terça-feira, janeiro 3

O bonzinho só se ferra

A Márcia, que mora em Portugal, uma vez disse que andando na rua achou uma TV boazinha, funcionando, “jogada” em frente a uma casa. Aparentemente, em Portugal quem tem coisas aproveitáveis, ao invés de jogar fora, coloca na rua e quem estiver interessado leva.

Aqui não é assim. Ai de você se você colocar uma LCD novinha na rua, leva multa! Aliás, me admira a organização maníaca desse povo, acreditam que tem coleta especial de árvore de Natal natural?

Eis que o móvel Ikea que me prometeram que durava só 5 anos ( quando muito ), está com 9 e está inteirão. Damn it! Vai embora porque além de eu não poder mais ver a cor dele, a nova TV tela plana não cabe no buraco onde fica a TV tubão. Então estamos lá, com aquele móvel ainda bom, uma TV que ainda funciona, até controle remoto tem, e o DVD player. Tivemos dó de jogar fora.

Aqui tem o tal marktplaats, uma versão holandesa do Ebay. Holandês que é holandês raramente doa as coisas, eu vejo gente vendendo livro velho, roupa de bebê, até planta de jardim. Acho o cúmulo da sovinisse. Já me disseram para doar no marktplaats, mas sinceramente, gente estranha entrando na minha casa, arranhando minhas paredes, com as botinas sujas de barro entrando sala a fora pra buscar o tal móvel, nã nã ni nã não. Foi então que me falaram do tal Het Goed.

Esse Het Goed é uma empresa que pega móveis doados ainda em condição de uso, coloca numa loja e vende por preços módicos, que em teoria só cobrem os gastos e não dão lucros, para os menos favorecidos. Achei uma boa idéia.

Contactei a empresa e que gente xexelenta, jesuis cristinho. O móvel tem que estar no andar térreo, não pode estar desmontado, tem que estar limpo. A TV tem que estar com controle remoto ( oi?, quem comprar a TV pode muito bem comprar um remoto de 10 contos ), limpa. E é claro que só retiram seu móvel em horário comercial e o pior, sem agendamento de horário. Ou seja, para doar um móvel com TV e DVD, eu tenho que tirar o dia livre na empresa. Vai-tomate-cru. Só vou doar porque acertei com o motorista do caminhão que ele vai me ligar meia hora antes e eu corro até em casa. Mas juro, nunca mais, da próxima vez vai pro lixão, o stort.

E ontem mais outra maluquice. Já contei aqui que tenho ódio mortal de carteiro holandês, né? É incrível o que eles fazem pra se livrar de um pacote de entrega. Quero morrer com a mania de entregar sua encomenda no vizinho caso você não esteja em casa. Sempre que o site de vendas permite, eu clico o “não entregar no vizinho”, mas duas vezes o carteiro já disse na minha cara que eu sou “asociaal” ( anti-social, um xingamento terrível pra holandês ). Já tive que caçar pacote em vizinho da rua de trás, vizinho 5 casas pra frente, e pasmem, até no supermercado perto de casa.

Dessa vez, quase infartei, o carteiro veio entregar um presente de fornecedor ( 3 garrafas de vinho carésimas ) e como nem eu e nem vizinho nenhum estávamos, deixou a caixa debaixo do nosso carro estacionado na frente da garagem, praticamente na rua. E deixou bilhetinho avisando do fato, o maledeto. O vizinho viu, deduziu que o pacote era meu, guardou-o. Eu fiquei possessa e liguei pro correio pra reclamar. Pra começo de conversa, a ligação pro serviço de atendimento ao consumidor do correio é cobrado, ou seja, eu tive que pagar pra reclamar. Aí eu dou o numero da entrega e a anta responde que foi entregue, caso encerrado, quando eu expliquei a situação ela se limitou a dizer que ía fazer uma advertência ao carteiro. Eu fiquei muito puta, paguei a ligação pra ouvir a mocinha apática dizer que vai advertir o meliante que largou meu pacote na rua. O marido diz que eu sou louca e o que é que eu esperava, ela jurar que vai decepar um dedo do cara e mandar numa caixinha pra mim? Ho ho ho, é isso mesmo, marido.

Olha que início de ano legal! 

5 comentários:

Eliana disse...

Feliz Ano Novo! Pois é, já foi feito um documentário sobre os serviços dos correios holandeses! Esta cada vez peior e menos onfiável.Foi cada história que apareceu. Aqui eles entregam correspondência da rua de trás, só pq os números são os mesmos. Esta mania de entregar nossos pacotes nos vizinhos pra mim é o fim. Ninguém tem a obrigação de fazer "o serviço"deles. Aqui no bairro o povo não quer nem saber, colocam as coisas na rua e quem quer leva.Este serviço do Het Goed é cheio de frescura. Agora eles colocaram um caminhãozinho que passa uma vez a cada 15 dias pro "cata bagulho", já que ninguém tem tempo, vontade ou saco pra se deslocar aos postos de coleta.

pacamanca disse...

Os correios italianos não merecem nem comentários, de tão horripilantemente ineficientes. Mas eu entrei num acordo com a minha vizinha, aposentada que vive enfurnada em casa porque o marido anda de cadeira de rodas, e com o courier, que é sempre o mesmo: se ele tocar aqui em casa e eu não estiver, toca na vizinha que ela pega o pacote e depois me dá. Senão tenho que esperar dois dias e ir até a casa do chapéu pra pegar. Mas a gente decidiu isso de comum acordo, o cara não saiu tocando todas as campainhas do prédio importunando os vizinhos quando viu que eu não estava em casa.

vcdarcie disse...

Feliz Ano Novo (infelizmente com muita chuva, frio e vento).... pena que nao falou da tv antes, eu queria rsrs
beijos

Line disse...

Acabamos de colocar umas quinquilharias a preço de banana no Marktplaats. Vamos nos mudar e temos muita coisa antiga, em ótimo estado, mas antiga. Além disso temos móveis que não cabem na casa nova.

Nosso plano era tentar "vender" o máximo possível, e o que não fosse vendido, seria entregue a essa empresa que pega os móveis usados.
Mas olha, depois de ler isso, acho que nem vou me arriscar, vamos ter que jogar no lixo mesmo.

E quanto a esse carteiro, ele provavelmente deveria ter fumado alguma coisa ilícita, só pode! Também detesto quando deixam nossas entregas nos vizinhos, mas deixar a entrega na rua???

Marcia disse...

Aqui em Berlim aproveita-se tudo! Sempre arrumo destino para minhas coisas. E aqui o pacote do correio pode ficar numa tal de Paketstation, protegido, sem contato humano, onde você pode retirar 24 horas por dia. A minha é aqui perto de casa. Infelizmente lidar com gente que faz serviços manuais na Holanda é irritação na certa.