quarta-feira, dezembro 2

Brasileiro só se torra!

Sempre que vou ao Brasil levo toneladas de protetor solar e ao fazer as malas pra voltar, deixo todos os tubos meio cheios lá, e minha família adora, afinal meu irmão mora no interior de SP, onde o sol é inclemente, eles tem piscina, usam litros de protetor. Os meus, sempre compro Garnier porque gosto do cheiro, e pro Bart, normalmente Nivea.

Lá no Brasil, sempre comentaram que o Nivea que eu deixo é muito melhor que o Nivea nacional, e eu sempre achei que fosse bobeira, deslumbre brasileiro com um produto europeu, mas ontem li uma matéria no Estadão que me deixou pê da vida.

Testaram um monte de marcas nacionais de protetores e a maioria não passou no teste. Ou não tinham o fator que prometiam, ou perdiam metade da proteção depois de 30 minutos, ou embora se dissessem à prova d'água, depois de 30 minutos na água não protegiam mais.

Aliás, devia ser proibido anunciar que o produto é à prova d'água ou até mesmo "resistente à á'gua", porque o consumidor lê aquilo e acha que pode passar no filho e esquecer. Eu sei que nas letrinhas miúdas eles mandam reaplicar após banhos prolongados, mas se é à prova d'água, fica uma informação desencontrada.

Mas o que me deixou pê da vida mesmo, é que no final da matéria, diziam que os produtos internacionais equivalentes ( Nivea, Loreal ) foram testados e se sairam muito melhores, e terminam dizendo: essas empresas conhecem a boa fórmula, só escolhem não utilizá-la no mercado nacional.

Putz grilo, e não podemos nem dizer que o produto nacional é suuuuper barato, porque protetor solar no Brasil é meio artigo de luxo. Tipo a prima que tinha dinheiro ou pra ir ao Hopi Hari ou comprar o protetor, então ela foi ao parque e se torrou.

Por aqui, um tubo de Nivea fator 50 de 300 ml custa 16 euros, só que eu sempre espero a liquidação de final de verão pra estocar, e sempre compro 2 por 1. Estamos levando pras 3 semanas de férias 4 tubos de 50 pro Bart, e pra mim meio 30, um 20 e um 15. Tudo comprado na promoção.

Por causa do preço, eu sempre levo pro Brasil meu protetor, e a verdade é que o Bart Super Omo Radiante nunca se torrou, nunca nem ficou vermelhinho.

Mas que pôxa, no Brasil somos mesmo cidadãos de segunda classe.

Aliás, ouvi que aqui na Europa as indústrias de cosméticos compram uma máquina pra virar um furinho do spray pra frente, e que a mesma marca no Brasil não investe na tal maquinha. E é verdade, reparem bem! No Brasil a gente vive acertando o buraco do spray, ou acabamos sprayzando pro lado errado.

Tá na hora da gente ser mais exigente aí no Brasil. Produtos melhores, informações mais completas nos rótulos, embalagens mais convenientes. Somos "emergentes", povo, aqui na empresa já vieram me perguntar se eu não fico tentada a voltar ao Brasil com o boom da economia.

E é claro que eu não quero, esse negócio de ficar virando o buraquinho do spray do desodorante não é pra mim ;o)

9 comentários:

vcdarcie disse...

Eu sempre soube que o protetor daqui é mil vezes melhor (e mais barato) que o do brasil. O de la é bem liquido e queima, e o daqui (proteção 15 daqui é igual a proteção 50 d0 brasil) é super consistente e não queima de jeito nenhum, alem de durar bem mais e potes bem maiores. Minha mae sempre quer que eu leve...
Um produto que sempre levo é o cafe soluvel, TODO mundo que toma adora. A amiga da minha mae ligou pra nescafe pra perguntar o porquê o nescafe de la não é igual ao daqui e eles responderam q se fizessem desse jeito teriam que cobrar mais cara e ninguem compraria, pode?
beijos

pacamanca disse...

O que eu sei é que praticamente tudo no Brasil é pior. Conheço mães que reclamaram de alergia dos filhos aos wipes brasileiros, que tem perfume demais. As fraldas são de qualidade pior. O chocolate tem muito mais açúcar e menos cacau. E por aí vai. As únicas coisas que compro no Brasil são Havaianas, roupas na Sacada, sapatos quando são ultrahipermegaconfortáveis e lindos, e as comidas que aqui não encontro. O resto, levo TUDO, de shampoo a absorvente.

Anônimo disse...

Há alguns meses saiu na Veja uma reportagem sobre isso. Os protetores daqui são mais aguados pois os brasileiros preferem mais aguados (pois fica menos gorduroso). Na entrevista fala sobre tudo, até mesmo do sabonete líquido que os brasileiros não usam muito por ser mais caro.E sabão em pó aqui tem que ter bastante espuma pois isso para os brasileiros é sinal de limpeza e por aí vai... se der procura no arquivo da Veja essa reportagem. É bem interessante. Eu sempre comprei protetor aí na Action ou na Zeeman... sai por uns 4 euros cada mesmo o de fator alto.

Anita disse...

Dri, interessante seu post. Eu detesto me torrar, mas tambem nao gosto do protetor solar. Conclusao: fujo do sol que nem a filha do Dracula. So vamos pro Brasil mesmo quando e' julho e la o sol nao esta no auge. Passo um protetor leve nos meus filhos que sao da cor de iogurte. Agora, eu acho que o consumidor brasileiro nao e' muito exigente nao. Gostam de achocolatados (muito acucar) ao inves de cacau em po, pate tem que ser diluido na maionese, pizza leva mostarda e ketchup, nao gostam muito de pao escuro (no maximo ele 'e marrom claro no Brasil). Minha gente, o cafe no Brasil e' muito ruinzinho... O melhor grao e' todo exportado.

maria disse...

vcs tem razão; aqui todo produto industrializado é de pior qualidade,parece q não há controle e o consumidor é mto pouco exigente, obviamente q por ser pobre(no geral). tb tudo mto caro, quando morei nos US ficava encantada c os preços e qualidade e qdo fui a Europa até cremes baratinhos de supermercados são melhores q os q compro aqui.haja visto o café(q c exceção de alguns lugares co o Paraná) não é bom e c o clima e terras daqui teria q ser. emergente(bem engatinhando)!

maria disse...

mais um comentário: hoje fui ao supermarket -noitinha- estava um calor de 30 e não tem ar condicionado!!! e é grande, tem umas 4 lojas na cidade e eu moro no interior de são paulo-região de campinas numa cidade c mais de 200.000 hbs,c 2 campus de universidade oficial,etc. o holandes q falou aquilo - da missa não sabe a metade-!

Adriana disse...

Só notei isso quando da última vez que eu fui comprei a mesma marca da máscara para cabelos que eu usava da Dove aqui, lá parecia um creme pegajoso e ralo. O Daqui, super grosso, precisava só um pouco pra dar o resultado. Demorava coisa de umas 5 semanas. Lá em duas comprei dois potes!

Marcia disse...

Vou procurar essa reportagem. Não levei protetor desta vez e comprei da Neutrogena aqui, marca que eu amo e NÂO é vendida na Holanda!!! Espero que eu não me torre com ele. Comprei o condicionador Pantene que uso na Holanda aqui e este é igual ao europeu. O que eu vejo aqui de qualidade bem ruim são as roupas, caras e com acabamento ruim na maioria das vezes, sem variedade de tamanho etc.

Marcia disse...

Olhei o rótulo do Neutrogena e ele é americano. Então tá tudo OK :-)