terça-feira, dezembro 1

Des-serviço ao cliente

O serviço ao cliente aqui na Holanda deveria chamar DES-serviço ao cliente, pois além de raramente ter alguém inteligente na linha, o serviço é cobrado. Sim, colega, se você quiser ligar pra perguntar, reclamar, esclarecer, cada segundo na linha telefônica é cobrado. Acho isso um absurdo que deveria ser proibido por lei.

Quando eu comprei o pacote turístico para essas férias, comprei na agência Arke aqui de Eindhoven ( sou cliente antiga e fiel ), mas a operadora é a Neckermann da Bélgica. E pra completar a bagunça, o vôo é da Jetair Belga, que é do grupo TUI, que também é dona da Arke. Mas então…

Quando comprei o pacote, me disseram que eu não podia reservar assentos "comfort class" porque eles estavam reservados para clientes de outra agência ( a Jetair, que não trabalha com o hotel onde eu queria ficar ), logo eu teria que voar nos assentos standard. O vôo era tão mais barato, que aceitamos, e economizamos assim quase 2 mil euros no total.

Eis que nessa semana recebo os vouchers e resolvo ver se há a possibilidade de pré-booking dos assentos. Aparentemente há, mas eu não consigo fazer o login com o meu número de reserva. Ligo pro des-serviço ao consumidor, pagando além da taxa do celular, 45 centavos adicionais por minuto. Aí começa a palhaçada do auto-atendimento em 3 línguas ( holandês, francês e inglês ), aperto o deux e caio na operadora. Ela me responde que os assentos são distribuidos sem critérios pelo programa de computador, e que eu tinha que sentar no assento que me foi atribuido automaticamente, e praticamente desligou na minha cara. Fiquei puta da vida, isso não existe, ainda mais numa empresa belga, que dizem ser mais "sofisticada" que a irmã holandesa.

Revoltada, com bile fluindo pelo queixo liguei novamente, pronta para soltar os cachorros. Mais alguns minutos a 45 cents, e um outro rapaz me atende, me responde que eu posso sim escolher os assentos durante o check-in, mas que realmente os clientes da Jetair tiveram prioridade, que eu teria que me contentar com os assentos que sobraram. Me disse ainda pra ligar para a Operadora, a Neckermann, porque ele ouviu ( super precisa a informação ) que a Neckermann ía começar com um sistema de reservas.

Liguei pra Neckermann, lá o des-serviço custava apenas 30 cents por minuto. Lá me disseram que pelo website deles eu podia reservar assentos. Loguei, agradecida pelas parcas aulas de holandês, porque o site não tem opção de mudar pro inglês, e facinho facinho fiz a reserva de assentos, pagando apenas 3 euros por assento por esse serviço. Com isso ganhei uma hora a mais de soninho na manhã do embarque.

Agora vejam, foram tantas ligações do celular ( meu telefone de casa tá tchutchado ) pra Bélgica, pagando o des-serviço adicionalmente, e esses cents que eles cobram nem são usados pra contratar funcionários competentes e treiná-los bem. Se eu pagasse os tais cents, mas pelo menos o serviço fosse bom e correto, eu nem reclamaria, mas é essa mixórdia!!!

Pelo que eu me lembre, no Brasil o SAC é sempre gratuito, ainda é assim? E a qualidade do atendimento, é razoável?

Depois não querem que a gente fale que isso aqui parece mais o interior do Congo ( Zaire era tão mais sonoro! ).

2 comentários:

Fernanda disse...

Vc precise ver que maravilha que é o SAC das empresas de energia e gás!!
Mesmo quando vc liga pra lá e fala “olha, eu quero contratar o serviço de vcs”, se prepara para passar diaS de muita raiva!
Saudades do Procon!

Adriano Berger disse...

O SAC aqui, pelo menos está em processo crescente de priorizar o respeito ao cliente, inclusive sob o aspecto legal. Além de ser gratuíto na maioria dos casos...

Fiquei horrorizado com a sua descrição desse serviço "de primeiro mundo". Está da hora da turma aqui dos países emergentes, que só vêm o europeu e tudo o que vem daí como superior e exemplo a ser seguido, rever os conceitos, rsrsrs.

Abraços!
Adriano
http://nanoberger.blogspot.com