sexta-feira, outubro 26

Shitty airways

Ia falar sobre isso no post de Lisboa, mas acabaram de reservar um vôo aqui pra mim, e deixe-me dividir com vocês nossa última experiência com uma shitty airways.

É muito lindo abrir seu e-mail e ver as promoções das shitty airways ( ou, o eufemismo “low cost airways” ), de repente um mundo de possibilidades se abre com um orçamento ultra pagável. Não me entendam mal, se eu tivesse que escolher entre não viajar e viajar de shitty airways, eu escolheria engolir os sapos e encarar a shitty, mas tendo condições de pagar uns tostões a mais, juro pra você, shitty nunca mais.

Começa que a shitty só é barata se você não levar bagagem, não marcar assento, não comprar embarque prioritário ( na Ryan-meleca-air ). Se você adicionar uma malinha de 15 quilos, marcar assentos, seu preço vai beirar um preço promocional de uma companhia aérea normal. Planejando com antecedência, dá pra pegar uns precinhos ótimos com a KLM. A vantagem das shitty pra mim é somente o aeroporto: podemos voar de Eindhoven, uma corridinha de taxi de 15 minutos e 20 euros de casa.

O primeiro problema das shitty é o povo que viaja nessas tarifas mais baixas. Metade do avião é gente como a gente, que está acostumado a viajar e está tentando economizar uns tostões, mas a outra metade é de gente que raramente entra num avião, que viaja de ônibus ou acampa, não entende as limitações daquela passagem baratésima. Você entra na fila pra deixar sua bagagem e tem sempre gente na sua frente que nem se deu ao trabalho de ler bem as limitações do ticket e ficam ali brigando porque achavam que a mala podia ser despachada sem custo adicional, ou então as vááááárias peruas que não entendem que um volume de bagagem de mão é um volume, e não a malinha de rodinha explodindo e mais uma bolsa LV falsiê gigantesca lotada no limite. Sem falar que parece que tem um código secreto e o povo da bagunça se concentra toda ao fundo do avião ( manja aquele povo que vai no fundo do busão fazendo um pagodinho “do bom”? ), se você não sabe e se senta por lá, vai comer o pão que o diabo amassou com a bunda.

Aliás, e o avião? Que aperto! Nos EUA, antes de entrar na fila de uma montanha russa eles colocam um assento do lado de fora pro povo medir se cabe: deveriam começar a fazer isso com avião! A shitty airways pra Lisboa foi a Transavia, e juro que para caber com algum conforto naquele assento, só quem usa no máximo numero 44. Eu uso 46 e coube roubando um pouquinho o espaço do marido, quem usar acima do 46 já aviso: não cabe! E se você usar a opção de reservar os assentos com espaço extra pras pernas ( opção só na Shitty Transavia ) o negócio é pior, pois os descanços de braço são estáticos e comem 4 cm do já minusculo espaço pra sua bunda. Quanto a altura, o marido tem 1.80mt e coube com os joelhos encostados no banco da frente, mais que isso, só mesmo na fileira com extra espaço pras pernas. Resumindo: se você for alto e gordo, tomara que não seja pobre, senão lascou.

Já havíamos começado nosso boicote à Ryan-meleca-air desde o ano passado, quando o “aeromoço” portuga quis enfiar a mochila do meu marido debaixo do banco da frente dele pra dar lugar a bolsa gigantesca da patricinha peituda que chegou atrasadésima ao embarque, isso depois de termos pago embarque prioritário justamente pra garantir bons lugares e espaço pra mala de mão. E viajamos perto dos pagodeiros do fundão. Never more. Agora decidimos esquecer as shitty air por completo, o aperto da Transavia não compensa a economia de poucos tostões. Teríamos gasto uns 200 euros a mais pra ir de KLM até Lisboa, da próxima vez é o que faremos. Estou pesquisando agora um findizinho em Roma, apesar de ter Ryan-meleca-air de Eindhoven, vou de KLM lá de Amsterdam.

Ah, e só pra não ser tentada, já saí da mala direta de todas as shitty. Nem de graça, mané!

1 comentários:

Holandesa disse...

HAHAHAHAHA!...Isso que vc não tem filhos. A confusão que eu passei na ida pra Espanha com os meus filhos, ninguém merece. Isso que eu tinha comprado uma passagem (full price) para a minha filha que nem sequer precisava por causa idade. E mesmo assim, deu confusão. No final das contas, gastamos o mesmo que gastaríamos se tívessemos ido por Amsterdam. A única diferença mesmo é que Eindhoven é mais perto de casa. Mas, de resto...