quinta-feira, abril 2

Décimo primeiro mandamento: não comprarás aos domingos

Quando eu digo que essa terra é lugar de gente estranha vocês não acreditam em mim...

Como vocês podem ler aí do lado, eu moro em Eindhoven, no sul da Holanda. Dizem que essa é a parte católica do país, mas em 6 anos eu não conheci uma pessoa religiosa, os colegas de trabalho do meu marido, meu marido, meus colegas de trabalho passados e presentes, todos se dizem ateus.

Eis que o supermercado AH de Heeze, uma cidade a uns 25 km daqui consegue uma permissão para abrir aos domingos, o povo todo em polvorosa, saiu até no jornal.

Na maior parte da Holanda, supermercados não abrem aos domingos, só mesmo no koopzondag, o domingo de compras. Há uma lei que permite que alguns supermercados abram em cidades turísticas, mas o resto não pode abrir. Esse supermercado de Heeze consegui uma licença para abrir aos domingos das 16 às 20 horas ( !!! ) e seria cômico, se não fosse trágico, ver a reação do povo.

A primeira opinião no jornal é de um padre, que claro, esconjurou a medida. Domingo deve ser dedicado à família e à prece, no recolhimento do santo lar. Ele só esqueceu de comentar que TODOS os botecos da cidade tem permissão pra abrir, e que saindo da missa, TODO mundo vai pro terrasje tomar vinho e cerveja. E fumar, feito uns condenados.

O jornal online abre espaço para comentários, e eu fiquei chocada ao ver que a grande maioria não entende o porquê de alguém querer fazer compras aos domingos. Teve uma santa alma que escreveu que desde o dia que ele começou a trabalhar não pode mais fazer as compras em paz. Isso porque no fim da tarde, os supermercados estão cheios com o povo que como ele trabalha. Aos sábados, o supermercado é pior que um purgatório, o tanto de dona de casa com a filharada e carrinhos de bebê intergalático é estarrecedor. Esse leitor ainda sugere que se o mercado não pode abrir aos domingos, que se crie um horário, tipo entre 17 e 19 horas, em que seja proibida a entrada de menores de 10 anos e maiores de 65, porque crianças e velhinhos ficam atravancando os corredores e atrapalhando a vida de quem não tem opção, a não ser comprar sua jantinha após o horário de trabalho.

Eu li esse artigo durante o almoço e eu ria tanto que meus colegas vieram ver o que eu estava lendo. O colega Fofow, lendo o artigo, disse que se tirassem os potes de apelmousse e wittebonen in tomatensap das prateleiras nesse horário, pelo menos a veiarada sumiria. Foi só gargalhada.

Eu nem sei o que dizer. Não passa na cabeça desse povo como é bom ter a opção, mesmo que você use pouco, mas saber que o mercado tá ali aberto praquele ovo do bolo que você esqueceu de comprar, ou praquele pacote de fraldas que acabou antes do tempo. Não passa na cabeça deles que pode ter um estudante que gostaria de trabalhar umas horinhas aos domingos pra ganhar uns troquinhos, ou um imigrante desempregado, pra eles, trabalhar aos domingos é impensável e se obrigatório, trabalho insalubre.

Ai ai ai... só me resta ficar aqui rezando pra "novidade" chegar logo à Eindhoven.

10 comentários:

Anônimo disse...

Dri, também acho que supermercado aberto aos domingos é uma mão na roda. Sempre tentei fazer minhas compras às sextas depois do trabalho. O AH sempre estava cheio mas dava prá andar sem bater em ninguém. Mas se eu tinha algum compromisso eu deixava prá comprar no sábado depois das 17:00 ou ia em Zundert pois lá fica tudo aberto aos domingos. Fazr compras aos sábados durante o dia é querer se aborrecer. Eu mesma já levei xingo de velhinha porque encostei no carrinho dela. Agora me diga, porque idosos fazem compras no sábado sendo que eles tem todo o tempo do mundo prá fazer durante a semana? E como você disse, tem sempre alguém que precisa de alguma coisa, tem tanta gente precisando de emprego... se bares podem abrir porque o supermercado não?

isabela disse...

