segunda-feira, dezembro 1

Os macaquinhos

"Numa floresta africana apareceu um caçador procurando macaquinhos, e ofereceu para os nativos de uma pequena tribo 5 dólares por cada macaquinho que eles trouxessem.

A tribo toda saiu catando os macaquinhos e logo o caçador tinha uma enorme jaula com 50 macaquinhos e a tribo tinha 250 dolares para trocar pelo que quer que fosse.

Um mês depois, volta o caçador, dessa vez pagando 10 dólares por macaco, e a tribo novamente se coloca em polvorosa para catar macaquinhos. E lá se vai o caçador embora com mais 50 macacos, deixando 500 doletas na tribo.

E a operação se repete até que os macaquinhos estajam praticamente sumidos, e seu preço tenha atingido a casa dos 50 doletas por macaco. Uma loucura. E aí vocês sabem, falta de macaco na praça, os que aparecem atingem logo o preço de 100 doletas. Isso mesmo, o caçador agora paga 100 doletas por macaco, 100% de inflação macacal. E ocupado que é, o caçador deixa o auxiliar dele para negociar a próxima safra.

O auxiliar, espertíssimo, logo propõe para o chefe da tribo: vendo os macacos pra você por 75 doletas, você vende do volta pro caçador por 100, assim você embolsa 25 sem esforço, e eu outros 25. Negocião da China. O cacique mais que rápido aceita.

Macacos comprados pela tribo, jaula pra tudo que é lado, barulho insuportável, nem um dólar nas bolsas e empréstimo contraído com a tribo do lado, o cacique espera ansiosamente pelo auxiliar no dia seguinte. O auxiliar nunca mais é visto."

Então, é isso que estamos vivendo. Pra mim, o auxiliar e o caçador são os ricaços ár@bes, que já estão se preparando para cair de boca nas empresas que estão pedindo arrocho. E diziam que o Mandarin vai ser a língua desse século, escrevam aí: vai ser o ár@be. O povo aqui diz que eu tenho mania de conspirações malucas, mas não tenho não, só me pergunto, que nem a Gal Costa: onde está o dinheiro, o gato comeu, o gato comeu, e ninguém viu!

Minha empresa acaba de anunciar que fecha a produção não por duas, mas por 4 semanas diretas. Já imaginaram? Uma empresa desse porte 1 mês inteiro sem produzir.

Enquanto isso, no Brasil, o povo diz que a crise ainda não chegou tão feia. Não sei se não chegou mesmo ou se brasileiro tá tão acostumado com crise que nem nota que essa tem tudo pra ser a crise do século. E como tudo tem seu lado bom ( menos o LP do Frans Bauer e do Guilherme Arantes ), eurecas na casa dos 3 contos. Nem sei mais se isso é bom ou mau.

Senhor nos ilumine.

3 comentários:

Marcia-Rotterdam disse...

No Brasil o governo tá dizendo pro povo que o país não será tão afetado pela crise...como não, cara pálida, se a economia é tão globalizada hoje em dia? Quando uma empresa como a Corus reduz a jornada de trabalho do pessoal, é muito preocupante, já que se não prdu aço é porquê não há demanda, ou seja, nada está sendo produzido!
E mesmo os holandeses não parecem ter caído na real ainda. Estão começando agora. Esse ano de 2009 será bicudíssimo. Agradeça sempre o fato de ter vendido sua casa este ano. E espero sinceramente que seu emprego seja poupado.
Mas não sei se é esse povo do turbante que vai cair de urubu não, ainda acho que será os chineses, pois podem vender e produzir barato, e aí coitados de nós!

Unknown disse...

Estive no Brasil em outubro e com quem conversei percebi que eles nao acham que a crise nao vai atingir o pais nao, eles tem CERTEZA IMACULADA E ABSOLUTA que o Brasil esta totalmente fora da crise. E na epoca, Lula confirmando a ilusao. Nao quero ser negativa, e num pais como o Brasil onde o desemprego ainda e' muito grande, eu espero sinceramente que a crise passe "levemente". Mas se as maiores economias estao entrando em recessao, eu acho que o pessoal esta sonhando muito alto, e isso pode ter um resultado violento no bolso do brasileiro.

Trabalho na Franca para uma empresa Francesa/Alema, e ontem o CEO anunciou que nao fara cortes ate 2013. Mas e' claro, se a crise nao ficar muito feia como em 1930.

Unknown disse...

Oi Adriana, ca estou novamente dando palpites......
Na multinacional, onde o meu marido trabalha, centenas de funcionários ja foram demitidos...e é lógico que na economia globalizada todos os setores e empresas são afetados....mas o Lula ele nunca vê nada e tb não sabe de nada. Com isto sim, ja estamos acostumados!
Um grande abraço mineiro!!!