quinta-feira, abril 9

Eu odeio a Cinderella

Vou começar o post explicando que o filme Twilight não tem absolutamente nada a ver com a história do Harry Potter. Twilight é um história de amor. Adolescente, com vampiros, imaginem só, mas ainda sim uma história de amor, e uma história linda por sinal.

Chega de ficar bombardeando meninas com histórias de Cinderelas, Belas-Adormecidas, Rapunzéis, Brancas-de-Neve! Chega de colocar no subconsciente de nós, mulheres, desde crianças, que só a linda-perfeita é uma princesa merecedora de toda a felicidade do mundo ( vocês já viram algum desses contos dizer que a heroína era bonitinha, ou simpática, ou arrumadinha, ou "average"? Não, né? Todas as princesas são liiiiiindas. E brancas. ). Ah, e o prêmio por ser tão liiiinda, tão boazinha, qual é? Um príncipe. Um bofe todo bom. A princesa bem sucedida é antes de mais nada a mulher de um bofe-princesístico-todo-bom, afinal, qual é o mérito em ser uma médica que salva vidas, ou uma cientista que descobre como desintegrar lixo tóxico, ou uma escritora, ou alfabetizadora? Nah, ser mulher de príncipe é que é cool.

E é aí que eu acho, ou espero, que as histórias mais modernas estajam mudando um pouco o que enfiamos na cabeça das nossas crianças, adolescentes, jovenzinhas, e até de uma marmanja como eu. A Bella, heroína do Twilight, que acaba namorando um gostosão fantástico, é average. Ela não é a mais bonita da classe, nem a mais popular, é atrapalhada, mas acaba fisgando o cara bonito e rico. Tudo bem que o prêmio ainda é um bofe-bom, mas a gente chega lá. Eu posso estar errada, mas acho que há muito mais mulher "normal" ou "average" no mundo do que as Giseles-Bunchen da vida, e pra nós, average, a mensagem é: o cara mais bonito da classe, o gostosão de carrão prateado brilhando, pode sim se interessar por você.

Esse lance de achar que homem é prêmio me lembra uma amiga da minha mãe que dizia: ser divorciada, ser largada, ser traída, tudo é melhor do que ser solteirona, porque a divorciada pelo menos teve quem a quis um dia ( !!!!! ). How sad is that? Mas isso já é papo pra outro post.

15 comentários:

Marcia-Rotterdam disse...

Você fala tanto desse Twilight ( que também é uma febre no Brasil, com o nome Crepúsculo) que fiquei curiosa...

Juli disse...

Vejo você falar tanto do Twilight(Crepúsculo), parece até que estou me vendo nesses comentários, eu também não paro de falar sobre essa estória. Eu conheci primeiro o filme e depois, meio que por acaso, descobri que existe a continuação em livros. Como sou MUITO apressada, acabei lendo o Breaking Down antes dos outros e amei, estou apaixonada pela estória. Muito bom mesmo.
A propósito, eu coloquei o link do seu blog no meu [ http://maisumdaju.blogspot.com/ ], ok? Se tiver algum problema me fala que eu tiro. Adorei seu blog, descobri a pouco tempo e tenho acompanhado. Um abraço.

Lulu das Candongas disse...

Adriana,
Quando eu estava na universidade, fiz um curso de extensão em literatura infanto-juvenil. Hoje já tem bastante livrinho que aborda temas mais atuais e mais reais. Mas para nossa surpresa, algumas professoras disseram que quando adotaram textos mais "reais", as mães dos alunos foram reclamar! Disseram que estavam mostrando uma "realidade nua e crua" e que eles queriam "historinha com final feliz" pros filhos lerem. Durma com um barulho dessesl.

Eliana disse...

Pois é...a sociedade de um modo geral insiste em viver no "mundo da fantasia"! Feliz Páscoa!

Holandesa disse...

Dri,
Quando eu comparei com a série do Harry Potter, eu me referia a livros infanto-juvenis e não sobre as estórias! ;)

Adriana disse...

Holandesa amiga,

Infanto juvenil? Metade do quarto livro fala só da vida sexual da Bella e do Edward, tem umas passagens até bem picantes! Ho ho ho, imagino uma criança lendo que o Edward quebrou a cama transando com a Bella. Bjs, Dri

vcdarcie disse...

Tb tem o Shrek q de bonito não tem nada, e nem a princesa....
Agora esse pensamento de que a mulher tem que casar, mesmo que depois venha a se divorciar, cansei de ouvir de meu pai... triste isso, mas ainda é o pensamento da maioria...
Beijos e Boa Páscoa...

vcdarcie disse...

Tb tem o Shrek q de bonito não tem nada, e nem a princesa....
Agora esse pensamento de que a mulher tem que casar, mesmo que depois venha a se divorciar, cansei de ouvir de meu pai... triste isso, mas ainda é o pensamento da maioria...
Beijos e Boa Páscoa...

Juliette disse...

O que eles esquecem de avisar nos livros infantis e que o Super Principe depois se transforma em um Super Sapao - kkkkkk...ja quando voce pega um que e meio sapo meio principe o choque nao e tao grande - kkkkkk.

abracos

flor disse...

Adorei o livro li em apeas um dia,ja baixei a segunda parte para eu ler,fascinante.

Bia disse...

Eu confesso. Li todos os quatro muito rápido e mais de uma vez. Eu sei, meio obsessivo, mas o que posso fazer? Achei o quarto livro um tiquinho mais picante, talvez um pouquinho demais pra adolescentes de 12 e 13 anos como minha sobrinha. Mas talvez eu esteja sendo meio careta, né?
Agora estou lendo o The Host, que é o livro mais "adulto" dela. Depois te conto o que achei...
Beijos e boa Páscoa pra vcs!

Ma disse...

Sad, but true.

lilian moreira disse...

Olá Dri,

Adorei o post tú estava possuída quando escreveu, adorei.

Abraços.

Lilian

lilian moreira disse...

Dri,

Eu acho muito legal o Crepúsculo, justamente pela Bella uma menina comum chamar a atenção do Vampiro gato, e não uma princesa linda, magra, branca e sofrida.

Acho que todas nós queremos um Edward em nossas vidas...

Abraços.

lilian moreira disse...

Dri,

Como foi a apresentação?

Conta para nós todos os por menores!!!!

Abraços.