quarta-feira, novembro 7

O mundo está tão triste

Em fevereiro de 2011, nosso Tyrus - ou Taai Taai, foi diagnosticado como paciente renal grave. O veterinário disse que os índices dele estavam todos no limiar das possibilidades de tratamento, mas como tínhas possibilidades financeiras - e muita vontade - decidimos tratar.

Ele se recuperou bem, o veterinário o chamava de "my miracle cat", mas sempre nos lembrou que ele estava vivendo com 20% dos rins ou menos.

Quando voltamos de Portugal, o Taai Taai ainda estava bem, pesamos, ele tinha emagrecido um pouquinho, mas não nos preocupamos. Nos últimos 5 ou 6 dias ele estava com uma gripe, olhos com secreção e nariz entupidinho, levei pro vet. Dirigindo pra lá, me deu um arrepio de pensar que o primeiro diagnóstico também foi feito assim, ele parecia estar com uma gripe e tinha perdido peso.

O veterinário desconfiou na primeira olhada, limpou os olhinhos, o nariz, pediu o exame, e depois de 20 minutos me disse: vou ser sincero, não podia ser pior. E me explicou, e fez desenhinho, é tudo um borrão na minha memória. Eu já sabia que estávamos tratando com tudo o que havia de recursos, comida especial, remédio em cápsulas, pó na comida, já sabia que se houvesse mais alguma complicação, não haveria tratamento. E foi assim que eu entendi que o médico estava me dizendo que teríamos que colocar meu Taai Taai querido pra dormir.

O pior foi acreditar que o gatinho que na semana passada estava batendo na minha porta cedíssimo por causa da troca do horário de verão, era o mesmo que eu teria que colocar pra dormir, eu só pensava, será que não vou tomar a decisão muito cedo?

O vet disse que ele tinha 1 semana, então decidimos trazê-lo pra casa, ele estava razoavelmente bem, pra nos acostumarmos com a idéia, pra nos despedirmos, pro Plato se despedir. E assim fizemos.

Na mesma noite ele piorou muito, de manhã ele não consegui mais engolir a saliva, estava da boquinha até o peito ensopado, e ao tentar ir no banheirinho, acabou fazendo xixi em si mesmo. Esse foi o último sinal, incontinência - já sabíamos que quando chegava nessa fase, não há mais muito tempo.

Ligamos pro vet, fomos direto pra lá. O método consiste em 2 injeções, uma é um sedativo, a outra pára o coração. Ficamos durante a administração do sedativo, ele dormiu enquanto falávamos com ele e fazíamos a carícia favorita na orelha, ele foi se encolhendo, se enrolando como fazem os gatos, e dormiu. Tivemos ainda uns minutinhos pra beijar, abraçar - ainda sinto o peluchinho macio dele no meu rosto - e nos retiramos da sala.

Tudo é muito horrível, não há consolo, não há alento. E por cima de tudo, você tem que decidir como quer "colocar o Taai Taai pra descansar" - escolhemos cremação e que as cinzas fossem jogadas ao mar.

Não tenho esperança que as lágrimas sequem, não tenho esperança que a dor passe, pelo menos por enquanto. O marido também está um caco como eu. Ele teve que ir pra empresa pra uma reunião, vai voltar em algumas horas pra gente "limpar" a casa: limpar onde o Taai Taai passou mal, jogar as toalhas, cobertores fora, trazer o banheirinho que colocamos no andar de baixo pro lugar original, ou seja, apagar um pouco as lembranças dolorosas e começar a aprender como é ter um gato só em casa. E uma família ainda menor...

Tyrus van den Broek, Taai Taai, 2005 - 2012

19 comentários:

Adriana disse...

Que tristeza, Adriana. Fiquei com lágrimas nos olhos ao ler este depoimento... Fiquem bem, na medida do possível... Bjs.

vcdarcie disse...

Chorei...

Sheila disse...

É como vc escreveu: não existem palavras que consolem...por isso não sei nem o que dizer. Dói demais, só isso que sei. Mas com o tempo, a dor diminui, porém sempre estará aquele vazio que nossos melhores amiguinhos deixam em nossos corações.

Força!!!

Joaninha Bacana disse...

