segunda-feira, novembro 30

Casamento aqui no interior do Congo

Eu tive experiência de dois casamentos aqui na Holanda. Gostei de ambos. O sistema aqui é ultra diferente do Brasil.

No primeiro, eu não era tão íntima da noiva, fui convidada para a festinha "final". O parceiro foi também convidado, tinha bebidinhas e um buffet com umas comidinhas, havia uma pista de dança, mesinhas, foi legal.

No segundo, eu era mais íntima da noiva, fomos convidados para o dia inteiro. Achei que fosse ser cansativo, mas foi super tranquilo e muito legal. Começamos pelo casamento "civil", depois teve um lanchinho, fomos para a Igreja, teve o religioso com missa. Fomos para o lugar da festa, fomos recebidos com champagne e bolo. Passamos para a sala do jantar, comemos "a francês" e estava tudo delicioso. Começou então a festa "pra todo mundo", e os demais amigos dos noivos começaram a chegar. Rolou ainda mais bebidas e um buffet delicioso com muitos queijos, nozes, lá pelas tantas assaltamos o buffet de novo.

O primeiro "tipo", te poupa de passar horas vendo casamento religioso e muitas vezes o civil junto ( convenhamos que nem todo mundo gosta de casamento religioso ), e você vai direto pra festa. No Brasil pega super mal perder o religioso e ir direto pra festa, o povo logo diz que o fulano só tava interessado nos "comes e bebes" ( coidipobre falar comes e bebes ).

O segundo, é ótimo porque você passa o dia todo celebrando ( lembre-se que nesse caso é alguém da sua família ou um amigo íntimo ), e os noivos passam o dia todo com a família e os amigos mais chegados, dá tempo de dar atenção pra todo mundo. Pros pais especialmente, é um dia muito mais legal que no Brasil, já que eles curtem o dia inteirinho com os filhos.

Mas vejam que nos dois casos a noiva era brasileira, e eu tenho certeza que rolou uma certa preocupação em agradar a todos, e de certa forma de fazer tudo um pouquinho mais parecido com o sistema no Brasil.

Hoje eu recebi o convite da colega de trabalho holandês que começou aqui há alguns meses. Trabalhamos bastante juntas num projeto, eu gosto muito dela, mas não pude deixar de achar estranho o convite. Veio um scan do convitinho impresso, a primeira estranheza: é numa terça-feira. Daí, no e-mail que acompanha o convitinho, a frase: esperamos você sem o seu parceiro para celebrar conosco. E daí o fim da picada: drinks serão servidos ( não tem comida nenhuma! ). Ou seja, você sai do trabalho numa terça-feira, vai pra casa se arrumar, come uma pizza congelada, vai pra festinha tomar uns drinks, e pede pro seu parceiro ir te buscar ( senão você não pode beber ). Ah, e pra arrematar: dica de presente - envelopinho ( $$$$ ).

Aí ela comentando comigo quando fomos tomar um café: eu queria muito fazer o casamento nesse lugar ( é um lugar ultra chique em Eindhoven ), mas pra acomodar a família toda nesse lugar tão chique, não sobrou dinheiro para a comida dos convidados e nem os corsages ( umas flores que os convidados íntimos colocam na lapela ). Ah, o mais importante é que nossa família goste, os outros convidados são secundários ( !!!! - eu sou "os outros convidados" ).

Bizarro ou não?

9 comentários:

Fernanda disse...

Eu nunca fui num casamento assim mas eu sei que aqui na Bélgica há uma grande preocupação em conseguir fazer a festa em local X ou Y que são super famosos e trendy.
E tb é comum que não sobre muito dinheiro para a festa em si então muitas pessoas fazem cerimônias onde elas servem só frutinhas que vc passa na fonte de chocolate, ou essas coisas sem pé nem cabeça.
Ahhh, aqui é comum vc ser convidado para festas sem o parceiro, mas nunca em casamentos (casamentos eles podem barrar criança ... que eu acho extremamente ideal em muitos casos!!!! Nada pior do que um bando de crianças correndo na pista de dança ou entre as mesas enquanto os pais fingem que nem sabem que aqueles são seus filhos).
bjs

Joaninha Bacana disse...

Mega bizarro... Se nao tem orcamento, entao nao convida. Achei de muito mau tom convidar só você (sem seu marido), só para drinques, e ainda por cima dizer qual é o presente desejado! Eu já fui em casamentos na Espanha, na Bélgica e na Alemanha, e é a primeira vez que vejo um convite assim. Mas, vai saber, de repente é um outro estilo que eu desconheco.
Beijos, Angie

Joaninha Bacana disse...

A propósito, seu marido é holandês, nao? Ele achou normal o convite? De repente é uma questao cultural que a gente desconhece :-)
Beijos, e boa semana!
Angie

maria disse...

Muito bizarro mmo!!! não convidar crianças acho até certo mas não convidar marido é de mau tom mmo. e q errado fazer festa em local famoso e chic se não tem como servir jantar ou um bom cocktail; parece q é só p ostentar . q coisa mais estranha! e sem oferecer nada ainda pedir envelope c dinheiro. wow! agora as festas q levam o dia todo devem ser mto interessantes pois dá tempo de conversar c todos e fica um dia mto alegre e marcante. mas p isso precisa orçamento,claro!

Jaboticaba Preta disse...

E bota bizarro nisso :O

vcdarcie disse...

Tb achei bizarro...
Não dá prá inventar alguma história pra não ir? E se fazer de desentendida com o presente?
Beijos

Sheila disse...

Só estava faltando eles cobrarem os drinks , para esculachar de vez.

Achei muito feio não convidar o parceiro, pão durice ao extremo!!!!!!!!!!

Já fui em casamento de brasileira com holandês, desses que leva o dia todo. Muito agradável e gostoso. Mas em casamento de dois holandêses nunca fomos, então essa é mais uma historinha para eu contar para os parentes do Brasil, hehehehehe.

Beijinhos e boa viagem!!!

Unknown disse...

Aqui em casa ja aconteceu de um colega convidar meu marido e deixar claro que parceiros nao estavam incluidos. Achei muita indelicadeza e isso espantou ate nossos amigos holandeses. Acabou q muita gente nao foi por conta disso. Acho muito melhor restringir os convites do que convidar " meio casal".

Marcia disse...

Eu não ia e pronto, isso tá me soando como um belo programa de índio. E espero que mais gente boicote, assim eles deixam de ser sem-noção!