quarta-feira, maio 19

Ah, essas crianças!


Então, com o terraço terminado ( falta ainda grama, iluminação ), a gente estava azul pra fazer alguma coisa pra "aproveitar" nosso novo pedacinho de chão, mas só chovia. Eis que ontem abriu o sol e, ignorando que era aquele sol luz de geladeira, que ilumina mas não esquenta, lá fomos nós churrasquear. Bart foi comprar uma vassoura especial para varrer o piso ( sim, aqui tem vassoura especial para varrer pedra ), eu fui comprar uma daquelas churrasqueiras descartáveis ( idéia maldita ), carnes eu tinha, e felizinhos fomos queimar um boi.

Apesar do sol, estava 13 graus e ventando que nem a Flórida em Setembro. Quem não mora na Holanda, vocês já viram uma churrasqueira descartável? É uma travessa de alumínio descartável com uma gradinha removível fuleira, num saco vem uns carvões e uns quadradinhos combustíveis. E só. Aí ventava, aquela fumaceira toda indo pra todo lado, eu lá, de calça e blusa de moletom com cachecol ( sim cachecol! ), a churrasqueirinha queimando a madeira da nossa mesa véia, os guardanapos voando, a tampa do tapuér voando, uma lástima. Idéia de tchongo churrasquear naquelas condições!

Só sei que jurei que a primeira providência é comprar uma churrasqueira decente. Eu queria uma de alvenaria, mas as baratas são medonhas e as bonitas são carésimas. E tem as desvantagens, por ser super pesada, corre o risco do meu piso lindo rachar, o design é holandês, e como holandês gosta de esturricar carne, a distância entre o carvão e a grelha é pequena mesmo no nível mais alto, e como aqui venta pra caramba, você não tem a opção de mudar a churrasqueira de posição pra fumaça não ir na sua cara.

Eu nunca vi marcas de churrasqueiras no Brasil, vai ver que agora até já tem, mas aqui tem várias, e a mais famosa é a americana Weber. Fui olhar o site deles e achei o meu novo sonho louco de consumo:

- pode ficar lá fora com a capinha de proteção
- você coloca o carvão, vira um botão e um acendedor queima seu carvão pra fazer a churrasqueira pegar sem precisar daqueles bastõezinhos fedidos ou pão molhado no álcool

- quando acaba a festa, você não precisa se lascar de limpar, tem uma panelinha acoplada no fundo onde as cinzas vão cair, você simplesmente remove a panelinha cheia e joga no lixo

- ela tem tampa, então você pode fazer churrasco "indireto", tipo o pernil que meu pai churrasqueia por 4 horas
- quando você remove a tampa, ela não precisa ficar jogada no chão te atrapalhando, tem um suporte de tampas na lateral
- tem ganchinho pra pendurar suas espátulas
- tem termômetro ( ótimo pro tal do cozimento indireto )
- tem mesinha de apoio ( pra fatiar aquela picanha )

Resumindo, a bicha só falta falar! Estou alucinada, pois iria resolver vários dos meus problemas logísticos. O problema é o precinho… Quem aí tenta adivinhar? Não vale googar.

Esse aqui é o link pra minha belezura:

http://www.weber.com/explore//Grill_details.aspx?glid=4&mid=25
Ó, eu acho que vale o preço, já meus colegas de trabalho acham que eu sou louca.

4 comentários:

Láris disse...

Chuto 1459 dollars.

vcdarcie disse...

eh linda, deve custar uns 1000 euros?

ELLI disse...

Olá, Adri! Meu nome é Eliane, sou paulistana tb, mas vivo na espanha,e meu marido é holandes. Estamos pensando em morar na Holanda, pois aqui na espanha a coisa vai mal...e andei pesquisando, para saber um poco da vida de brasileiros na Holando, a ver se é possivel se acostumar.. sei la´..vc ja se acostumou..com td por ai?? Saludos desde Marbella.

Unknown disse...

Dica,... sai fora do carvão, pega uma só a gaz q é show de bola! Experiência propria,... vc nem nota a diferença no gosto da carne, e fumaça praticamente não existe! Tá ai a dica.