Ohhhhh :-( Abraco bem grande e apertado :-(

Eliana disse...

Ah, que triste, mas vocês fizeram o melhor e ele foi em paz sem sofrimentos. Deixou saudades e lembranças alegres e estas que vcs devem guardar. Só o tempo mesmo pra consolar agora.

Marcita disse...

Querida Dri,
um grande abraço meu.
Já passei por isso 3 vezes, com cães. É horrível e a dor não passa, atenua. Tomar a decisão sobre colocar a minha beagle para dormir nos custou tanto, tanto, tanto! Isso foi em outubro de 2006 e eu chorei por causa dela ainda uns 3 anos. Bastava falar na Cuca que os meus olhos ficavam cheios d´água. Hoje a dor diminuiu. Lembro dela com uma pequena dor no coração, mas muita, muita alegria. E no jardim perto da minha casa sempre tem um monte de beagles (uns 5!!!) e eu brinco com todos sempre que vejo, para matar as saudades.
Ty está bem e está muito grato por vocês terem sidos tão bons para ele. E acho que quando a gente morre, acaba encontrando os nossos amiguinhos. Pelo menos foi o que vi no filme "Amor Além da Vida". Mas sobre essas coisas, a nossa amiga Holandesa é PhD e pode falar melhor e dizer se isso realmente acontece.
No mais, fique tranquila. O nosso Sky já está cuidando de tudo e dizendo pro Ty Ty não pular nenhum muro lá no céu porque não vai ter o papai B nem a mamãe Dri para correr atrás.
Por fim, se quiser, veja All Dogs Go to Heaven (todos os cães merecem o céu). É um desenho animado lindo.
Um beijo e um abraço para vocês.

Denise Fernandes disse...

RIP Tyrus van den Broek!!! :(
Infelizmente nunca estamos preparados para perder os seres que amamos...
Fique em paz Adriana!!! :)

lilian moreira disse...

Dri, aos pouquinhos a dor vai diminuindo, fica um vázio um buraco aberto.
Força e fique em paz.

marcia f teles disse...

Eh muito triste. Somente quem os ama sabe como eh dificil! Sinto muito. um abraco. marciaf56@yahoo.com

Valery disse...

Que triste, Adriana. Chorei também. Sinto muito. Que Deus dê forças pra voces superarem e que fique só as boas lembranças dele. Me deu um aperto no coração, tenho uma cachorrinha há 3 anos mas ela já deve ter uns 10 anos (ganhei), "morro" de medo dela adoecer... Um abraço.

Jaboticaba Preta disse...

Os teus filhotes sempre trouxeram brilho aos meus olhos em cada post escrito sobre eles.
Só quem tem amor por gatos é que compreende a dor da perda.

Força pra vcs 2 nessa hora.

Jaboticaba

Marcia disse...

:(

Dot the I disse...

Nossa, nunca comentei aqui antes, mas sempre leio.
Tenho um gatinho muito querido também, e chorei junto com o post.
Quer dor, espero que vá melhorando aos poucos.

Julieta disse...

Adriana, que tristeza, meus olhos estão cheios de lágrimas, que pena que o seu gatinho não aguentou mais; aconteceu com a Diana, minha cocker dourada.Foram os rins também e também a vi morrer com os remédios. Sinto muito. Beijos.

Julieta disse...

Adriana, que tristeza, meus olhos estão cheios de lágrimas, que pena que o seu gatinho não aguentou mais; aconteceu com a Diana, minha cocker dourada.Foram os rins também e também a vi morrer com os remédios. Sinto muito. Beijos.

Marcia disse...

Posso imaginar como você está se sentindo. Só que tem bichos de estimação sabe como é essa dor.
Hang in there.
bjs

Juliette disse...

Ai que triste...só o tempo agora. Depois pega um bebe gato para alegrar a casa outra vez.

Juliette disse...

Ai que triste...só o tempo agora. Depois pega um bebe gato para alegrar a casa outra vez.

Holandesa disse...

É Marcita,

O Sky e TyTy devem ter se encontrado e terem dito algo como: ei, eu te conheço de algum lugar!

Pelo menos, ele teve uma vida boa e feliz. Isso não diminui a dor, mas quando se ama, é a felicidade do ser amado que embalsa a dor...