terça-feira, abril 20

O filme do Chico Xavier


Hoje eu li uma manchete no Estadão "Filme sobre a vida de Chico Xavier mostra espiritismo à Brasileira", e juro, tremi só de pensar no conteúdo do tal filme. Porque no Brasil, confunde-se espiritismo com todo tipo de charlatanismo, videntes, leitores de cartas, e outras palhaçadas afins. Ou então com outras religiões africanas.

Um dia eu irei fazer um ótimo e longo post a respeito do espiritismo, mas por enquanto deixa só eu registrar aqui minha preocupação.

O espiritismo é uma doutrina que foi codificada pelo francês Allan Kardec. Os principais livros da doutrina são o Livro dos Espiritos ( perguntas e respostas sobre a doutrina ) e o Evangelho segundo o Espiritismo. Pra quem nunca teve contato sério com a doutrina, esses livros são de difícil compreensão, mas existe uma gama de outros livros psicografados que ajudam a compreender os conceitos básicos. Quando me perguntam eu sempre indico os 3 livros da série Violetas na Janela, que é de leitura fácil e é bem light.

A federação espírita, que na minha opinião deveria ser mais árdua na fiscalização dos centros espíritas filiados à entidade, regulamenta os centros espíritas e livros publicados. Ter o selinho da entidade é meio-caminho andado pra evitar charlatães.

Infelizmente o espiritismo acaba sendo confundido com toda a sorte de charlatanices, simplesmente porque embora não endosse nenhuma delas, o espiritismo explica certos fenômenos. E a verdade é a grande maioria das pessoas que acaba num centro espírita, chega lá num momento difícil, normalmente doença terminal ou morte de algum ente querido, e daí é muito fácil pra qualquer pessoa mal intencionada usar o nome da doutrina pra engambelar o coitado.

Se você tiver curiosidade de visitar um centro espírita, atente para umas regrinhas básicas:

- Se te pedirem dinheiro por qualquer motivo, caia fora, um centro espírita sobrevive de doações e venda de livros espíritas

- Se você for se consultar com um médium, saiba que o médium Kardecista só pode consultar dentro do centro espírita ( nunca na sua própria casa, ou numa tendinha na praia, nem mesmo num hospital, toda e qualquer assistência pode ser feita do centro espírita ), e durante as consultas ele não fuma, não come e beber é só a água fuidificada

- Médiuns incorporados por entidades são desencorajados pela federação espírita, o normal é o médium intuído e consciente o tempo todo. Os centros que fazem "descarrego" não são Kardecistas. Se o centro que você for fizer essas sessões, ou fizer incorporações, vá para outro. E cigana, caboclo, e outras entidades do gênero são parte de religiões africanas, não do Kardecismo.

- O medium espírita não é vidente, e ele não vai te dizer o futuro. É comum gente desesperada ir perguntar se o câncer do marido vai ser curado, se o pai que está no hospital vai falecer, se o marido está traindo, e toda sorte de perguntas afins. Se é isso que você busca num centro espírita, vá a uma taróloga.

Mas o mais importante. O kardecismo é uma doutrina que apóia seu crescimento pessoal. Ao contrário do católico ou do evangélico, que se confessa, reza uns pai-nossos e é perdoado, ou louva ao senhor e dá um boa doação e é perdoado, o espírita é responsável pelo bem e pelo mal que faz. O kardecismo é um exercício de contabilidade, de um lado o positivo e do outro o negativo, cada ato seu é contabilizado.

Bom, não disse tudo o que eu queria mas é o que eu tenho tempo agora para esclarecer. Deixo o canal aqui aberto para comentários de outros kardecistas ou perguntas em geral.


10 comentários:

Fernanda disse...

Meu avô era kardecista ... tinha o cargo mais alto do centro da região onde morava até um dia fazer uma coisa muito errada na vida e "perder" o dom (eu não sei mais como é a estória direitinho já que ele faleceu bem antes de eu nascer e eu escutei isso do meu pai que era adolescente na época). Essa estória nunca me sai da cabeça, e eu acho incrível como que ele perdeu o posto e a importância quando resolveu trair as doutrinas que "pregava".
Se eu não tivesse tanto medo de espíritos (eu sei, se eu não vi até hoje, certamente nunca verei e etc, mas mesmo assim é algo que me trava) eu gostaria muito de aprender mais e realmente fazer parte de um centro. Acho que as pessoas engajadas no kardecismo são pessoas mais bonitas por dentro, com uma energia mais legal.

Felipe Rogério disse...

Adorei o post,sempre tive interesse em conhecer um pouco mais sobre essa religião,que como você disse,muitos confundem.
Minha mãe,já leu um dos livros do Violetas na Janela e disse que é ótimo.
Abraços

Liliane Gusmao disse...

Adorei seu post!
Super esclarecedor, tive contato com varias pessoas ditas espíritas mas nenhuma delas nunca soube explicar tão bem como voce. E ainda muitas dessas pessoas me falaram sobre descarregos e tomar passes em centros espíritas... Mesmo não conhecendo a doutrina espírita sempre achei isso muito estranho... E fiquei ainda mais interessada depois desse trecho: "O kardecismo é uma doutrina que apóia seu crescimento pessoal. Ao contrário do católico ou do evangélico, que se confessa, reza uns pai-nossos e é perdoado, ou louva ao senhor e dá um boa doação e é perdoado, o espírita é responsável pelo bem e pelo mal que faz" Muito legal!

Daniela Santos-Hansen disse...

Parabéns Dri.. vc descreveu muito bem o que é o espiritismo kardecista. Eu sofro na pele qdo digo que sou espirita, pois mtos pensam que sou de outra linha (umbanda, candomblé, etc - nada contra).. sabe como é?

