terça-feira, dezembro 2

Skipping Christmas

Teoria Adrianal de Logística Holandesa: a incompetência logística desse povo é incomparável. Ou não?

Holandeses comemoram o Sinter Klas, dia 5 de Dezembro, como nós comemoramos o Natal. O país está ( como todos os anos ) em polvorosa comprando presentes. Perguntas que não querem calar e que provam como o povo daqui é logisticamente anta:

- Letras de Chocolate: todos os anos sobram M, R, e T; sempre faltam F, B e A. Quando é que alguma empresa um pouco mais esperta vai contratar um estagiário estrangeiro pra fazer a estatística anual e bolar um programinha que produz as letras na proporção correta? Hein?

- Roupas: as araras estão lotadas de 34, 36 e 38 que ninguém quer, não se acha nada nos tamanhos maiores, e um 46 é milagre de Nossa Senhora. Quando é que vão contratar um estagiário estrangeiro pra bolar um programinha que produza roupas nos tamanhos proporcionais à demanda? Hein?

- Sapatos: me irrita o sistema dos vendedores brasileiros, que se você pede a sapatinha da ivete preta 39 e não tem, chegam com 20 caixas de produtos semelhantes, de outra cor, de outro número, de outro modelo, de outra marca. Mas aqui, você pede o tênis preto de vírgula fúcsia da Nike tamanho 43, o carinha vai láááááá no estoque e volta de mãos vazias: não tem. Aí você pergunta: não tem algo parecido? Ele responde: claro que tem! E te aponta a parede enorme com 348 modelos diferentes e 235 clientes se estapeando em frente aos displays. Quando é que vão contratar um estagiário estrangeiro pra treinar esse povo e ensinar a velha técnica do "empurra o que tem?". Hein?

- Presentinhos básicos: quando a grana e criatividade tá curta, Zé Mané vai no Boticário, pede uma caixa lindinha vazia e "enche" com os produtos que gosta e pode pagar. Aqui eles fazem umas caixas "pre-montadas" com um monte de bombom de alixe. Aí Hans Maneh quer uma caixa com gel de banho, hidratante corporal e brilho labial, mas só tem com gel, shampoo, hidratante. Aí Hans Maneh quer adicionar o condicionador mas não cabe. Quando é que vão contratar um estagiário estrangeiro para apresentar o conceito para as "Kruidvat" da vida? Hein?

- Pacoteeenhos: muito mais prático levar os presentes já embaladinhos pra casa. No Brasil, lojista esperto já faz mil embalagens pré-prontas, sacos de papel, caixas, ou então colocam um serviço de empacotamento tabajara lááááá no fundo da loja. Aqui, porque somos todos cornos, é o caixa que embala! E aí você quer só pagar seu remédio para hemorróidas e ir pra casa, mas tem aquela fila enoooooorme de tias-véias esperando cada um dos pacotinhos de bala de € 1.99 serem embalados. Quando é que vão contratar um estagiário brasileiro para fazer planejamento de embalagens eficientes nessa terra? Hein?

Isso sem falar em assuntos não logísticos que também irritam essa que vos fala. Quem foi que disse que TODA embalagem de presente tem que ter aquele Papai Noel falsificado e esquálido, cheio de negrinhos trabalhando pra ele ( olha a mensagem politicamente incorreta aí )? Pô, pelo menos uma embalagenzinha neutra pros não-praticantes, all right? Você precisa ir, nessa época, às compras com seus 8 filhos, 3 carrinhos ( ões ) Bugaboos Intergaláticos, o cachorro na coleira, e sua Maxi-bolsa LV falsificada? A creonça não tem pai, tio, vizinho, e em último caso, Dormonid pra ficar em casa e não encher o saco dos demais? Minha mãe NUNCA me levou fazer compras de Natal, eu SEMPRE ficava em casa com a minha avó, so WTF? Você tem que falar no celular, óquei, o marido ficou em casa pra cuidar da creonça ( muito bem! ) e tem que te dar a aprovação pro presente mais caro do Zézinho, mas precisa berrar tão alto ao celular?

