quinta-feira, julho 17

Eu sou eu, você é você

Eu sei que muitas das pessoas que vieram parar nesse blog o fizeram a procura de "experiências" de uma brasileira que casou com um holandês e imigrou pra Holanda. Eu sempre esperei que as pessoas tenham o bom senso de levar em consideração que "cada caso é um caso", que cada um tem um background diferente, tem objetivos diferentes e encara a vida de forma diferente. Se a pessoa tiver o mínimo de inteligência e bom senso, não vai deixar minhas experiências influenciarem seu comportamento, nas suas decisões, afinal cada um tem um caminho diferente a trilhar. Mas infelizmente, nem sempre é assim.

Outro dia ouvi de uma brasileira reclamona "a Adriana parece que esqueceu como ela reclamou quando veio para cá". Ué, e o fato de eu ter sido reclamona "justifica" a reclamação alheia? E vamos analisar, quem for ao meu arquivo de posts, vai ver que meu primeiro ano aqui foi razoavelmente livre de reclamações, fora o "tá frio", "não tenho carteira de motorista", "não tem vaga do ROC", coisinhas bobas e esparças. Para quem lembra da "Teoria das Fases" do falecido blog da Claudinha, eu estava na primeira, ainda estava encantada com a Holanda. Mas quando e porquê eu virei "a reclamona"? Eu queria muuuito retomar minha carreira onde eu tinha parado, não servia qualquer área e qualquer emprego. Eu coloquei para mim uma meta dificílima, que era competir com os holandeses num mercado de trabalho em crise ( aquele foi um ano de muita recessão ), sem falar holandês, sem diploma holandês, sem experiência de trabalho na Holanda. Fiz entrevistas em 8 empresas naquele ano, em 7 delas fui até a terceira fase, ou seja, foram pelo menos 22 entrevistas, um "accessment day", e 8 cartinhas "I am so sorry, but we decided to proceed with another candidate". Eu estava emocionalmente em pedaços, perdida sem saber porquê na última fase acabavam sempre escolhendo outra pessoa, sem saber como "consertar" o que eu estava fazendo errado nas entrevistas.

Daí eu pergunto, a reclamona em questão, a quantos meses está aqui? Mais de um ano? Quantos "nãos" já levastes na cara, 3, 4, 5? Quantas vezes você vestiu seu terninho, pegou o trem de manhã toda nervosa, viu e reviu seu CV a caminho da estação, 10, 20, 22?

Na verdade, eu acho que quem faz a loucura que eu fiz, largar uma vida estável no Brasil e vir para cá começar praticamente do zero, tem que QUERER muito. Tem que ter um bom motivo. Uns vem para tirar um diploma que vai abrir muitas portas ( ou cofres ), outros vem para juntar uma grana e voltar, mas a maioria vem por causa de um parceiro. O que veio para estudar tem que AMAR seu curso, sua faculdade, tem que acreditar piamente que aquele diploma vai lhe trazer um futuro profissional muito melhor. Quem vem pra juntar grana tem que precisar MUITO. E quem vem por causa do namorado, marido, parceiro ( ou a ), tem que AMAR, ADORAR, ADMIRAR, revirar os olhinhos, suspirar muito pelo outro, senão a "empreitada" está fadada ao fracasso. Porque tem dias que sua moral está tão no chão, você está emocionalmente tão cansada, o horizonte parece tão distante e perdido, que só mesmo a certeza de que você quer muito estar com aquela pessoa, e que aquela pessoa vale muito a pena, segura a gente. E olha que eu não sou muito romântica, como já cansaram de dizer aqui, eu sou analítica. Sem esse "revirar de olhinhos" pelo parceiro, o melhor é continuar no Brasil, porque a ilusão de "morar nas Zuropa" é efêmera demais. Se eu não revirasse os olhinhos por FH até hoje, já teria me mandado a tempos!

Portanto, para você que veio parar nesse blog porque tem um namorado holandês, leia blogs, sites informativos, troque e-mails, mas não deixe isso determinar como você vai viver sua vida ou que decisões você vai tomar. Não pense que a experiência alheia, boa ou má, vai determinar a sua "sorte". Se você já decidiu que vem ( ou já está aqui ), pense bem no que você quer. Querer um emprego simples, apenas para ganhar uma grana para ajudar no orçamento doméstico e para não depender de parceiro, não é vergonha nenhuma. E se você decidir que você quer retomar sua carreira, ou começar uma carreira nova por aqui, esteja preparada para as dificuldades, porque elas certamente virão. Pode parecer um choque, mas as empresas não estão aqui paradas, segurando uma vaga aberta, só esperando você chegar. E colega, deixe o comodismo, a preguiça, a tendência ao ócio de lado, porque você vai ter que estudar holandês, se quiser dirigir vai ter que ter aulinhas e fazer um novo exame, provavelmente não vai ter empregada, então você vai ter que lambar atrás do tanque e do fogão. A Holanda pode dar sim boas chances profissionais, mas como diria a Sandy ( que coisa brega ), você vai ter que rebolar!

