segunda-feira, outubro 25

Salve minhas férias!


Aqui na Holanda tem um programa aos domingos que me deixa pulando e xingando do sofá: salve minhas férias!

Todas as semanas são mostrados vários casos de holandeses que compram suas férias em hotéis, campings, apartamentos alugados, e embora na hora de comprar vejam brochuras ou websites com fotos maravilhosas, ao chegar no destino o lugar é um muquifo.

Sacanear turista, para mim, deveria ser crime inafiançável. A não ser que você seja rico e tenha muita grana a sua disposição, você irá, como eu, guardar seu suado dinheirinho pra férias, sem falar na miséria de dias que a gente tem ( aqui na Holanda "só" 40 ) pra aproveitar. Aí você chega no hotel e é tudo um esporcatcho, em alguns casos você nem fala a língua do lugar, ou você não sabe como contactar a agência de turismo pra reclamar…

Eu tenho a oportunidade de viajar várias vezes por ano. Eu ando de carro pocotó, eu compro móveis baratos, eu quase não vou à restaurantes, eu não compro roupas de marca, mas eu viajo bastante, e bem. Hoje eu já sou macaca véia, mas pra chegar aqui eu passei por alguns apuros que me fizeram aprender.

Primeiro mandamento do turista: se a esmola for demais, assim como o santo, desconfie. Se você pesquisa vários hotéis numa região e todos custam 100 dinheiros a diária, se aparecer um que promete o mesmo que os outros mas custa 50 dinheiros, desconfie, não se ache o espertinho que achou uma puuuuuta babada.

Outro primeiro mandamento ( empatado com o primeiro acima ): não faça nenhuma reserva ou compre pacote sem antes pesquisar os hotéis no TRIPADVISOR. Não pense que só porque é uma agência que está oferecendo um pacote a qualidade da acomodação é garantida. No tripadvisor há resenhas de viajantes, com fotos que eles fizeram ( e não só as oficiais do website do hotel ), tem até uma seção que mostra fotos de website e a "realidade", e acreditem-me é chocante! Tem gente muito cara de pau nesse ramo!

Faça uma listinha de "quesitos" necessários para você e sua família num hotel. Por exemplo, eu não tenho filhos, logo, em uma das minhas primeiras viagens de praia fiquei num hotel que não tinha clubinho pras creonças, e eu nem liguei, chegando lá vi o tamanho do meu erro: a criançada alucinada, correndo de cima pra baixo, azucrinando na piscina O TEMPO TODO. Depois disso passamos a visitar hotéis que não aceitam crianças ou que tenham clubinho, porque aí pelo menos metade da creonçada fica nas atividades com os monitores, e a gente tem paz pra aproveitar o hotel que NÃO É MAIS BARATO PARA QUEM NÃO TEM FILHOS.

Estude bem a localização, se você for de carro, principalmente na Europa, se tem estacionamento gratuito, se for num andar mais alto, veja se tem elevador ( ficar no terceiro andar com criança pequena sem elevador é pedir pra sofrer ), se café da manhã está incluido ( preste atenção que nos EUA muitas vezes eles falam "café continental" que é um par de donuts ou bagels e café-chafé de máquina ).

Se você reservou pela internet, leve toda a documentação impressa. Se reservou por site de reserva ( booking.com, hotels.com ) além da papelada impressa leve também o telefone do serviço de emergência, o truque mais antigo do livro é o gerente do hotel dizer que a central de reserva não repassou o dinheiro e você tem que pagar de novo. Se você está indo de pacote, além do hotline da agência, peça de antemão o telefone do receptivo, sem falar que os vouchers devem sempre estar com você.

Se você chegar no hotel e ele for uma pitomba, antes de ligar para a agência e rodar a baiana, diz a lei que você tem que dar ao hotel a oportunidade de retificar o erro, ou seja, te dar um quarto melhor. Só se o hotel não resolver seu problema é que você deve ligar pro receptivo ( em caso de pacote ). Se você for "por conta", no caso do hotel ser uma droga fica mais complicado, porque você vai reclamar pra quem? Então tire fotos para provar que o quarto era uma droga, pra tentar recuperar parte do dinheiro mais tarde. Se você nunca tiver ido naquele hotel, não compre os pacotes pré-pagos do booking.com e afins, vai ser um parto conseguir sua grana de volta. Se um hotel for ruim ao ponto de você não suportar ficar nele, você vai ter que ir procurar outro, então tenha um Lonely Planet ou qualquer outro guia sempre à mão, e a diária daquele dia vai pro beleléu, isso se o hotel permitir cancelamento um dia antes.

E muito importante também é escolher uma boa agência de turismo. Aqui na Holanda eu usei uma vez a D-Reizen, que se diz a mais barata do país. Comprei um pacote para o Egito 3 meses antes da viagem, escolhi o hotel a dedo, li muito tripadvisor, pesquisei localização, alimentação, tudinho; e estava felicíssima com a minha escolha. Uma semana antes da viagem a D-Reizen me ligou dizendo que o hotel fez overbooking, que eu tinha que escolher outro. Hoje eu sei que é responsabilidade da agência administrar overbooking de hotel, principalmente porque eu tinha o boleto do pagamento onde constava que o hotel e a passagem estavam confirmados. A prática normal nesses casos, fosse uma agência boa, eles te ligariam e te dariam um upgrade. Mas não com a D-Reizen. Eles me mandaram escolher outro hotel, 7 dias antes da viagem, e tudo estava lotado. Quando já estávamos desesperados, eles ofereceram um hotel "novo", eu não achei nenhuma resenha no Tripadvisor, mas juraram que era também 5 estrelas, que era na praia, que era all-in. Chegando lá, o hotel não era na praia, tinha um trenzinho pra levar a cada 30 minutos, o all-in não incluía nenhuma bebida alcoólica, e as 5 estrelas viraram 4 estrelas 3 semanas depois que voltamos. Então o que digo é, shit happens? Claro que sim, mas a forma como a D-Reizen agiu para solucionar o problema foi inaceitável, e eu não sabia na época quais eram os meus direitos. D-Reizen nunca mais, uso há anos a ARKE sem problema algum.

E é isso puevo, outro dia falo dos vôos, que tô ficando expert nisso também...


2 comentários:

vcdarcie disse...

Muito legal esse texto! Voce deveria fazer uma coluna fixa sobre dicas de viagem!!! Boa semana, bjs

Marcia disse...

Só uma coisa, meus ex-patrões ( Booking) não vendem pacotes fechados, apenas alguns hotéis exigem pagamento antecipado com tarifas especiais, mas de fato se algo ia errado era um parto conseguir o dinheiro de volta ( eu estava bem no finaceiro deles!)
A Booking costuma escolher bem os hotéis, e se algo der errado pode botar a boca no trombone com eles, e eles possuem um departamento para atender as reclamações. O Venere ( que hoje pertence ao Hotels.com) me enviou para dois hotéis medonhos na Itália, com eles nunca mais! No Brasil eu usei o Decolar.com para Maceió, era também pré-pago mas foi tudo bem.