segunda-feira, novembro 23

A Amazônia


Gringo adora vir falar que a gente tá destruindo a amazônia. Tô de saco cheio.

Em 2007 um pesquisador holandês foi condenado no Amazonas por biopirataria e desvio de dinheiro público. Eu não pesquisei muito sobre o assunto, mas no Brasil dizem que ele descobriu 5 espécies novas de macacos e estava vendendo DNA desses macacos pelo seu website, o que é considerado biopirataria. Ele ainda foi pego transportando macacos e orquídeas sem autorização. Pegou 18 meses de cadeia.

Só que aqui na Holanda, esse sujeito arrumou uma equipe de TV pra fazer um programa onde ele dá uma de coitadinho. Ele diz que só queria ajudar a salvar a amazônia, que nós estamos destruindo, e que "mandava" ( a troco de muitos euros ) o DNA pro exterior pra salvar a espécie da extinção (???).

Aí vem a holandesada me cutucar com o assunto. Pontequepartiu! Primeiro que o que tem de gringo safado no Brasil não tá no gibi. O vizinho holandês do meu irmão é uma enciclopédia ambulante em como encontrar falcatruas quase legais para sonegar imposto. Segundo que neguinho não sabe do que fala e vem encher o saco.

Esse povo não tem idéia da terra de ninguém que é a Amazônia. Da mata fechada, da dificuldade em se locomover. Eles vem com essa maldita história de que a Amazônia é o pulmão do mundo, que a gente tá queimando tudo pra fazer pasto. E eu sei que é tudo uma bandalheira só lá praqueles lados, mas porque é que ao invés de criticar eles não doam aviões e gente pra ajudar a patrulhar? Ah, claro que eles querem ajudar SE tiverem direito a dar uma extraidinha básica em plantas medicinais, madeira, e sabe-se lá o que mais. E daí mané, exploração por exploração, brasileiros e gringos são iguais.

Mas ó, bem aqui pra nós, tá na hora do governo dar uma investida lá pro lado de cima, hein? Como pode deixar queimar a mata nativa pra fazer pasto? Que os gringos não me ouçam, mas pô, o Brasil não é mais assim tão pobre que não dê pra colocar uns teco-tecos a mais e uns guardas florestais pra ajeitar aquela zona, né? Se bem que tem toda a politicagem ao redor. Fiquei pasma com o seriado Amazônia, pelo jeito nada mudou muito nos últimos 100 anos.

Bom, tcheu voltar pro trabalho. Ventou que nem furacão a noite toda e hoje tá o dia mais feio que eu já vi, tô contando os minutos pra ir embora pra minha casinha quentinha debaixo do meu cobertorzinho lindo com o meu ereaderzinho tchutchuco.


0 comentários: