quarta-feira, janeiro 25

Xororô

Não entendo em SP esse xororô todo pelo fim da sacolinhas plásticas do mercado.

O que mais vi nas duas visitas ao país que fiz no ano passado, foi gente de carrão zero, de roupinha de marca, indo viajar pro exterior ( o resort na Bahia esse ano estava às moscas ), e aí neguinho fica miguelando sacolinha de plástico? É tão simples, é só comprar umas sacolas apropriadas pra lixo e deixar de usar a sacolinha para esse fim ( que coisa mais brega essa mania ), e comprar umas boas sacolas reutilizáveis pro dia-a-dia. Ah, e quando esquecer? Faça como nós aqui, compre a tal da sacola compostável ou pegue uma caixa, que sempre tá sobrando no mercado. Gente, quando visitamos Natal, ficamos horrorizados com as praias e dunas CHEIAS desses saquinhos malditos que voam do lixão com os ventos fortes daquela cidade.

E as redes de supermercado estão sendo bem safadas mesmo, o dinheiro das sacolas já está embutido no produto, alguém tirou? Necas, então vai tudo pro faturamento do mercado.

E mudando um pouco de assunto… Mas não muito, hoje eu e meu colega gerente passamos por uma situação estranha. Temos dois funcionários assistentes administrativos, um do grupo dele e um do meu. O contrato deles está vencendo e conseguimos aprovar um contrato fixo pra ambos. Chamamos o meu funcionário primeiro, ele ficou todo contente, contrato fixo, aumentinho, tapinha nas costas, foi embora feliz. O outro, recusou o aumento. Como?

Ele explicou que ele e a esposa moram há vários anos numa "casa social" muito boa, que pagam só €280 de aluguel, e que não querem perder o benefício, e se ele tiver esse aumento, passará da renda mínima máxima.

Eu, que só convivo com holandeses no trabalho, todos com um salário razoável, certo nível sócio-cultural, esqueço que aqui também tem gente menos abastada, e em alguns casos, também trambiqueiros. Acho esse negócio da tal casa social um ciclo vicioso, o neguinho recebe a ajuda e nunca sai dela. Acho que deveria haver um limite de tempo, 5 anos, 8 anos, pelo menos se o beneficiário não for senior. Por um lado, tem gente que começa a receber o benefício, se acomoda e nunca sai dele. Por outro, tem gente que realmente necessita, mas fica na fila anos e anos. O negócio tá muito mal feito. Um casal novo, que receba o benefício por, digamos, 8 anos, já não é uma puuuuuta ajuda? Mas é como esse rapaz aqui, casou, conseguiram a tal casa social, foram ficando. Ele conseguiu um emprego melhor, a mulher parou de trabalhar para ter filho. E pretendem ir ficando.

 Mal feita essa lei que regula esse benefício, é minha opinião.

1 comentários:

Juliana disse...

Tambem nao aguento mais esse xororo por causa das sacolinhas de plastico. Crescam!!!!!

Os mesmos brasileiros que la reclamam de ter que comprar sacolas reutilizaveis, veem pra ca e acham as sacolas daqui de muito maior qualidade e nao acham ruim de pagar por elas!

Poupe-me!