quarta-feira, janeiro 7

Dia do Fico

Vocês repararam como a Adriana é uma chatonilda no inverno? Valha-me Deus! ( óquei, vocês aí que pensaram que ela é uma chatonilda o ano inteiro fiquem quietinhas - silence... I kill you )

Vocês estão vendo como eu ando deprimida depois da volta do Brasil, mas hoje, lendo uma coluna no site BnH onde a colunista falava da bolsa roubada e recuperada aqui na Holanda, pensei com um suspiro bem grande: e é por isso que eu ainda estou aqui. E daí, me veio um certo aliviozinho, um certo apreço pela minha vidinha aqui, apesar desse frio decomunal que está lá fora.

Já falei pra vocês que tenho medo mortal de assalto, sequestro-relâmpago, e outras maladias típicamente brasileiras?

Mas então, depois de ler o tal post, fiquei pensando nas coisas que eu gosto daqui, e sabem, até que não são poucas.

Gosto do ambiente profissional aqui, mesmo em crise, é melhor e mais ético que no Brasil.

Gosto do sistema social, apesar de ficar p da vida de vez em quando. Acho que a gente paga muito mais imposto do que no Brasil mas temos também muito mais benefícios, e penso que se há também roubalheira, deve ser numa escala mini comparada a nossa terra.

Adoro a inexistência dos parcelamentos, prestações e crediários, fruto de uma cultura menos consumista.

Assim como Caetano, narcisista que sou, no início também achei feio o que não fosse espelho, e estranhei demais o modo de se vestir das holandesas. Mas agora amo a liberdade de estilo delas, ou a falta de estilo ( como queiram ), e o fato de ninguém seguir modinha se esta não lhes agradar. Amo não ouvir mais "você viu a roupa da fulana da contabilidade?", amo as calças de lã no joelho pra mostrar as botas, adoro as bijuteriazonas, cachecóis, lenços e outros balangandãs que elas jogam por cima dos modelitos, e acima de tudo amo os 44, 46 daqui. Adoro ver na rua gente vestido de todos os jeitos, e não aquela uniformidade brasileira. Esse ano no Brasil foram as calças skinny com plataformas estapafúrdeas o que mais vi. Ah, mentira, o que mais vi foi um medonho modelo de macacão que é uma calça pijama com elástico na cintura e depois uma parte de cima tomara que caia e bufante. Vou ver se acho uma foto. Fora de série, no resort contei 4 mulheres no mesmo restaurante com um desses.

Amo, de joelhos, os queijos que a gente encontra no supermercado, principalmente os holandeses. Beemester oud, Old Amsterdam, Milner Gerijpd, Volmer pittig. Deliro ao ver uma boa fatia de Parmiggiano Reggiano com selinho original. Detono minhas saladas regadas com fetta original esfarelado. E indo além dos queijos, amo os pães, os vegetais, as tortas de chantilly não gordurentos, a alface roxa...

Turismo por aqui é mais barato e mais fácil. Existem milhões de sites de agência de turismo, os hotéis todos listam preços, em janeiro já se encontram pacotes para dezembro. Isso sem falar nas promoções das low cost, nos last-minute deals, e nas cidades maravilhosas onde podemos ir de carro ou com promoções de passagens de trem.

Amo IKEA!!!! No Brasil, ou você vende a casa pra comprar móveis ou acaba na Marabrás ( e olha que eu sou de São Bernardo, a capital brasileira do móvel ), mas aqui temos IKEAAAAAAA. Pode me chamar de pobre de gosto, mas eu olho pras minhas paredes vazias e já vejo uma Bonde, no cantinho uma Billy. AMO AMO AMO.

E eu gosto de gente meio doida, cês sabem né? E a holandesada tem lá as esquisitices, os programas de índio deles, o que acaba sendo levemente "entertaining". Aqui no escritório estão todos monitorando a previsão do tempo e a espessura do gelo em Friesland na expectativa de terem esse ano a tal 11 Steden Tocht, que há 12 anos não acontece. É uma corrida de patinação no gelo que passa por 11 cidades em Friesland, dura cerca de 10 horas. Na frente vai o pelotão profissional, que compete, e atrás os amadores, certa de 9 mil. E quem não vai patinar, vai pra ver. Agora vejam que passeiaço: temperatura negativa, você dirige daqui a Friesland, se enfia numa aglomeração numa cidadezinha qualquer, paga 5 euros num café que vai esfriar em 37 segundos, e fica esperando 9000 pessoas andando de skate no gelo passar por você. Weeeee... que alegria...

Aliás, tenho uma sugestão para comunidade brasileira que insiste em fazer a festa junina em junho, sob um calor de 30 graus ( menos adriana, menos... ). Porque não fazer uma festa "joanina" ( quero morrer sempre que leio festa "julina" - a festa junina em julho, como se junina se referisse ao mês e não ao santo ) em janeiro? Pô, agora que tá bom fazer fogueira, tomar vinho quente e comer pinhão.

Bom, como dizem, o que não tem remédio, remediado está. E diga ao povo que fico!

PS.: Cinco da tarde, breu total e -3 lá fora. Ainda bem que estou de carona com o marido, porque moteeenha esse ano não tá rolando não.

10 comentários:

Alice disse...

Você é chata o ano todo, Adriana! E não venha com essa de Ahmed prá cima de moi...

Ana disse...

Dri miguxa, eu acho taoooo engraçado essa sua coisa de dizer que tem saudades do Brasil, em resort cinco estrelas fica facil gostar do Brasil, mas qtas pessoas no Brasil tem a renda e o emprego que vcs tem na Holanda ? A familia também obviamente é um fator importantissimo...mas passar 15 dias com a familia é uma coisa, jah ter a familia por perto 365 dias por ano seriam outros quinhentos. No final das contas, sua situaçao é boa, dah pra aproveitar o lado bom de cada lado, nao dah pra reclamar nao colega. Beijocas e bonne année !

pacamanca disse...

Concordo com a Ana. Plenamente.

Hm, os queijos...

Cê recebeu o email que eu te mandei ontem? Meu programa de email anda meio estranho e algumas mensagens que eu mandei sumiram no limbo...

ane disse...

huahuahauhauhauahuahuhuhaauahauahuahuhuhauahuahauhauhauahauhauhauhaua,Há tempos que tento postar, mas tinha esquecido a senha e estava com preguiça de procurar. O que você está passando agora é o que quase todas as mulheres estão passando, inverno é um saco mesmo, a gente fica insuportável arghhhhh. Me acabei de rir do seu post, imagina! perder o evento gelado de friesland, nem mortaaa!!
Concordo com a Ana, 15 dias perto da família é Maravilha! 365?, Não, melhor aguentar esse geladinho e escurinho mesmo. Só queria minha mãe perto de mim.

pacamanca disse...

Remandei o email, cê não viu não?

Ana disse...

to te mandando a fota do macacao tomara-que-caia :-)

pacamanca disse...

Eu quero ver o macacao!!!

Adriana disse...

Paca, seu e-mail não chegou. Arre que agora eu tô curiosa! Bjs, Dri

Marcia-Rotterdam disse...

Macacão, macacão!!!
Amo tudo que você mencionou e um pouco mais. Aliás fui na IKEA hoje.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,