Adorei a parte onde vc fala sobre o crescimento pessoal (eu diria espiritual) através das nossas ações e esscolhas. É exatamente essa a diferença do espiritismo para as demais religiões.

Ainda não assisti o filme, mas estou lendo o livro que conta como foram feitas as filmagens. Estou adorando. Beijos

Juliette disse...

Oi Dri,

Estive no Brasil estes dias vi o filme e gostei. Ja tinha lido o livro em que o filme foi baseado. Claro que a vida de um homem como o Chico nao da para ser contada em 2:30 de filme (seria necessario uma serie) mas penso que o filme conseguiu contar, de forma resumida e clara, a trajetoria dele. Gostei e me emocionei. Claro que criticas virao, mas a minha opiniao sobre criticos ferozes e a seguinte: sao pessoas que nao tem talento para nada nesta vida entao resolveram criticar quem trabalha, poderiamos assim dizer que sao invejosos profissionais - kkkk.

Marilia disse...

Acho legal voce falar sobre o que se especula sobre o Espiritismo e o que ele realmente é. Parabéns pela sua postura. Eu também assisti ao filme, inclusive falei a respeito em meu blog, veja se você puder ler. Beijos.

Holandesa disse...

HAPPY BIRTHDAY!!!! :)

Fábio disse...

Olá QUERIDA DRI. EU SOU O FABINHO DE SP, CAPITAL. MUITO NOBRE SUA CONDUTA ANTE O VERDDEIRO ESPIRITISMO AO QUAL EU COSTUMO CHAMA-LO DE ESPIRITISMO MODERNO, JÁ QUE O TRATO COM OS ESPIRITOS E MÉDIUNS SEMPRE EXISTIRAM DESDE ERAS REMOTAS. POR ISSO SE DIZ QUE "TODA ESPIRITA É ESPIRITUALISTA MAS NEM TODO ESPIRITUALISTA É ESPIRITA" ESSE TERMO "ESPIRITA" SE TORNOU GENÉRICO DE UMA CERTA FORMA E É USADO MESMO POR OUTROS SECTARIOS DE RELIGIÕES DAS MAIS VARIADAS. COBRAR OU ENVOLVER QUALQUER DE $ EM SESSÕES ESPIRITAS É SEMPRE UM INDICE ALTISSIMO DE PICARETAGEM, CHARLATANISMO. NEM UM MÉDIUM PODE GARANTIR ESSE OU AQUELE FENOMENO ESPIRITA NESSA OU NAQUELA HORA,NESSE OU NAQUELE LUGAR DESSE MANEIRA OU DE OUTRA. sÃO OS ESPIRITOS DE UMA MANEIRA UNIVERSAL QUE SE MANIFESTAM E AGEM COM ESSE OU AQUELE MEDIUM SEMPRE PRÓPRIO AO TIPO DE MANIFESTAÇÃO QUE SE TEM EM VISTA. QUANTO AO PRETOS VELHOS, CABLOCOS, INDIOS E ADEMAIS, O QUE IMPORTA NÃO É A PERSONALIDADE DO ESPIRITO MANIFESTANTE E SIM O QUE ELE TRANSMITE.A LINGUAGEM, É DE IMPORTANCIA SECUNDARIA. o PROPRIO KARDEC ADVERTE QUE AS VEZES UM MEDIUM DESPRECAVIDO E ORGULHOSO ACABA DANDO VALOR A UM ESPIRITO DE LINGUAGEM FORMAL, PSEUDO-CIENTIFICA, CHEIO DE DITADOS ENRROLADOS E TERMOS COMPLICADOS POR OUTRO ESPIRITO Q SE COMUNICA DE FORMA HUMILDE , SIMPLES. O QUE VALE É O FUNDO E NÃO A FORMA, MUITO CUIDADO COM ISSO. O QUE SE PEDE A ESSES ESPIRITOS É QUE SE EVANGELHIZEM, QUE COMECEM A ESTUDAR NAS ESCOLAS EPIRITUAIS, QUE ABANDONEM HABITOS GROSSEIROS DE FUMAR, BEBER, FALAR EM LINGUAS ENRROLADAS, SE METER A LER O FUTURO, ENTRE OUTRAS COISAS. TIRANDO ISSO SÃO ESPIRITOS Q SE APRESENTAM SOB ESSA FORMA, ASSIM COMO COM QUALQUER OUTRA FORMA Q QUISEREM JÁ QUE O PERISPIRITO É EXPANSIVEL-FLEXIVEL, ATRAVÉS DA VONTADE E DO PENSAMENTO O ESPIRITO MOLDA O PRÓPRIO CORPO FLUIDICO, SUA APARENCIA. SE VC TIVER UM ANJO DE GUARDA-GUIA, MENTOR, COMO CABLOCO, NÃO MESNOPREZE O ESPIRITO, ELE CERTAMENTE PODE TER MAIS LUZ E MAIS EXPERIENCIA QUE VC. É NECESSARIO FICAR ATENTO A ESSAS COISAS. O IMPORTANTE MESMO É JOEIRAR A VERDADE DO ERRO E MANTER A PUREZA E A INTEGRIDADE DA DOUTRINA DE FORMA COMO NOS FOI DADA POR DEUS NOSSA PAI ATRAVES DO SANTO FILHO, SENHOR E MESTRE, ASSIM SEJA.

Unknown disse...

Encontrei seu blog por acaso. Voce reside em Eindhoven?

Unknown disse...

Encontrei seu blog por acaso. Voce reside em Eindhoven?