Oi Dri, sempre leio teu blog mas a muitos meses nao posto nada. Aqui na Austria tb o supermercado tb nao abre aos domingos, o shopping a dois ou tres anos tem um horario comercial mais prolongado , todas as quintas fica ate as 21:00, assim como o supermercado que fica neste shopping. O interessante é que eu ADORO ir as quintas a noite depois do trabalho comprar, ver vitrine e tal... mas vou te dizer o shopping fica super vazio, acho que os austriacos nao se acostumaram que podem ir comprar ate 21:00 na quinta feira. Agora queria te fazer uma pergunta ai na Holanda tem imposto a ser pago pelos catolicos? Eu sou catolica ( no BRasil) aqui decidi dizer q nao sou catolica por que logo mandaram uma fatura para eu pagar o tal imposto da igreja, ai eu conversei com eles e disse que nao entendia pq desse imposto. Eles falaram que se eu nao estava de acordo em pagar teria de "sair " da igreja , foi oque eu fiz. Aqui muitos austriacos dizem que sao ateus e nao querem saber de igreja por conta do imposto obrigatorio para os catolicos e protestantes. Bom fim de semana para vc e muito SOL!!!

Marcita disse...

Aqui em Lisboa temos o Pingo Doce, que é um mercado relativamente pequeno, mas muito bom e que abre todos os dias, das 9:30 às 20:30h, mesmo domingos e feriados. Uma maravilha. Já os supermercados grandes, que eles chamam de grande superfície, abrem aos domingos das 9 às 13h. Esses ficam, geralmente, em shoppings. Quando tenho que comprar areia dos gatos e água, prefiro ir ao grandão, de carro, mas aí a manhã de domingo é um stress porque temos que acordar logo para conseguirmos fazer as compras. Por isso prefiro agora não me stressar e ir comprando no mercado pequeno, afinal, nem há tanta diferença de preço assim.
Mas aqui se tem discutido muito se abrem ou não aos domingos o dia todo. Vamos ver.

Unknown disse...

Pode continuar rezando aí que o progresso vai chegar! Veja só: quando em cheguei em Hamburgo em 2006 os supermercados só abriam até as 20h. Agora algumas lojas de duas redes (Rewe e Lidl) estao abrindo até as 22h :))

Pra mim foi ótimo pq uma dessas lojas fica exatamente na estacao que eu chego da escola e pego o onibus pra casa.

Eliana disse...

Aqui na roça da Holanda, Deventer, a partir deste ano, teremos koopzondag todo mês e os supermercados abertos todos os domingos. Achei ótima esta resolução, já era tempo da modernidade chegar por aqui. e, pasme, supermercados lotados aos domingos!!! O povo se diverte com qualquer coisa.

Sheila disse...

Oba, oba, vou torcer pra que a novidade chegue em Weesp. Se bem que as chances são míííínimas...

Mr.Jones disse...

imagino sua siuação aí. Imagine escrever em holandes o nome daquele bichinho "Joaninha" lieveheersbeestje.
Mas compensa nas tulipas e nos redemoinhos.
abraços

Marcia disse...

Salve Rotterdam, onde temos AH, Jumbo e C1000 abertos aos domingos - só alguns deles, mas tá bom para quebrar o galho. E estão sempre lotados, e sem velhinhos! Estes eu os encontro no AH perto de casa no sábado de manhã, batendo papo e atravancando os corredores. E se alguém viesse com a idéia "maluca" de supermercados 24 horas, como no Brasil, Inglaterra e outros países? Quer apostar que haveria público para eles, ao menos em Amsterdam? Eu nunca vou entender porquê, num país tão cehio de ateus como a Holanda, a Igreja metetanto o bedelho nessas questões, afinal o governo é laico, até onde eu sei.

Unknown disse...

Lógico, diz isso por que não é tu que vai trabalhar no domingo

Unknown disse...

Lógico, diz isso pois não é tu que vai estar lá domingo feito idiota em pé trabalhando, repondo, passando os produtos. Todo mundo em casa com a família se divertindo e tu lá. Isso mostra o quanto o brasileiro é desorganizado.
E já existem cidades aqui que já foi proibido como BH.