segunda-feira, novembro 21

Dá pra fazer mesmo em 30 minutos?

Eu adoro as 30 minute meals do Jamie Oliver, mas nunca botei muita fé que daria pra fazer tudo aquilo, sem ter a experiência de chef, em 30 minutos. Decidida a comer uma boa pasta que coubesse na fase 3 da minha South Beach ( integral ), escolhi essa 30 minute meal do Jamie Oliver:



Desde o começo decidi que o pão ficaria de fora, porque não dava pra encaixá-lo na tal fase 3. O fennel ( erva doce? ) da salada também ía ficar de fora porque eu odeio. Então comecei assim:

Coloquei água pra ferver, dei uma limpadinha na área, peguei minhas panelas, frigideira pro molho, uma tigela pra salada. A salada foi a primeira, eu já tinha comprado meus rabanetes sem a folhagem e limpinhos, só fatiei em cima de uma cama de baby folhas. Espremi um limão num potinho pra nós usarmos pra temperar a salada, deixei na mesa ao lado do azeite.

Coloquei a água do macarrão pra ferver, e como o Jamie, coloquei o chocolate da ganache ali no "bafo" e fiquei ali jurando que aquilo não ía dar ponto. O truque da pitadinha de sal no chocolate é tudo, são esses segredinhos que a gente não sabe e outros chefs não ensinam.

Enquanto isso comecei meu molho, meu atum vinha em azeite e não em óleo comum, usei um chili pequenito só ( ele disse 1 ou 2, a gosto ), o alho - me embananei no alho porque não tenho o super esmagador que ele tem e tive que pelar antes, as alcaparras, as azeitonas e as anchovas. Fiquei me pelando de medo das anchovas porque não sou muito fã de anchovas, mas botei minha fé no Jamie. Salsinha aromatizando o óleo ( podia ter colocado mais ), atum, e minha mão se recusou a jogar canela naquela mistura que estava cheirando ultra-bem. Mais uma vez fui com fé nas indicações do Jamie e taquei a canela ( mas fui mais conservadora que ele ). Coloquei a passata, deixei engrossar um pouco. Nesse meio tempo a tal ganache, por um milagre, deu ponto. Servi com morangos e com uns biscoitinhos Atkins ( que ninguém comeu ). Joguei então meu macarrão no molho ( salvei uma metade antes, porque minha porção era só pra 2 pessoas ), arrematei como ele com água do cozimento, tremi na hora mas coloquei o limão, finalizei com mais salsinha e um fio de azeite.

Deu em menos de 30 minutos? Não, deu 32 e eu não fiz o pão. Qual a explicação? Bom, eu perdi tempo ao pelar o alho e demorei pacas pra desencaroçar as azeitonas. A destreza dele na faca não se compara, então minhas salsinhas demoraram o dobro. Mas o que mais "roubou" tempo foi não ter tudo à mão ( tive que procurar o alho, não conseguia abrir as alcaparras...) e principalmente, as limpadinhas. Veja que o Jamie vez por outra dá uma esfregadinha de mãos no pano de prato, mas com a mão cheia de salsinha ele se mete a fazer a ganache, e eu ali só pensando que eu morreria se caísse salsinha na minha linda e sedosa ganache. E eu lavei as mãos depois de abrir o atum, as anchovas, e se caiu salsinha no chão eu limpei pra não pisotear. Então no fim, deu 32 minutos, o que eu achei bem ótimo. Passei no mercado do lado de casa pra comprar os ingredientes e demorei 20 minutos, cozinhei em 32 minutos, foi uma hora entre a porta do escritório e a cadeira da mesa de jantar.

E a comida? Nunca comi pasta melhor, Jesus. É muito, muito, muito bom. A ganache também ficou de chorar. A salada tava simples demais, vou procurar alguma outra pra completar a refeição.

Então, vale a pena? Demais!

3 comentários:

Felipe Rogério disse...

Deu água na boca =)

Camila disse...

Truque que eu aprendi vendo o Bourdain: amassar o alho com casca, com a face da lâmina. Alho na tábua, faca grande deitada por cima dele, um empurrão com a base da mão e pronto. Daí é só tirar de dentro da casca e picar.

Alice disse...

Também amo essas refeições de 30 min do JO. Temos o livro!