segunda-feira, julho 21

Poodle faminto

Se há coisa que eu detesto é gente que, por pura crueldade, quer ver o outro pedindo, implorando, rolando no chão e fingindo de morto, por um favor.

Se neguinho sádico for depender de mim para sua felicidade, vai ficar infeliz.

Semana passada fui ao WinkelcentrumWoensel ( um shopping a céu aberto ) fazer compras. O estacionamento do Winkelcentrum sempre foi gratuito, ano passado resolveram mudar e agora é pago. É barato, o dia todo custa 3 euros, uma pechincha para os padrões holandeses. O problema, é que como é uma coisa relativamente nova, muita gente vive esquecendo de levar moedas. Eu sempre esqueço. A partir da semana que vem vai poder pagar com cartão, mas até agora não era possível.

É aí que entra o implorar número 1. Já é um pé no saco você ter que ir à uma loja pedir para eles trocarem dinheiro por moedas, voltar pra maquininha pra imprimir o papelzinho, voltar ao carro pra deixar o papelzinho, e só então fazer suas compras. Pra completar, muito frequentemente você vai até a loja mais próxima e a mulher diz "ih, ik heb géén kleine munten" ( tô sem troco ). Aí você tem que fazer caras e beiços, tem que ser docinha, pra mulher liberar uma moedinha. Liberaê dona. Na na ni na não, comigo não violão. Eu pego meu dindinzinho, entro na Hema que é a primeira loja do WCentrum, compro um pacotinho de balinhas de 55 cents, e pago com a nota que eu tiver na carteira, mesmo que for 50 mangos. Aí a menina do caixa te pergunta: não tem menor? Dããã, não é a toa que a dita é caixa de Hema ( não precisam me mandar e-mails e nem deixar comentários dizendo que ser caixa de Hema é um emprego "digno", eu não disse que é "indigno", só que se a dita fosse o supra-sumo da inteligência seria engenheira geológica da Shell, não caixa da Hema ), se eu tivesse menor tinha te dado, songa, e outra, a Hema é a primeira loja do WCentrum, você não percebe que tem um mooonte de gente comprando balinha com nota de 50 mangos? Pego fila, aguento o "crânio" do caixa, mas implorar por troco, não imploro merrrrrmo.

Então, semana passada chovia, o WCentrum estava lotado, eu estava sem a mínima vontade de fazer a via-sacra das moedas debaixo de chuva. Raspei minha carteira, as moedas no cinzeiro do carro, os bolsos, e consegui juntar uns 80 centavos, que me compraram pouco mais de uma hora no estacionamento. Eu tinha que correr mais que o ligeirinho. Adriana + liquidação + supermercado + 1 hora de estacionamento = desastre. Estou caminhando em direção do carro quando vejo o guarda gordinho me canetando. Pensei sinceramente em voltar pra trás, deixar o caneteiro terminar o trabalho dele, e só então ir pro carro, mas continuava chovendo e eu ainda tinha que ir no Albertão. Cheguei no carro:

Dri: - Estou atrasada, né?
Caneteiro: - É, está, mais de 10 minutos.
Dri: - Que pena. ( abrindo a porta do carro e colocando suas compras dentro ).
Caneteiro: - E a senhora vai ter que pagar 47 mangos por causa de 10 minutos.
Dri: - Que pena. ( abrindo a caixa de morangos e pegando um ).
Caneteiro: - Ah, mais um real do estacionamento que a senhora não pagou.
Dri: - 48, 47, qual a diferença? Que pena... ( morde o morango )
Caneteiro: - E eu nem posso cancelar a multa... ( ahá, essa é a deixa, ele quer me ver implorando, pedindo, deitando no chão e fingindo de morta que nem poodle com fome )
Dri: - Não, o senhor está certo, eu estou 10 minutos atrasada. ( morde o morango e estende a mão pra pegar a multa ).
Caneteiro: - Nossa, começar o final de semana "perdendo" 48 mangos, hein... ( visivelmente frustrado por eu não imitar um poodle faminto ).
Dri: - Ah, 48 mangos não é tanto assim, podia ser pior ( pensando: viado dos carambas, dá pra eu comprar aquela jaquetinha jeans que eu adorei ).
Caneteiro: - Tudo por causa de 10 minutinhos ( ô dona, vai imitar o poodle ou não? eu não vou cancelar a multa de jeito nenhum, mas pelo menos sua imitação de poodle vai me deixar felizinho ).
Dri: - Meu senhor, eu estou com pressa e sei que estou errada. O senhor está só fazendo seu trabalho. A multa está pronta? Eu preciso ir...

