terça-feira, dezembro 1

Des-serviço ao cliente

O serviço ao cliente aqui na Holanda deveria chamar DES-serviço ao cliente, pois além de raramente ter alguém inteligente na linha, o serviço é cobrado. Sim, colega, se você quiser ligar pra perguntar, reclamar, esclarecer, cada segundo na linha telefônica é cobrado. Acho isso um absurdo que deveria ser proibido por lei.

Quando eu comprei o pacote turístico para essas férias, comprei na agência Arke aqui de Eindhoven ( sou cliente antiga e fiel ), mas a operadora é a Neckermann da Bélgica. E pra completar a bagunça, o vôo é da Jetair Belga, que é do grupo TUI, que também é dona da Arke. Mas então…

Quando comprei o pacote, me disseram que eu não podia reservar assentos "comfort class" porque eles estavam reservados para clientes de outra agência ( a Jetair, que não trabalha com o hotel onde eu queria ficar ), logo eu teria que voar nos assentos standard. O vôo era tão mais barato, que aceitamos, e economizamos assim quase 2 mil euros no total.

Eis que nessa semana recebo os vouchers e resolvo ver se há a possibilidade de pré-booking dos assentos. Aparentemente há, mas eu não consigo fazer o login com o meu número de reserva. Ligo pro des-serviço ao consumidor, pagando além da taxa do celular, 45 centavos adicionais por minuto. Aí começa a palhaçada do auto-atendimento em 3 línguas ( holandês, francês e inglês ), aperto o deux e caio na operadora. Ela me responde que os assentos são distribuidos sem critérios pelo programa de computador, e que eu tinha que sentar no assento que me foi atribuido automaticamente, e praticamente desligou na minha cara. Fiquei puta da vida, isso não existe, ainda mais numa empresa belga, que dizem ser mais "sofisticada" que a irmã holandesa.

Revoltada, com bile fluindo pelo queixo liguei novamente, pronta para soltar os cachorros. Mais alguns minutos a 45 cents, e um outro rapaz me atende, me responde que eu posso sim escolher os assentos durante o check-in, mas que realmente os clientes da Jetair tiveram prioridade, que eu teria que me contentar com os assentos que sobraram. Me disse ainda pra ligar para a Operadora, a Neckermann, porque ele ouviu ( super precisa a informação ) que a Neckermann ía começar com um sistema de reservas.

Liguei pra Neckermann, lá o des-serviço custava apenas 30 cents por minuto. Lá me disseram que pelo website deles eu podia reservar assentos. Loguei, agradecida pelas parcas aulas de holandês, porque o site não tem opção de mudar pro inglês, e facinho facinho fiz a reserva de assentos, pagando apenas 3 euros por assento por esse serviço. Com isso ganhei uma hora a mais de soninho na manhã do embarque.

Agora vejam, foram tantas ligações do celular ( meu telefone de casa tá tchutchado ) pra Bélgica, pagando o des-serviço adicionalmente, e esses cents que eles cobram nem são usados pra contratar funcionários competentes e treiná-los bem. Se eu pagasse os tais cents, mas pelo menos o serviço fosse bom e correto, eu nem reclamaria, mas é essa mixórdia!!!

Pelo que eu me lembre, no Brasil o SAC é sempre gratuito, ainda é assim? E a qualidade do atendimento, é razoável?

Depois não querem que a gente fale que isso aqui parece mais o interior do Congo ( Zaire era tão mais sonoro! ).

3 comentários:

Fernanda disse...

Vc precise ver que maravilha que é o SAC das empresas de energia e gás!!
Mesmo quando vc liga pra lá e fala “olha, eu quero contratar o serviço de vcs”, se prepara para passar diaS de muita raiva!
Saudades do Procon!

Adriano disse...

O SAC aqui, pelo menos está em processo crescente de priorizar o respeito ao cliente, inclusive sob o aspecto legal. Além de ser gratuíto na maioria dos casos...

Fiquei horrorizado com a sua descrição desse serviço "de primeiro mundo". Está da hora da turma aqui dos países emergentes, que só vêm o europeu e tudo o que vem daí como superior e exemplo a ser seguido, rever os conceitos, rsrsrs.

Abraços!
Adriano
http://nanoberger.blogspot.com

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,