E por último. Se você PRECISA reclamar ( com eu precisava ), abra um blog. Coloque lá suas reclamações e vai ler quem quer. Só reclame via e-mail, telefone ou pessoalmente para quem for muito seu amigo. Se uma pessoa lê suas reclamações no blog, se incomoda, mas continua voltando, o chato é ele, e não você.

E para fechar esse post, deixarei aqui as sábias e filosóficas palavras da minha amiga Alice, mal sabia eu quando as ouvi que seriam uma profecia: a vida aqui na Holanda começa a entrar nos eixos não depois de 3 meses, mas de 3 anos!

12 comentários:

Anônimo disse...

Espero que este blog te traga sorte, prazer e diversão.
um beijo,
Mônica Peres

Anônimo disse...

Continuo vontando diariamente ao seu blog pq acho que vc escreve com base, e discorre com paixão por suas convicções.
Deixo aqui uma frase de Gestalt e que acho muito sábias: "Eu sigo o meu caminho tu segues o teu. Não estou neste mundo para corresponder as suas expectativas, e tu não estás neste mundo para corresponder as minhas.Tu és tu, e eu sou eu.E se por acaso nos encontrarmos será maravilhoso.Se não, não há nada a fazer...
Abraço

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog novo. Ficou muito bom. sucesso e que traga sempre determinação, confiança e sucesso.

Denilson Faria

Anônimo disse...

Gostei do novo blog!!

Com certeza cada pessoa é diferente, os objetivos também, o namorado também, a preguiça também... Mas para as pessoas que tem pelo menos a força de vontade parecida com a que vc tem, e estão só começando a trilhar um caminho que vc tem um pouco mais de experiencia, traz conforto ler o seu blog e de outras pessoas e ver que vcs estão alcançando seus objetivos. Da esperança que esta pessoa também vai ter a chance de um dia chegar lá.

Abçs

Doll Kinha disse...

Pois é...eu já estou a 4 e a minha ainda não entrou.

Anônimo disse...

Pois é Adriana, ainda me lembro do tempo que você ainda deslumbrada escrevia no blog, se não engano até escrevi uma vez que o encanto logo acabaria. Também passei por isso, todas nós passamos... agora imagina, me mudei recentemente pro Brasil por causa do trabalho do meu marido, estou morando em São Paulo e estou detestando... não vejo a hora de voltar. Esse lance de adaptação sempre vai ocorrer em grandes mudanças, é assustador mas nós como verdadeiras guerreiras sempre tiramos de letra. Boa sorte com seu novo cantinho. Beijos, Marina Wildhagen

Laura disse...

Vc falou uma coisa muito interessante: sem alguem le o blog, acha ruim de ter reclamaçoes ali e ainda volta, chata eh a pessoa.
Agora mais chato ainda é o que age como se o que esta escrito ali é aplicavel para todos, sem considerar o fato de que cada um tem uma realidade.
Descaradamente coloquei um link seu no meu blog.
Boa semana
=)

Anônimo disse...

Ah, finalmente se livrou daquele lixo do Blogger BR! Tá lindinho esse, essa template tem bem mais sua cara, achava a outra meio hiponga...Eu estou achando que só agora minha vida está entrando nos eixos aqui, ainda não cheguei lá mas aos poucos vou caminhando, porque ficar parada não dá. Reclamar todo mundo reclama, mas desconfio muito de pessoas que acham tudo aqui maravilhoso, assim como daquelas que acham tudo terrível. Aqui, como todo lugar, tem suas coisas boas e ruins.
Desculpe em trazer tópico do Orkut aqui, mas fiquei surpresa em ler que sua mãe não tem seguro de saúde! Eu não sei que seguro vocês viram de 1500 reais, mas minha mãe usa Unimed e está bem satisfeita, eles não tem muitos hospitais badalados mas os que eles têm parecem bem decentes. Não sei quantos anos sua mãe tem mas a minha tem 67, e sei que ela não paga nem perto de 1500 reais, talvez uns 500, mas não sei direito. Só não sei se a Unimed atende no ABC, ela parece ser mais direcionada para SP e Guarulhos. Abs,

Holandesa disse...

Sobrou pra vc lá no meu blog!

Camila disse...

Adriana, acho que muito do que vc escreve se aplica ao resto da Europa tb. Vivo na Alemanha há 1 ano e 7 meses e estou comecando a procurar um emprego (no Brasil eu era advogada, tinha meu próprio escritório e vim pra cá por amor). Espero conseguir ter a mesma determinacao que vc, que me parece incansável e muito batalhadora. Parabéns pelas conquistas e pelo blog novo!

Naldy disse...

Pois é... quase 5 anos que estou aqui. Agora finalmente tudo se encaixou.

Nós que vivemos aqui bem sabemos como é.

E o idioma: já fala fluente? hummm acho que nunca vai ser fluente, mas já dá para entrar numa discussão em holandês.

Unknown disse...

É foda mesmo. Moro na Espanha há dois anos e meio. Por sorte trabalho na minha área, mas tb nao tenho o título homologado e portanto, recebo bem menos que a guria que senta do meu lado. Complicado. Vim para estudar, mas tenho que trabalhar pra me manter... a gente vai lebando, vamos ver até qdo dá..hehehehe