segunda-feira, setembro 12

Who wants to live forever?

Hoje levei os gatos pro check up e vacinação anual.

Fui toda feliz, Tyty está gordinho, peludinho, serelepe, até já dá umas bordoadas no Plato quando provocado, ao invés de fugir como fazia antes ( ele com 6 kg e o Plato com quase 9 kg ). Eu não estava preparada pra mais um sopapo emocional.

Tyty está ganhando peso, se recuperando, está já com mais de 7 quilos, mas hoje o veterinário diagnosticou um "heart murmur", não sei como traduzir. Por enquanto é fase 1 ( vai até a 6 ) e só temos que ficar de olho para ver se a condição progride ( gato cansado, sem fôlego ), segundo o veterinário uma prognose otimista é de uns 8 anos de vida com boas condições e depois declínio de atividades. Muito provavelmente meu Tyty não morrerá de causas naturais e em algum momento nós teremos que "colocá-lo pra dormir". Muito provavelmente a causa é o remédio dos rins, pode-se fazer mil exames para saber melhor como está o coração, mas é bem cansativo pro paciente e além do procedimento, eu teria que levá-lo para Utrecht, numa faculdade que tem lá e que tem ressonância pra gatos. Estou aqui me debatendo, levo ou não? De que vai adiantar, não há outro medicamento, ele já toma o indicado para as fases 1, 2 e 3 ( Fortecort ).

Quando ele estava ultra doente, tínhamos que levá-lo ao vet todos os dias pra aplicação de soro subcutâneo. Nos 3 primeiros dias, ele estava tão mal que não conseguia segurar o xixi, e aí ele ficava inconsolável até chegar no vet, miando sem parar, e só parava quando a assistente o limpava, passava um líquido cheirosinho, limpava a caixinha dele e colocava um paninho pra ele deitar, aí ele ficava quieto praticamente a aplicação toda ( no fim ele miava, mas a dor era muita mesmo, quase meio litro de soro subcutâneo ). Ele pegou um trauma tão grande com as caixas de transporte que ele não entra no mesmo cômodo que elas estão, então como colocar o gato no carro até Utrecht ( 1 hora ) pra ser torturado e depois voltar na caixa mais 1 hora? Qual o benefício de tudo isso?

Quando ele estava sendo tratado era eu quem o tirava da caixa ao chegarmos em casa, dava água de seringa pra ele, paté no meu dedo, Holandesa dizia que o gato jamais esquece quem o curou e eu achava besteira, mas ele está tão apegado a mim que meu marido à vezes fica até chateado, ele raramente vai ficar com o Bart. Se eu vou ao banheiro, ele vem atrás. Estou na mesa da cozinha no lap, ele está aos meus pés; o mesmo quando eu estou no sofá, é no chão aos meus pés ou então no encosto do sofá. É meu companheirinho constante e quando eu fiquei doente, duas semanas depois dele, ele vinha dormir na minha barriga. É meu companheirinho. Se ele se for, como farei? Cidão, como faz? Cidão perdeu o Lukas dele, e a cada Twitada do Cidão Adriana se desfaz de choro, porque meu pequerrucho will not live forever.

E pra completar, Plato tá obeso redondão e ganhou pacotão de comida diet "saciety", vou ter que começar a separar os dois pra comer, tuchar comida no Tyty de noite e de manhã, e deixar meu outro pequerrucho com fome só olhando o irmão ganhando quilos de comida enquanto ele passa fome. Ele é um gato e não vai entender que ó pro bem dele.

Estou tão pra baixo que minha vontade de levar os dois pro hotelzinho e ir pras férias é zero. Se já não tivesse tudo pago, eu cancelava.

9 comentários:

Cido disse...

:'(
Poxa, Dri. Sinto muito.
Entendo completamente sua "dúvida" quanto levá-lo pra Utrecht ou não. A gente sempre conversou sobre isso aqui em casa. Tipo até onde devemos ir no tratamento. Sempre concordamos que a qualidade de vida do bicho deveria estar acima de tudo, mas é sempre duro demais tomar as decisões. Mas saiba que depois de tomá-las acho que as coisas se tornam mais fáceis. Pra mim foi um alívio ter tomado a decisão com o Lukas. Apesar no caso dele a idade (15 anos) foi um fator que pesou bastante.
Força na peruca pra vocês e muito carinho pra Tyty e Plato.
Um abraço apertado
Cidão
PS: Se precisar desabafar é só escrever.

Eliana disse...

É, não tem jeito...a gente se apega a estes bichinhos. Tomara que o tratamento o mantenha saudável e acho mesmo que deve-se evitar o que possa fazê-lo sofrer. Como vc colocou, qual seria o resultado disso tudo? Bom, eles irão ficar bem por uns dias e logo vc está de volta.

Helga disse...

Tenho três gatinhos vira latas e sei da importância que eles tem na vida da gente, por isso lamento muitíssimo o que você está passando com o seu. Mas não há de ser nada, ele vai viver muito mais do que você imagina e ainda vai te dar muitas alegrias.
Bj

Marcia disse...

:(

vcdarcie disse...

oh, sinto muito...

Joaninha Bacana disse...

Oh, fica pra baixo nao :-( Eles vao ficar bem! E você, voltando toda feliz e saltitante, vai deixar eles pra cima também :-)
Beijocas, Angie

Monica Peres disse...

Deve ser "sopro" no coraçãozito.
Mas vai dar tudo certo, não se preocupe.
bjs

Marcia disse...

Heart murmur é sopro no coração. Minha cadela, que tem 12 anos, tem um sopro grau 2 há dois anos. Descobrimos num exame de rotina, e desde então ela toma Lotensin 2 mg, toda noite. O grau do sopro não evolui; ela faz check-up 1 x ano, com direito a ECG. Ela também tem hipotireoidismo (eu e ela) e toma levotiroxina. Tenho certeza de que Tyty vai ficar bem com a medicação. Eu sei que é horrível quando a gente pensa que eles vão embora muito antes da gente, mas nada se compara ao amor e alegria que eles nos dão todos os dias. Tudo vale à pena!

Marcia disse...

typo: "não evoluiu"