiver areia por baixo da grama.
Já chegou olhar na DA? Achei bastante coisa low carb lá, eles tem bastante variedade, principalmente Atkins.
E eu discordo de você, acho que os holandeses são bem práticos sim, o que eles não gostam é de gastar dinheiro, essa é a diferença. E tecnologia e praticidade custa, então...