segunda-feira, dezembro 1

Os macaquinhos

"Numa floresta africana apareceu um caçador procurando macaquinhos, e ofereceu para os nativos de uma pequena tribo 5 dólares por cada macaquinho que eles trouxessem.

A tribo toda saiu catando os macaquinhos e logo o caçador tinha uma enorme jaula com 50 macaquinhos e a tribo tinha 250 dolares para trocar pelo que quer que fosse.

Um mês depois, volta o caçador, dessa vez pagando 10 dólares por macaco, e a tribo novamente se coloca em polvorosa para catar macaquinhos. E lá se vai o caçador embora com mais 50 macacos, deixando 500 doletas na tribo.

E a operação se repete até que os macaquinhos estajam praticamente sumidos, e seu preço tenha atingido a casa dos 50 doletas por macaco. Uma loucura. E aí vocês sabem, falta de macaco na praça, os que aparecem atingem logo o preço de 100 doletas. Isso mesmo, o caçador agora paga 100 doletas por macaco, 100% de inflação macacal. E ocupado que é, o caçador deixa o auxiliar dele para negociar a próxima safra.

O auxiliar, espertíssimo, logo propõe para o chefe da tribo: vendo os macacos pra você por 75 doletas, você vende do volta pro caçador por 100, assim você embolsa 25 sem esforço, e eu outros 25. Negocião da China. O cacique mais que rápido aceita.

Macacos comprados pela tribo, jaula pra tudo que é lado, barulho insuportável, nem um dólar nas bolsas e empréstimo contraído com a tribo do lado, o cacique espera ansiosamente pelo auxiliar no dia seguinte. O auxiliar nunca mais é visto."

Então, é isso que estamos vivendo. Pra mim, o auxiliar e o caçador são os ricaços ár@bes, que já estão se preparando para cair de boca nas empresas que estão pedindo arrocho. E diziam que o Mandarin vai ser a língua desse século, escrevam aí: vai ser o ár@be. O povo aqui diz que eu tenho mania de conspirações malucas, mas não tenho não, só me pergunto, que nem a Gal Costa: onde está o dinheiro, o gato comeu, o gato comeu, e ninguém viu!

Minha empresa acaba de anunciar que fecha a produção não por duas, mas por 4 semanas diretas. Já imaginaram? Uma empresa desse porte 1 mês inteiro sem produzir.

Enquanto isso, no Brasil, o povo diz que a crise ainda não chegou tão feia. Não sei se não chegou mesmo ou se brasileiro tá tão acostumado com crise que nem nota que essa tem tudo pra ser a crise do século. E como tudo tem seu lado bom ( menos o LP do Frans Bauer e do Guilherme Arantes ), eurecas na casa dos 3 contos. Nem sei mais se isso é bom ou mau.

Senhor nos ilumine.

4 comentários:

Marcia-Rotterdam disse...

No Brasil o governo tá dizendo pro povo que o país não será tão afetado pela crise...como não, cara pálida, se a economia é tão globalizada hoje em dia? Quando uma empresa como a Corus reduz a jornada de trabalho do pessoal, é muito preocupante, já que se não prdu aço é porquê não há demanda, ou seja, nada está sendo produzido!
E mesmo os holandeses não parecem ter caído na real ainda. Estão começando agora. Esse ano de 2009 será bicudíssimo. Agradeça sempre o fato de ter vendido sua casa este ano. E espero sinceramente que seu emprego seja poupado.
Mas não sei se é esse povo do turbante que vai cair de urubu não, ainda acho que será os chineses, pois podem vender e produzir barato, e aí coitados de nós!

Bruna disse...

Estive no Brasil em outubro e com quem conversei percebi que eles nao acham que a crise nao vai atingir o pais nao, eles tem CERTEZA IMACULADA E ABSOLUTA que o Brasil esta totalmente fora da crise. E na epoca, Lula confirmando a ilusao. Nao quero ser negativa, e num pais como o Brasil onde o desemprego ainda e' muito grande, eu espero sinceramente que a crise passe "levemente". Mas se as maiores economias estao entrando em recessao, eu acho que o pessoal esta sonhando muito alto, e isso pode ter um resultado violento no bolso do brasileiro.

Trabalho na Franca para uma empresa Francesa/Alema, e ontem o CEO anunciou que nao fara cortes ate 2013. Mas e' claro, se a crise nao ficar muito feia como em 1930.

analuciagabrich disse...

Oi Adriana, ca estou novamente dando palpites......
Na multinacional, onde o meu marido trabalha, centenas de funcionários ja foram demitidos...e é lógico que na economia globalizada todos os setores e empresas são afetados....mas o Lula ele nunca vê nada e tb não sabe de nada. Com isto sim, ja estamos acostumados!
Um grande abraço mineiro!!!

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,