domingo, julho 27

Down

Um casal de amigos brasileiros está voltando ao Brasil, e ontem fui me despedir deles.

Na volta, pensando numa conversa que tive lá com a Claudinha, me dei conta de uma coisa.

Em mais de cinco anos na Holanda, fiz 4 amigas que substituiram mãe, irmão, sobrinhos, cunhadas, tios, primos, outros amigos, elas são minha família holandesa. Ontem me despedi de uma, e apesar de internet, de correios, passagens baratas, ela não vai mais estar ali em Rotterdam, nem nos churrascos, jantares e convescotes. Minha família aqui na Holanda diminuiu, e isso é triste, deveras triste.

Hoje acordei down, porque devia ter dito isso pra ela ontem, mas a verdade é só agora é que caiu a minha ficha. Não quero ficar de chororô porque nessas horas os amigos tem que dar apoio, tem que pensar que não está sendo fácil para quem vai e lágrimas dificultam ainda mais.

Mas somos humanos, e os amigos que aqui ficaram estão todos muito tristes, eu inclusive. Então que venham as lágrimas, ainda que escondidinhas do lado de cá do computador, e uma singela prece para que ainda nos encontremos muitas vezes.

Taí, chó-rei.

4 comentários:

Anônimo disse...

Para mim, a partida deles é um nó que não conseguirei desatar tão cedo da garganta. Uma grande, grande saudade. Queria muito poder ter estado com vocês ontem.
Mas pelo menos você tem a Holandesa aí, do teu ladinho!
E os teus gatos que não são gordos como você diz aí ao lado. São FOFOS. Lindos.

Bia disse...

Dri
Obrigada, obrigada, obrigada...
Uma coisa que aprendemos nessa vidinha é que vamos deixando pedacinhos nossos pra trás, com amigos, pelo mundo. Mas não vamos incompletos: vamos sempre carregar um pedacinho deles tb.
Eu, na hora que comecei a chorar, não consegui dizer mais nada lógico. Então, aos poucos, vou dizendo pra todos o quanto gosto deles, de como vamos sentir saudades e o mais importante, o quanto o mundo está ficando "pequeno", pra gente se ver mais e mais vezes.....
Beijo grande e obrigada!

Anônimo disse...

Bia e Ton, que a nova etapa da vida de vocês também seja tão rica e interessante quanto as anteriores. Continuarei a seguir seus passos pelas fotos, como sempre fiz. Um abraço, Marcia

Silvinha disse...

Oi!
Cheguei no seu blog através do Joaninha Bacana e gostei tanto desse texto! Não da sua dor, claaaaro, mas porque esses laços que criamos quando estamos tão distantes da nossa terra natal se tornam realmente importantes, uma simples conversa, um e-mail trocado têm uma importância tão maior...
E ainda quero conhecer a Holanda!

Beijos