quinta-feira, novembro 26

É de pobre mas eu amo: holerite!

Eu AMO meu atual emprego. AMO.

E é só porque eu AMO meu atual emprego que eu consigo, quando necessário, ficar semanas trabalhando até ultra-tarde, aguentar fornecedor insuportável, ter pique pra ir pra casa cansada e não descontar no marido. Na maioria dos dias eu vou pra casa cansadésima mas muito feliz. Volto pra casa dirigindo minha moteeenha no frio e cantando "Bem que se quiz" a plenos pulmões. Eu sei que isso pode mudar a qualquer momento, mas por enquanto, bate na madeira três vezes, estou no céu do proletariado.

Tenho alguns colegas descontentes com a empresa, e vários procurando outro emprego. Tem um em particular que está tão desmotivado que várias vezes por dia, enquanto a maioria de nós se descabela, entra na internet pra pesquisar preço de skis ou pneu pra neve. E é esse, o mais desmotivado, o único que não está procurando outro emprego. E isso eu não entendo.

Ele diz que não pode "arriscar" porque ele e namorada estão comprando uma casa juntos, não podem passar sem o salário dele, e o que acontece se ele for mandado embora depois dos 30 dias de experiência, não pode voltar pro emprego antigo e não sabe quando vai achar outro…e eu entendo, mas sinceramente, é como querer fazer omelete sem quebrar os ovos!

Eu vejo a situação do colega e é como uma bola de neve: ele não está motivado, o desempenho dele acaba não sendo dos melhores, ele acaba não pegando os projetos legais, aí ele vê todo mundo fazendo apresentações pro diretorzão e só ele não, e fica mais desmotivado ainda… E sabem, no Brasil, pelo menos enquanto eu morava lá, a gente vivia com o fantasma do desemprego rodeando, então todo mundo se agarrava de unhas e dentes nos empregos que tinham, e engolíamos sapos gigantescos, mas aqui na Holanda é BEEEEEM diferente. Pelo menos em épocas normais, quem não está feliz vai procurar sua felicidade noutra empresa. Aliás, é muito forte aqui o conceito de que seu trabalho tem também que te dar prazer, a gringaiada tá sempre me repetindo isso.

Pelo menos comigo, na empresa anterior, a Bosch, apesar do nome famoso e do bom salário, eu estava ultra infeliz. Gente, eu vivia doente! Agora, fora esse gripão que todo mundo teve no outono, eu nunca tive nada, nunca precisei ligar pra dizer que preciso ficar em casa! Que diferença!

Colegas, se não tá legal no trabalho, rumbora fazer os planos pra dar uma botina nos fundilhos do chefe. Se até eu, depois de dois anos procurando achei um emprego, qualquer um consegue. Só não dá pra ficar em casa choramingando as crueldades da empresa/chefe atual e não se esfalfar de mandar CV's. Ninguém vai bater na porta da gente e dizer: Miguxa, sei que você tá infeliz no trabalho e vim aqui te oferecer o emprego dos seus sonhos.

E quanto ao medo de arriscar, até eu que sou bunda-mole arrisquei. E olha, cê vai dizer que eu tinha o marido que ganha bem pra ajudar, mas se você olhar o valor da minha prestaçãozinha da casa ( hipoteca ) vai cair dura. Ía ser pagar a casa e comer carne moída ( eu ODEIO carne moída ) e ovo até eu achar outro emprego. Ou então eu ía trabalhar no Albert Heijn, que tá sempre contratando.

E você, ama ou odeia seu emprego? Aliás, quem aqui tem algum emprego exótico? Semana passada eu conheci um caminhoneiro que trabalhou 3 anos fazendo aqueles fretes de inverno no Alaska, tem até programa no discovery channel sobre isso, já imaginaram que legal? 

4 comentários:

Cris disse...

Eu estou igual ao seu colega.. quero sair mas ainda não considero o momento certo pois tenho que fechar uma renovação de hipoteca que está para acontecer nos próximos meses... fora isso, gostaria de completar os meus cinco anos na empresa e não está muito longe de acontecer... por isso vou ficando. A situação não é de todo ruim portanto não estou levando a sério ainda a opção de procurar outra coisa... acho que estou meio acomodada também mas não estou tão a fim de mudar a situação por enquanto. Quando eu sentir prá valer que tá na hora de puxar o carro mesmo, eu dou início à minha caça...

Alice disse...

Meu emprego é exótico: eu trato gente que assassina Batman que pula do nada na frente de carros em alta velocidade...
Eu gosto muito desse meu emprego atual, e estou muito gripada e nem fui trabalhar hj!

Silvia disse...

Todos dizem/acham q eu tenho um super emprego! Cheio de status etc... q dificilmente uma "estrangeira" tem um PRIMEIRO emprego aqui na Holanda assim, etc.No comeco achava um grande desafio. Depois de 2 anos penso cada vez mais q nao é p mim. As vezes sinto uma certa indiferenca da minha gerente. Ela faz piadinhas se eu falo algo errado ou com sotaque latino, ou pergunta se eu vou continuar gastando meu salario em roupas. ( ???). Levo na brincadeira, nao me deixo atingir, mas nao gosto de humor negro.Nao me sinto feliz aqui. Acho q colegas desempenham um grande papel no seu trabalho. Mas vc sabe, bom salario, contrato fixo... Decisao dificil em epoca de crise. Procurar, to procurando. Procurando e cruzando os dedos!!!! Gostaria de sentir o mesmo prazer q sentia no meu antigo emprego no Brasil.
Feliz de vc Dri. Mas vc merece. Acompanhei toda sua luta atraves do seu blog. Groetjes,
Silvia, alkmaar

Anita disse...

Oi, acabei de conhecer seu emprego atraves da recomendacao de uma lietora fiel. Olha, meu emprego era um mal necessario. Um escritorio imbecil, mas me permitia trabalhar tres ou quatro vezes por semana (troquei de contrato algumas vezes) e assim pude estudar holandes, espanhol tirar carteira de motorista, viajar muito (weekendjes weg) e tambem organizar o pessoal (tenho dois fihos). Mas felizmente esse karma acabou, a empresa esta de mudanca para a Romenia. Depois de 10 anos ralando naquela dimensao paralela e me sentindo a pior dos ectoplasmas agora estou estudando para o NT2II e a partir de fevereiro espero ter um job decente. Que me de alegria sim ! Ja engoli sapoes enormes durante 10anos. E isso: muitos trabalhos de escritorio aqui na Holanda sao um mal necessario. Para mim porem, todavia, contudo, entretanto: NUNCA MAIS ! Prefiro virar Hare Krishna !!