terça-feira, novembro 17

BRLLL...


Enquanto eu faço a contagem regressiva pras férias no Caribe, a moçada que trabalha comigo está em polvorosa: semana que vem abre oficialmente a temporada de ski na Áustria.

Segundo meus colegas de trabalho, "the place to be" é Ischgl, fronteira da Áustria com a Suíça, eles dizem que é a Ibiza do ski. Bom, eu fico quieta, porque acho Ibiza uma tosqueira só, pelo menos aqui no verão tem canais de transmissão direta das festas de praia e noturnas, e tem muita gente tosca em Ibiza. Aqui na Holanda mesmo, vende-se muito pacote de ônibus ( e ferry ), pra meninada ir se aboletar naqueles apartamentos meia-boca, e "aproveitar" o verão. Putz, tô escrevendo e na cabeça rola a musiquinha do Locomia, lembram?

Então, voltando à Ischgl. A temporada sempre é aberta e encerrada com um show de um artista famoso, esse ano será aberta pela Kate Perry, que eu aliás gosto.

Acho que é só imigrante mesmo que foge do frio ( e nem todos ), a holandesada o espera ansiosamente, curtem o inverno de verdade, e os mais chegados sempre me aconselham: Adriáááána, embrace it. Blé.

Holandês sempre vai pra estação de esqui de carro, e normalmente prum chalé ( a versão "invernal" do appartamenten do verão ). Eles não alugam o equipamento, eles tem mesmo esquis e skiboards, e juram que compram as roupas, luvas, óculos, touquinha e etc em casas de esporte, mas por baixo dos panos deve rolar muito Aldi, porque nessa época o Aldi tá cheio de venda especial de roupa de ski. Sei que o povo vai me achar esnobe, mas sou friorenta, e a simples idéia de deixar meu aquecimento nas mãos duma roupa do Aldi me é horripilante. Normalmente vão em grupos ( quando solteiros ) ou com a família toda ( quando casados ). Criancinha aqui esquia, e dizem que criança normalmente esquia bem. Pra eles, esquiar são as férias "caras", afinal de contas, além de ter que pagar os tais skipass ( passe pra poder usar as pistas ), normalmente se esquia em países como Suíça, Áustria, França, que não são conhecidos pelos preços mais camaradas da Europa. Não sei muita coisa de esquiar, mas sei que o brega do brega é ir no tal Val Torens, que sinceramente, me parece bem prático e good enough. Você pode agora comprar umas férias all inclusive pra esse Val Torens, o pacote inclui transporte, estadia, skipass, aluguel de equipamento e refeições.

Até penso em um dia tentar aprender esquiar, deve ser legal descer os slopes na maior libertade, vento nos cabelos, mas e o frio? E O FRIIIIIIO? E a grana pra investir em roupa, bota, luvas, equipamento? Já perguntei E O FRIOOOO? Então, é frio.

Tem também uns pacotes "aventura" na Noruega, normalmente de uma semana, beeeem lá no norte, 3 dias você acorda, pega um snowmobile e vai visitar a região com o grupo ( tem fazenda de renas ( !!! ), fábrica de velas, floresta ) e um ou dois dias você vai naqueles trenós puxados por cachorros ( eu tenho dó ) visitar onde procriam e treinam os cachorros, e outros passeios pela região. Me parece interessante, só que já avisam que é escuro o tempo todo e a temperatura média é -20C. Já imaginaram, Adriana aos -20C? Nem a pau Juvenal.

Sabem, acho que quem tem filhos acaba se adaptando melhor e mais rápido aqui sim, afinal você tem que ensinar a criança os costumes daqui, e acaba entrando na dança. Acho que se eu tivesse filhos eu ía levá-los esquiar que nem os amiguinhos, porque senão eles seriam eternamente os estranhos da classe, que só vão pra praia.

É que nem a história do Sinter Klaas. Eu particularmente acho uma besteira sem tamanho, mas o velhinho chegou de barco sábado. Em todas as cidades, diga-se de passagem. Eu, que não tenho filhos, digo que JAMAIS tiraria meu filho de casa no frio e garoa que estava no sábado, pra ir na beira de um canal ( é mais frio ainda ), com um boné de penachos, em plena epidemia de gripe suína, esperar um velho bispo ( eu não sou nem católica ) chegar montado num cavalo branco dentro dum barco, cheio de pretinhos em volta ( o bispo é branco e os serviçais pretos, mó preconceito ). Mas se eu tivesse um filho, ía acabar pensando que ele seria a única criança da classe a não ver o Sinter Klas chegando, que ía crescer traumatizado, e no fim iria de mau humor pra beira do canal mas levaria a creonça, e no fim, me adaptaria mais.

Putz, comecei na estação de esqui e terminei no Sinter Klaas ( aliás, me parece o Papai Noel desnutrido ). Sem falar que em metade do post escrevo ski e na outra esqui.

Foi mal aê, povo!


10 comentários:

Cris disse...

