quarta-feira, junho 30

Avaliação Anual


Quando eu trabalhava no Brasil, minha empresa tinha o sistema de avaliação de desempenho anual. Você sentava com seu gerente, ele avaliava seu desempenho naquele ano de acordo com uma listinha de "quesitos", analisava se você cumpriu os objetivos daquele ano, e já discutia os objetivos do próximo, e no fim te dava uma nota. A princípio, aquela nota era importante para estabelecer se você teria aumento de salário ou seria promovido, mas na prática, muitas vezes você recebia uma avaliação fantástica mas seu chefe simplesmente dizia que não havia budget para te dar o aumento.

Outro uso da sua "nota", e esse odiado e muito questionado, era escolher onde passar o facão. Em anos muito ruins, a direção da empresa simplesmente colocou todo mundo num gráfico e da nota X pra baixo, todo mundo foi despedido.

Aqui na Holanda a avaliação de desempenho ( ó que nome bonito: beoordeling gesprek ) é coisa seríssima. Tanto na Bosch quanto na empresa atual, seu desempenho automaticamente te dá aumento de salário, então cada funcionário questiona cada vírgula.

Esse ano estive do lado de cá e do lado de lá, fui avaliada e avaliei, e gente, como é dificílimo avaliar. Acabei a semana com os nervos em frangalhos.

Minha empresa tem um sistema que dá um budget geral pro departamento e você tem que escolher o funcionário número 1, 2 ou 3, não pode dizer que todo mundo é bom e dividir o budget igualmente em X partes. Suei sangue.

Eu tenho no meu grupo um caso super difícil. O funcionário trabalhava em outro departamento e com a crise o departamento dele foi extinto. Ele chegou a ser mandado embora e tudo, mas como estávamos sob o acordo trabalhista com o governo, os melhores funcionários conseguiram vagas internas e ficaram, era a tal da recolocação interna que fazia parte do programa, e ele foi um desses.

Acontece que ele vê assim: eu estava no topo da faixa, tinham me prometido aumento, eu já tenho 31 anos e devia estar ganhando mais… e claro, está esperando um enooorme aumento. Meu diretor, que no final é quem tem a última palavra, pensa assim: ele acabou salvando o emprego dele!

É barra, povo!

No fim, apesar do desgaste todo, eu tive minha avaliação hoje e como eu já tive aumento esse ano quando fui promovida eu fui com expectativa zero. Acabei ganhando um aumento, ueba! Claro que metade foi pro leão, mas sobrou uns tostõezinhos.

É como diriam os pensandores, ai ai - dinheiro é ruim mas é bão.

1 comentários:

Jaboticaba Preta disse...

Menina tenho pavor dessas avaliacoes. La no meu trabalho eu sempre peco copias da avaliacao final, pois meu ex-chefe na primeira vez que fez avaliacao comigo, era so elogios. Depois quando tivemos a segunda avaliacao, apareceram "coisas" que nem tinham sido citadas na nossa reuniao de avaliacao. Dai fui direta, so assino aquilo que for discutido comigo. Entendo que nao deve ter sido facil pra ele falar cara-a-cara os meus defeitos. Forca pra voce!