terça-feira, novembro 11

Pepinos

Sempre ouvi falar que à medida que envelhecem, os pais viram os filhos. Pensei que fosse demorar mais, mas minha mãe já está me dando preocupações que um filho me daria.

Eu sempre achei, e falei, que investir na bolsa, para nós pobres mortais, se faz com dinheiro da qual você não depende. Minha mãe depende do dinheirinho dela, ele fica no banco, rende, e com parte do rendimento ela vive. Aí ela fica ouvindo esse povo que se gaba de ter ganhado 10, 20, 30 tostões na bolsa, e acaba aplicando também. Só que esse povo não vive "de renda", e ela sim. Só sei que com a queda da bolsa ela tomou um baita prejuízo, e agora tá lá, chorando as pitangas, tem que deixar o dinheiro investido pra tentar recuperar alguma coisa. O gerente do banco falou que vai demorar "um pouco", ela tá lá crente que em 3 meses tem os tutus de volta, e eu SEI que em menos de 1 ano ela não vai ver tostão. Sendo otimista 2 anos.

E daí vem o segundo ponto. Ela ter parado de pagar o convênio, e agora diz que não vai nem pensar em voltar a pagar porque a renda dela está reduzida. Isso me preocupa muito, muito mesmo. Ela operou da coluna, a operação não foi bem sucedida, ela está novamente com dores e tomando corticóides. O médico está agora falando em fazer uma segunda cirurgia, complicadésima, que ela não sabe me explicar, só me diz que é para "desligar todos os nervos". Aí, ela acha que o médico vai fazer a cirurgia de graça, já que a primeira "não funcionou" e foi ele quem fez. Mesmo que o médico não cobre os honorários dele, tem o hospital, o anestesista, exames... O meu irmão, enquanto ela não vier pedir dinheiro, tá pouco se lixando, eu daqui posso fazer o quê, se ela toma todas essas decisões sem me consultar?

A mãe de uma amiga teve câncer de mama, e em 10 meses de tratamento, a conta paga pelo convênio chegou aos 170 mil reais. Minha mãe morreria, porque tanto eu quanto meu irmão não temos essa grana. Agora me pergunta se ela pensa nisso... Mas eu estou sendo repetitiva, estou aqui falando o que já falei há alguns meses.

Mas sabem o que é? Embora seja bom ir de férias para o Brasil, onde todo mundo fala a sua língua e onde sua família está, é também mergulhar nesse mar de problemas que você desconhece quando está aqui. Eu sei que eu sempre reclamo de saudade da família, mas por outro lado, estou aqui na minha "concha", protegida das mazelas familiares. Pelo menos, no lado materno da família os problemas são geralmente financeiros, o que de uma forma ou outra se ajeitam, já do lado paterno, que com exceção de 1 prima ( e a mãe dela, marido e filho ), eu estou pouco me lixando, os problemas são mais graves, muitas doenças e brigas medonhas, filho-com-pai, primo-com-prima. Esse lado da família prova que dinheiro não traz mesmo felicidade, e no caso deles, nem manda buscar.

Nesse meio tempo, passagens para a Bahia compradas, mas usando o cartão do meu irmão. Pagar com cartão internacional não deu mesmo, e como a minha mãe está em Holambra sem poder dirigir, pedi ajuda pro meu irmão.

5 comentários:

Marcia-Rotterdam disse...

Dri, como eu já disse antes, deixar sua mãe sem convênio no Brasil é loucura total! Insista, bata o pé. A Unimed é boa e não é cara, é o que a minha mãe tem, e olha que por ter família militar também temos a CBPM, mas que é quase tão druk como o SUS, então ela prefere pagar esse á parte. Não há dinheiro de ações que pague a saúde, e tenho dito.

Unknown disse...

Oi, eu nao sei se vc se lembra mas ja sugeri o VB saude, que nao e' um convenio, mas vc ganha uns bons descontos com medicos e exames, e ja que nao tem mensalidade nenhuma, talvez vc consiga convence-la a ter uma carteirinha "just in case".

Abcs,

Adriana disse...

por essas e e outras cositas..que eu to neste momento sem a menor vontade de ir ao Brasil.

Erzenholz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Holandesa disse...

Dri,

Se a sua mãe não descobriu a "necessidade" de ter um seguro de saúde (ainda mais no Brasil!), o único jeito será vc bancar pra ela. É falta de responsabilidade dela e mais trabalho pra vc, mas por fim, é a única maneira que eu vejo de vc "comprar" um pouco de paz pra vc mesmo desse tipo de problemas de saúde que são inevitáveis...