terça-feira, janeiro 31

Zalando ou Shoe Stock?

Como vocês sabem, motivada pelos conflitos com o OldFart, procurei na empresa um programa de Mentorship. Meu mentor é um touro, e não tem papas na língua pra falar o que quer e o que não quer pra você. Ele dá um “opdracht” ( um assignment ) e trabalhamos nele em etapas. Estamos trabalhando o tema “motivação”, e esse opdrach consistia em uma análise da pirâmide de Maslow ( googuem aí porque não importa qual a sua “carreira” – mesmo que for prendas do lar – você vai entender muita coisa e se inspirar na teoria ).

Passei muito tempo estudando a teoria, estourei o prazo, mas a verdade é que uma palavrinha ali me incomodou a um ponto que eu travei, fiquei sinceramente com medo de ter que discutir a teoria com o mentor ( que é um Touro ) e acabar revelando que eu mesmo estou me questionando de uma forma que não deveria estar a essa altura da vida.

Eu vivo, há 2 anos, desde que fui promovida, em constante pânico, constante medo de fazer alguma asneira, encafifada com o desempenho dos meus colegas ( estão se dando melhor que eu, pior? ), insegura do trabalho que antes era pra mim puro contentamento, afinal eu era boa pacas no que eu estava fazendo. E o diagnóstico é fácil: auto-estima, eu tenho sérios problemas de auto-estima.

Passei essas duas semanas revendo episódios da minha vida que geraram essa falta de auto-estima, e confesso-lhes colegas, que essa é uma “inner trip” devastadora. Reviver fatos que me magoaram tanto há 20, 30 anos é uma experiência tão ruim quanto viver o fato pela primeira vez, porque hoje eu vejo as coisas de forma diferente e fico me condenando por não ter feito isso ou aquilo.

Eu não quero ser aquele tipo de gente que fica remoendo os problemas por séculos ( ou literalmente décadas ), portanto eu preciso achar um “tratamento infalível”. Não sei se é o tal de mindfulness, afinal – het is al gebeurt ( já aconteceu ) eu se vou pra um psicólogo pra botar as coisas pra fora, culpar minha mãe como todo mundo que vai a psicólogo faz ( terrível esse meu comentário sobre quem vai a psicólogo mas de qualquer forma, certas culpas são mesmo da minha mãe, que eu sei tinha todas as boas intenções do mundo, e fez o melhor que ela pode, mas de qualquer forma me magoou da mesma forma ), ou se me converto a uma dessas religiões que coloca toda sua esperança cega em Deus e culpa igualmente cega no Diabo ( ao invés de seguir no espiritismo, que sempre aponta você como causa e também a solução para todos os problemas que te afligem ).

Já googuei: tratamento para melhorar a auto-estima, e caí num site que vende sapatos. Ha ha ha. Vai ver que essa é a solução pro meu dilema, comprar aquele Louboutin cinza que eu adorei.

9 comentários:

Valery disse...

Adriana, problema de baixa auto-estima é foda, acho que é difícil mesmo melhorar, porque eu tenho desde minha adolescência, e hoje, com 46 anos, continuo me sentindo quase igual, como se não merecesse as coisas boas da minha vida. Credito a esse fato não ter ido muito longe na minha vida. Mas voce tem muito do que se orgulhar, olha onde chegou, mesmo com problemas de estima. Não é pra qualquer uma, pode ter certeza. Precisa se convencer de que merece, pode, é capaz com certeza. Um abraço.

S. W disse...

Adriana se tem alguem mais perdida do que cachorro que caiu do caminhão de mudança com a vida profissional nos ultimos 3 anos, essa sou eu que vos fala. Nos ultimos meses eu entrei numa bad tao grande que eu comecei a reconsiderar passos que eu tomei a 10-15 anos atras, coisa que nao faz sentindo, mas eu fico tentando procurar onde foi que a coisa desandou, se já começou desandada, principalmente com a escolha do meu nome emprego. Fato é que eu estou seriamente considerando ir a um psicologo porque a coisa tá braba. Mas minha mãe vota pra que eu procure uma religião, o que vier primeiro.

Beijos e boa sorte com o seu "tratamento".

Alice disse...

Tenta schemagerichte therapie (ou yoga!) eu recomento as duas.

Bia disse...

Bom... como dizem os psicologos... meio caminho vc já andou só de ter se dado conta do problema. :)
E vc está indo pelo caminho certo, procurando melhorar e procurando se ajudar!

bjs

Sandra disse...

Quem nunca se culpou por um passo que deu errado que atire a primeira pedra!! Eu também penso muito nos passos que dei e que eu ainda estou dando e como penso!! Mas concordo com a Bia, só pelo fato de você ter se dado conta do problema já é mais do que meio caminho andando. Tem gente que vive uma vida inteira e não se dá conta nunca. Abs!!

Juliette disse...

Bom, os pais, eu ja cheguei a conclusao que dao o que podem dar e que pensam que e certo (nao sao perfeitos e nem herois). Nos pais tambem nos remoemos e nos culpamos por coisas erradas que fizemos com nossos filhos devido e nossa ignorancia e imaturidade na epoca em que os rebentos eram pequenos...meus pais erraram, eu errei com meus filhos e muito provavelmente meus filhos errarao com meus netos e assim caminha a humanidade. Resolvida esta parte da pendenga penso que devemos ligar o foda-se para certas situacoes e certas pessoas que bem merecem e tentar encontrar o caminho da auto estima sozinha. Religiao eu nem cogito porque e trocar um probleminha por um problemao...to fora.

bj

vickie disse...

Querida Adriana,
Identificar o problema ja eh metade da solucao. Ok: voce tem problema de baixa auto-estima. Isso acontece com as melhores pessoas: pessoas sensiveis, ta? Ja reparou que gente de casca grossa nao tem problema de baixa auto-estima? E agora? Voce vai eh ter que se amar muito e repetir esse mantra todo o dia ate voce o interiorizar: "vim pro mundo para aprender e me tornar uma pessoa melhor."
Boa sorte, amiga.

Miss Pittig disse...

Toma uns vinhos de fim de semana,e faz que nem o Zeca Pagodinho canta...deixa a vida me levar....vc já provou e pastou tanto aí, agora tá bem.O que te falta??Toma um remedio pra aumentar essa auto estima e viva a vida...vc tem seus gatos, seu marido, sua casa, viagens,e desencana ....que a vida engana!!!

Miss Pittig disse...

Toma uns vinhos de fim de semana,e faz que nem o Zeca Pagodinho canta...deixa a vida me levar....vc já provou e pastou tanto aí, agora tá bem.O que te falta??Toma um remedio pra aumentar essa auto estima e viva a vida...vc tem seus gatos, seu marido, sua casa, viagens,e desencana ....que a vida engana!!!