Passar pela loucura pré-natalina duas vezes ao ano ninguém merece. Uma antes do 5 de Dezembro aqui na Holanda, outra antes do 25 de Dezembro no Brasil. Só comendo muito Chocottone pra aguentar mesmo...

11 comentários:

Mines disse...

Dri,
Posts como esses me fazem ver que vale a pena vir aqui. Sei que não é sempre que a gente está inspirada, mas quando VC está, sai de baixo...
Adorei!
bjus e boa viagem...aproveite a terrinha!
(qdo vc vai mesmo?!)

Lolla disse...

TIVE que rir.
hahahaha, DORMONID é o futuro.

Cido disse...

KKKKKK... Hans Maneh... KKKKKK:D

Marcia-Rotterdam disse...

kkkk, pois é isso mesmo! Se servir de consolo, na Inglaterra é pior ainda, já que lá loja nenhuma embrulha para presente e as poucas que o fazem cobram à parte! Isso mesmo! Mas lá as embalagens de Natal são muito lindas, nada como país onde Papai Noel não tem concorrência!
Eu li em algum lugar que as letras M são as mais vendidas, então acho que fazem a mais. Porque A e F faltam, não sei, muita gente aqui têm nomes começando com essas letras.
Quanto às roupas, a explicação é um pouco mais sinistra, mas li também que algumas lojas não gostam de estocar muitos tamanhos maiores para não prejudicar a imagem. Ou seja, apesar de ter demanda ( e muita) eles preferem ter nas araras mais tamanhos menores. Então é simbora pra C&A, que sempre tem roupas grandes, fazer o quê.
E eu ODEIOOOO Zwarte Piet!

pacamanca disse...

Eu ainda estou tentando entender o que é um bombom de alixe.

Marcia-Rotterdam disse...

É o mesmo que picolé de chuchu, Letícia...
Mas eu AMO pizza de aliche!

Luiza disse...

hahahaha Adorei o post!
Ri "mooooitooo"!

Ana disse...

dri, manda de natal pra mim esses papéis do père noel holandês com os black ajudantes, eu só soube dessa outro dia qdo a Marcia deu a dica no blog :-)

Aqui tinha que dar dormonid pra um povo que leva creonça de colo pro MUSEU, e não é uma criança, andam com 3 crianças de 0 a 2 anos, e não satisfeitos com os gritos berram tambem no celular...

Beijocas.

Jaboticaba Preta disse...

kkkkkkkk legal esse post, ri muito :D

Uma coisa que eu descobri aqui na Holanda é que existem certas marcas de jeans que o número 34, 36 e 38 equivalem respectivamente ao 44, 46,48!

. disse...

Então. Ruas e lojas em período natalino são pra mim também sucursais do inferno. Suspiro de alívio ao chegar em casa, ao entrar na minha rua e não ver multidão, não ouvir pagode nem locutor de loja nem gritos nem nada.
Mas só tenho que discordar com relação ao zeguinte: eu sou uma que leva criança pra loja lotada. Detesto (alguém gosta?). Mas infelizmente meu filho só tem avó a 200km pra tomar conta, somos sozinhos na cidade. Eu faço absolutamente tudo com meu filho, vou a correio, loja, biblioteca, banco, supermercado. É o cão chupando manga, é desconfortável demais da conta pra mim, porque ele tá no colo e quer ir pro chão, não dá pra ficar no chão, aí ele fica nelvosinho e de vez em quando chora com gosto, reclama. Mas infelizmente não tenho opção, como muita gente por aí.
Hoje fomos ao centro resolver uns assuntinhos. Então eu acabo me lembrando do motivo pelo qual encomendei pela internet tudo o que pude ano passado...
Beijão e boas férias brasileiras!

bibi move disse...

aha, tá muito bom esse post!!