segunda-feira, abril 13

Uma das manias nacionais

Nunca tinha visto, nem no Brasil, nem nos países que visitei, um povo com tamanha fixação pelo "toilet borstel", ou escova de toalete.

Aqui, em todas as casas que você visitar, e frequentemente também em estabelecimentos comerciais, vai ter uma escova lá no banheiro, pra limpar o vaso.



Existem as mais simplezinhas, de plástico mesmo, as "design", com a da marca Vipp que custa quase 200 euros, as de pregar na parede... Tem pra todos os gostos.

Neste fim de semana meu marido decretou: temos que comprar o borstel de pregar na parede dos banheiros novos. Mil coisas mais importantes pra fazer na casa, mas pra ele a prioridade era o limpa-bosta.

Fomos hoje, em pleno feriado holandês ( segunda páscoa ) à Praxis ( mercado de material de construção ), pois aparentemente é tradição esse tipo de loja e lojas de móveis abrirem nesse dia com promoções, para escolher o indispensável acessório. Demoramos umas 2 horas, vimos mais de 10 opções, deliberamos deveras, comparamos tamanhos e pesos, preços - claro, e fizemos nossa compra: 2 escovas de toalete ( de linhas diferentes ), porta-rolo de papel, ganchinhos pra toalhas. E lá se foram 230 euros, em escova de bosta. De novo.

Digo de novo, porque os leitores antigos irão se lembrar que eu fiz essa mesma reclamação quando reformamos o banheiro da casa anterior.

Aliás, holandeses tem fixação com cocô e seus sub-produtos. Nunca vi tanta propaganda de desodorizador de banheiro como aqui, tem os tradicionais sprays da Glayde, tem um outro que você cola na parede e você dá um espirrãozinho depois que "faz o serviço", tem até uns com sensor que espirram quando você abre a porta do toilete. E tem aqueles sabonetes de deixar pendurando no vaso de tudo quanto é tamanho, cor, cheiro e funcionamento. Aqueles "pato purifique" idem. E tem também um pó branqueador que você joga no vaso e ele, em teoria, branqueia o que por ventura não esteja tinindo de branco.

Qualquer dia desses vão inventar uma pílula pra gente fazer numero 2 cheiroso.

Credo, que papo, eu hein!

6 comentários:

Marcia-Rotterdam disse...

kkkkk, pior é que é verdade! Mas eu tenho uma explicação, os vasos sanitários de plataforma, aquelas coisas horríveis que ainda existem em muitas casas ( inclusive a minha), pois depois de um no 2 só aquilo mesmo e uma boa cândida deixam limpo de novo...mesmo nas casas com vasos modernos, a fixação continua, já que hábitos arraigados demoram a morrer, ainda mais na Holanda.

Juli disse...

rsersrsrs...nossa, mas que mania estranha. Ter mania de limpeza ainda vai, mas essa daí chegou ao exagero.

Holandesa disse...

É!... Mas vou te dizer, se tem algo que me deixa enojada é sanitário sujo!
Acho tão nojento que perco até a "vontade" quando vejo os rastros e acho inaceitável que o "autor" não deixe o trono limpo! :p

Glória disse...

Puxa, Dri, adoro ler o seu blog...mas, às vezes...... Bem, você é livre para escrever sobre qualquer assunto!!!

Fernanda disse...

Tantos post pra eu comentar!!!!

Vou começar por Twilight (falando nisso, eu citei seu nome no blog pq foi graças a vc que resolvi comprar minha nova adição): o livro é perfeito, o filme é ok e eu AMEI o seu último post ‘Eu odeio a Cinderela’!
Na minha fase complicadinha (lá pelos 15 anos) eu odiava ter o cabelo preto pq meu ideal de beleza sempre foi a princesinha de pele super alva, com cabelos longos e loiros, de olhos azuis (imagina minha crise existencial quando eu descobri que a ex namorada do marido –que vivia correndo atrás dele- era exatamente DESSE jeito!!). Hoje eu amo meus cabelos pretos, amo ser a mais alta da turma e aprendi a ver a beleza dos olhos castanhos tão comuns no BR. Como vc, espero que as novas estórias de amor ensinem à minha Rafaela que o mais importante é ser ela mesma e não que ela tenha que mudar tudo no seu visual se um dia quiser um marido/namorado bom.

Sobre o último post agora: lá em casa sou eu quem tenho mania de acessórios para o banheiro =o/
E eu sou looooooouca pela escovinha de vaso da Vipp! Só não comprei pq o bom senso ainda me domina para determinada coisas =p

beijos

Eliecy disse...

Uma coisa que eu achei estranha aí na holanda, e ví isso em muitos imóveis, é o banheiro voltado para cozinha. Logo um lugar que é centro de bactérias juntinho do lugar que se prepara a alimentação.

Mais uma da série....banheiros...

Sds.