Talvez você tenha razão... talvez nós com filhos nos adaptemos melhor e mais rápido.. talvez.
Em Brielle o Sinterklaas chegou no domingo que não estava tão ruim quanto sábado e nem chuviscando estava. Vimos a chegada do barco, deixamos o Tom dar a mão a ele logo depois que ele fez um pequeno discurso ao microfone e depois fomos embora... felizes pelo contato que nosso filho fez com o velhinho, sem medo nenhum. Talvez se não o apresentássemos logo cedo à essa parte cultura, ele já mais crescidinho pudesse ficar horrorizado ao dar de cara com as figuras tanto do próprio Sinterklaas quanto dos seus ajudantes pretinhos.
Mas eu não sei bem... sempre fui 'fã' do papai noel no Brasil, mesmo quando não era mais criança e quando ainda não era mãe. Talvez aqui, mesmo ainda não sendo mãe, eu também gostaria logo de cara do tal Sinterklaas. (P.S.: Não sou católica também)
Eu simplesmente que algumas pessoas são mais "abertas" à adaptação do que outras.

Cris disse...

Corrigindo a última frase: Eu simplesmente 'acho' que algumas pessoas são mais "abertas" à adaptação do que outras.

Eliana disse...

Pois é...eu tb não tenho filhos e fico pensando que se tivesse...meu...ir lá pra beira do rio neste p frio...sair da minha cama ai ai ai...será que eu o faria? rs Eu sinceramente não vejo graça em esquiar...talvez porque nem possa mais fazê-lo. Sei lá...acho que simplesmente é uma questão de gosto mesmo. Eu também não sou de ir no embalo. Acampei uma vez para não me chamarem de estraga-prazeres. Enfim...cada macaco no seu galho e pronto!

Kate Le Fay disse...

Fui para Ibiza no verão de 98 e AMEI. Adoraria ir de novo, será que não é mais tão bom?

Ma disse...

Realmente filho faz a gente fazer coisas que em sã consciência eu nunca faria. Ontem mesmo um frio de rachar levei a criança pra uma Laterneumzug só pra "participar da comunidade", e voltamos as duas com o nariz fungando. Aguentei meia hora de cantoria e flautas desafinadas pra depois sair andando com um lampião de papel na rua. Só mãe mesmo.

Marcia-Rotterdam disse...

Eu já tentei esquiar. Digo tentei, porque foi um fiasco total! E olha que fiz aula particular, mas eu sou muito descoordenada e esse tipo de esporte não rola comigo. Fora que morro de medo de altura, é so de olhar aquela montanha íngreme me dava arrepios.
Mas de resto, valeu muito a pena a experiência! Acho que você deveria tentar ao menos uma vez. E quanto ao frio, vou te dizer uma coisa, a sensação térmica de -20 e -2 é parecida viu? O frio lá é bem seco e não tem vento, ou seja, bem mais agradável do que na Holanda!
Quanto às roupas, o segredo é se cobrir bem por baixo. As calças térmicas que comprei na Áustria eu tenho até hoje ( masi de 10 anos). A qualidade é bem melhor, apesar de mais caras. E é de criança que se inicia nesssas coisas, é bem masi fácil para elas. Nós brasileiros não estamos acostumados, mas as criancinhas não ligam não! O mesmo vale pro Sinterklaas. Mas não gosto dele!!!
Pô,voltei agora da Alemanha, lá eles têm Natal mesmo, aqui temos que aguentar essa coisa até dia 6...

Fernanda disse...

Sério que aí o povo acha Val Torens brega????
O povo daqui não acha Val Torens o top do top, mas ele com certeza está alto nas listinhas de preferência (e, se vc for ficar em um chalé bem localizado em Val Torens, é bem caro).
Talvez tenha alguma diferença entre preferências do povo que esquia e do povo que faz snowboard (eu só conheço pessoas que fazem snowboard … marido incluso).
O pessoal que quer gastar menos aqui sempre escolhe Áustria por ser mais em conta que a França.

Quando voltarmos do Brasil em março, SE ainda tiver neve o suficiente nas montanhas, nós devemos levar a Rafa pra esquiar (ela vai começar com esqui). Depois eu te conto se criança esquia bem mesmo ;o)
E sobre o Sinterklaas ... sei não se vc ia enfrentar frio e garoa. Eu não enfrento *rs (aqui na Bélgica sempre rola um dia com o Sinterklaas nas escolas católicas e isso me salva!!!)

Bjs
Fe

Sheila disse...

Ai, Dri, eu tenho filhos, maaaas...esquiar, nem pensar! Adoro mar e praia tb.

E Sinterklaas...fui no primeiro ano que cheguei na Holanda ( 1993!!!!). Na época meus filhos tinham 6 e 7 aninhos. Foi a primeira e última vez que fui receber o velhinho. Depois disso tive meu caçulinha , hoje com 14 anos, e esse nunca foi levado para receber o Sinterklaas. E pra te falar a verdade, não cresceu complexado e nem liga muito para isso.

Eles conhecem a mãe que tem. E acham até divertido ser um pouco diferente da grande maioria.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu tenho filho. Ainda não levei para esquiar, mas assim que tiver uns aninhos vou levar para fazer aula sim. Adoro esquiar e quero que ele seja melhor que a mãe, então, não pode começar depois de adulto, como eu.

Comprei roupas em lojas de esportes de outlets na Inglaterra, sempre fora da estação. Não é preço de supermercado, mas dá para compar calças ótimas por 30 libras na boa.

Lance de preço de ski: lugares ótimos para ski e baratos são Itália e Andorra. Já fui esquiar umas 5 vezes e lá em Andorra foi minha primeira vez. Além do que, dá para pernoitar em Barcelona.

Começar é uma droga, que nem comida japonesa. Mas depois de 3 dias já é vício total.

Sou super friorenta, mas não estando nevando e com roupas boas é tranquilo.