Deixei a multa no vidro, assim não precisava ir até a maquininha e emitir o ticket do estacionamento, isso sem falar que eu continuava sem uma moeda. Fiz minhas compras no Albertão. Lembrei que eu tinha que devolver o filme na locadora, que fica também no estacionamento do WCentrum, só que do outro lado, com entrada pela rua de trás. Com preguiça de andar, os pés ensopados, e querendo aproveitar o máximo da minha multa, dirigi até o outro lado e estacionei, deixando novamente a multa no vidro. Quando saio da locadora para voltar ao carro, quem está lá, prestes a me multar? O mesmo caneteiro!

Caneteiro: -A senhora de novo? ( como se houvessem muitos Atos dourados em Eindhoven, como se ele não reconhecesse a multa que ele mesmo escreveu )
Dri: -O senhor de novo?
Caneteiro: -A senhora não comprou seu bilhete novamente.
Dri: -Não, eu AINDA não comprei meu bilhete porque AINDA não vi a multa, (pegando a multa e fingindo que a via pela primeira vez) e porque com o 1 euro extra que o senhor adicionou à multa eu tenho direito a 2 horas de estacionamento.
Caneteiro: -Mas seu carro estava estacionado em outro lugar.
Dri: -Não, não estava. Olha aí na multa - local: estacionamento WCentrum. O senhor pode até me dar outra multa, vai estar escrito também WCentrum, e eu mando pro departamento de trânsito e digo que fui multada duas vezes pela mesma infração, o que é proibido por lei. ( eu sou estrangeira mas não sou uma paguá )
Caneteiro: -A senhora já está saindo, né?
Dri: -Devagarinho, estou...

Me ferrei mas não implorei!

Na quinta-feira fui sair da empresa e como estamos no meio da fábrica, temos um relógio de ponto. Você passa seu crachá magnético e ele registra o horário de saída. Passei o meu e ele apitou feito um louco. O negócio deve estar doido, pensei. E fui embora. Hoje veio a secretária do departamento, que é um amor - verdade, mas... Adriáááána, o relógio de ponto apitou na quinta-feira? E eu: apitou! Ah, ele apitou porque você saiu 8 minutos mais cedo ( e me olhou com aquela cara: se você imitar um poodle com fome eu posso arrumar manualmente ). E eu: ninguém me falou do apito, se eu soubesse teria voltado e trabalhado mais 8 minutos. Ela: oquei. Eu: oquei. Ela: esses 8 minutos vão ser descontados das suas férias. Eu: tudo bem, eu volto 8 minutos mais cedo quando eu for de férias. Ela foi sentar, eu fui sentar.

Meia hora depois ela vem com o formulário: eu arrumei, apaguei os 8 minutos. Eu: how nice of you... thanks. E só. E não imitei poodle com fome.

Agora me respondam, porque essa gente com um mínimo de poder, tem essa necessidade de ver você rolar no chão, miserávelmente implorando por um favor, choramingando, "adriáááána menina má, muito má, má mesmo, buahhhh"? Faz bem pro ego?

Faça-me o favor...

14 comentários:

Camila disse...

A choramingacao do poodle com fome faz com que as pequenas autoridades sintam que detêm um grande poder. (Dito assim parece até sério, né? ;-) )

Anônimo disse...

Por aqui a gente costuma chamar isso de "síndrome do pequeno poder"... hehehe

Anônimo disse...

