terça-feira, junho 22

É ruim mas é bom...


Eu pago 52% de imposto. Recebi meu "salário de férias" esse mês, e diferente do Brasil, não vem com 33% adicional, ao contrário. Caiu inteirinho no box dos 52% e eu mais paguei imposto do que recebi euro-tutus.

Aí eu pago ainda o convênio de saúde, porque aqui saúde pública é privada, mais 100 eurecas por mês, e só isso porque a empresa do marido paga a metade.

E eu vou no médico pra ver se meu anel do estômago costurado ainda tá lá e o cara faz mil exames e não consegue chegar a uma conclusão. A médica de família me diz que não adianta ela me mandar pra outro porque existem só 5 no país e esse é o melhor. Suspiro. Via médica de família eu consigo uma das muitas imagens feitas pelo raio-X, mando pro médico no Brasil, que em 5 minutos me diz que o anel tá lá, mas que eu preciso da próxima vez que for ao Brasil fazer um ultrassom pra ver se ele mexeu e se está bem "aderido". Rezo todas as noites pra minha gastroplastia nunca dar problema, porque aqui eu morro sem saber do quê.

Mas quando você tem um problema banal e requenguela… o negócio funciona! Fui à medica ontem com 2 problemas ( mevrouw - diz a secretária - cada problema é uma consulta ), aftas e vasinhos na perna. Para as aftas, um remédinho paliativo e pedido de exame de sangue. Pros vasinhos, cartinha para um dermatologista em Veldhoven que é uma "sumidade" no problema. Acho estranho ir a um dermatologista pra isso, mas a médica falou tá falado. O remédinho que a médica me indicou já está me esperando na farmácia ao lado do consultório, o convênio cobre, eu saio de lá com duas caixinhas e sem deixar um tostão.

Vou imediatamente ao hospital pra fazer o exame de sangue, quase 5 da tarde. Na recepção tem um quadro que me manda seguir a Rota 65, estou no Catherine e ele é imenso. Chego no laboratório, uma maquininha me manda pegar uma senha, 772. Nos telões, vejo que estão no número 768, e o display informa os horários de pico do laboratório, estou no horário bom. A balie A me chama, pega meus dados, endereço da médica, etiqueta os vidrinhos, me manda de volta pra sala de espera. Mal sento a Zal 2 me chama, eu sento numa cadeira de dentista, a mulher é "delicaaaada" que só ela, mas 2 minutos depois recebo um band-aid e um adeus. Amanhã sua huisarts tem os resultados.

Já em casa tomo o remédinho pra afta, que é um gel e o gosto é terrível, mas doente tem mesmo é que sofrer, colocar um saborzinho de morango pra disfarçar porque? Mas funciona, o negócio já tá melhorando e ainda estou na terceira dose.

No fim do dia, estou admirada com a rapidez, com a organização e limpeza do hospital, salas bonitas, cantina convidativa, mais parece um shopping. Fico pensando que se meus parentes pobres tivessem acesso a um sistema assim, morreriam do coração ( olha o trocadilho infame ). Vou pagar uma mixariazinha pela consulta com a médica de família, mas de resto é tudo coberto, até o tratamento dos tais vasinhos.

E o negócio é ser feliz, porque Deus é pai e eu hei de ficar velhinha e morrer de velhice, sem precisar de grandes serviços dos médicos daqui. Enquanto isso eu vou assistindo House MD.

Toch?

2 comentários:

Mary disse...

Ih,já ouvi alguns médicos no Brasil dizerem que nem conhecem essa técnica de Gastroplastia... Dermatologista para vasinhos, eu pensaria em cirurgião vascular. Vivendo e aprendendo, bjo.

Alice disse...

Flebologia (estudo das veias = vasinhos) é um ramos da dermatologia. Cirurgião vascular é para grandes vasos. Tirei minha safena externa da perna direita na dermatologia do Erasmus MC (Dijkzigt), em Rotterdam, com um médico assistente (residente) do último ano, conhecido meu. Achei excelente. Técnica de Muller.