terça-feira, junho 15

Estou de boca aberta!

Gente, eu sabia que o nível salarial mais pro sul da Europa é mais baixo, mas nunca imaginei que fosse tanto!

A empresa onde eu trabalho contratou uma engenheira portuguesa, a S. Hoje eu a conheci, e conversamos sobre o contrato dela. Gente, o emprego dos sonhos! S. era gerente de qualidade de um fornecedor em Portugal. Ela mora no Porto e trabalhava mais para o centro de Portugal, então ía segunda de manhã pro trabalho, ficava lá numa acomodação alugada até a sexta, e passava o fim-de-semana com a família. Além de ficar a semana toda longe da filhinha de 5 anos, ela ainda gastava os tubos em gasolina, sem falar num carro que rodava 50 mil Km por ano.

Aqui o contrato dela é "part-time" e ela trabalha semana sim semana não. Ela pega um vôo Ryanair do Porto pra Eindhoven domingo à noite, trabalha uma semana, fica numa acomodação por aqui, vem e volta de bike ( não precisa de carro ), vai pra casa em Portugal sexta à noite e na semana seguinte não trabalha, podendo ficar até 9 dias com a filha e o marido.

No fim, mesmo não sendo gerente aqui, e trabalhando metade da carga horária que trabalhava em Portugal, ela ainda ganha mais do que ganhava lá. Dá pra acreditar? Eu achava que os salários eram 20, 25% mais baixos em Portugal, mas menos da metade???

Daí eu fico me perguntando uma coisa. Tem muito brasileiro ilegal em Portugal, se um português estudado, documentado ganha tão pouco, quanto ganhará um brasileiro, sem faculdade, ilegal? Olha, eu até entendo os tantos amigos que eu tive que foram trabalhar em Londres pra fazer um pézinho de meia, ganhavam em libras e ganhavam bem, aprendiam inglês, mas como entender quem vai ganhar miséria em Portugal? O que os motiva?

PS.: O link de Boston deixado no comentário do post abaixo funciona direitinho!!!!

5 comentários:

Adriana disse...

em 2002 fomos pra Portugal pra ver se dava pra ir pra lá, eu já estava a ver que colocação pra mim aqui ia ser dificil. Mas, quando chegamos e começamos a procurar informações..quase caio pra trás. minha cunhada pagava mais de um salario por uma casita no centro de Lisboa. Então desistimos...morar aqui ia ser aquele mundo de frustração pra mim. contudo eu sabia que eu ia ter teto mesmo trabalhando com qualquer coisa! Lá não!

Marcia disse...

Eu sei quanto eles ganham em média - 400 euros por mês. Foi o que uma moça disse que ganhava por mês trabalhando numa café seis dias por semana, umas 10 horas por dia...putz, eu não sairia do Brasil para ganhar isso, sinceramente. I sso é quase escravidão. Fora que o cara era super grosso ( coisa que não vi uma mas várias vezes lá).

Mary disse...

Putz, tenho 2 colegas portugueses: 1 filho de portugueses e outro é legítimo portuga!

Wilma disse...

Deve ser pra fugir da violência e ficar mais pertinho do "primeiro mundo", só pode, por esse salário médio, que diga-se e maior que o salário mínimo daqui...que é apenas 250euros!!!

Mr.T disse...

Olha Dri não é bem assim não, saí do Brasil em maio de 2007 para Portugal e vivi em Albufeira região do Algarve (área propícia para beberrões ingleses, holandeses e etc..)como já falava inglês e espanhol, meu primeiro emprego foi num hotel e ganhava 850 euros por mês por 8h de trabalho. em 2008 começei num restaurante como angariador (um cativador de clientes) e ganhava 950 euros for gorjetas que na alta temporada (maio-setembro) davam quase sempre entre 300-350 euros. Com contrato de trabalho você fica automaticamente legal pelo período que o contrato é válido (mínimo 6 meses por lei). Mas reconheço que fiz vários amigos que trabalharam na construção por míseros 3,50 por hora e muitos portugas com salário de 450. Mas posso garantir-lhe que na área hoteleira do algarve ganha-se muito bem. De Lisboa pra cima é outro mundo, perigoso, salários baixos, milhares de imigrantes africanos (mais até que brasileiros), cidade com um aspecto sujo. Pra mim Albufeira foi a porta de entrada pra muitas oportunidades. Tudo depende de cada um penso eu...