Essa comparação do Poodle faminto é mesmo muito hilária!
Não sabia que por ai tb tem cartão de ponto... pensava que era mais light...
Abç

Unknown disse...

Dri, sei que estou sumidérrimo... não comento em lugar nenhum... mas... vc se supera... amo seus posts e seu "humor" :-)
Parabéns pelo novo puchadinho.
Eu tô ensaiando um come back... mas fico pensando na(o)s loba(o)s e etc... e vou empurrando com a barriga.
E aqueles lances lá do BR, que a gente conversou por e-mail uma vez? As coisas melhoraram?
Beijo

Laura disse...

Passamos por algo igual aqui. Qdo chegamos tava la o guardinha com pose de cawboy la canetando. Explicamos que estavamos indo e ele fez a cara de "implore + um pouco". O marido pegou a multa colocou no vidro e disse: com esse preço posso ficar o dia todo. Abraços

Anônimo disse...

Olá Dri,
Sou leitora assídua do seu blog, este post foi o meu favorito, a-do-re-i, a-me-i....

Isso mesmo Dri, não seja poodle chorão,

Beijos

Lib disse...

e a tal microfisica do poder, bee. moro em dubai, trabalho numa companhia aerea. vejo isso todos os dias e a-do-re-i sua atuacao com o guardinha.

me deu ideias, huahuahua. adoro.

voltarei mais vezes por aqui.

Anônimo disse...

Dri, vc sintetizou mto bem o que faz ter ÓDIO desse povo daqui. Me pergunto se custa muito ser uma pessoa agradável? Tem que sempre serem arrogantes e cheios de si.
Outro dia esqueci a chave do escritório e pedi para o guarda: pode fazer um favor para mim? quando for fazer a ronda para fechar o prédio, pode trancar a minha sala, pois estou sem a chave? ele respondeu: isso nao é meu trabalho. Eu: sim, eu sei, por isso pedi um favor, pode ser? ele: mas eu nao sou responsável se sumir alguma coisa da sua sala. eu: ok, muito obrigada. É muito gentil da sua parte.
Resultado: ele nao trancou a sala.
Pergunto: vai cair a mao se rodar a chave na fechadura?

Mines disse...

Dri, conta uma coisa?
Que língua vc fala no dia a dia, tipo no seu trabalho? Ingles? Que lígua vc usou com o guarda quando discutia com ele?
Vc usa o holandes fluentemente? Eles aceitam o ingles normalmente?
Apenas curiosidades...
Abracos, Ines

Anônimo disse...

Oi Dri!
Acho que não vai se lembrar de mim. Eu fui intercambista na Alemanha de fev 2003 a fev 2004 e mantinha um blog na época. Você tomou conhecimento dele através da Cristina, que mora em Rotterdam. Às vezes deixava um comment e tal... Desde então acompanho seu blog, mesmo depois que voltei pro Brasil (e olha que isso já faz 4 anos e meio!!) e dessa vez resolvi deixar um recadinho pra dizer que adoro seus posts e o humor que há neles! Eu entro de vez em quando pra saber se vc tá bem, saber qual é a última dica de viagem ( pq eu adoro as suas dicas) e ler seus posts engraçados sobre situações cotidianas aí. Só queria mesmo dizer que adorei o post do poodle faminto, que me lembra muito de coisas que eu vivi na Alemanha, e pra te deixar um beijo!

Anônimo disse...

Isso aqui na minha terra se chama ser esnobe

Anônimo disse...

Quando Deus nao deu asa a cobras ele sabia o que estava fazendo. Fofa Dri querida, ainda bem que vc nao é magra nem bonita, caso o fosse ninguém iria te aguentar.

Silvinha disse...

hahaha, valeu à pena perder quase €50 p/ ver a cara do guarda! a definição de poodle faminto foi òtima!

X)

Joaninha Bacana disse...

Hahaha - adorei a expressao 'cara de poodle faminto' :o) Seu blog é muito legal, tô adorando ler :oD
Bjs, Angela