quarta-feira, junho 23

A hora é agora!


Enquanto no sul da Europa o povo ainda pena com a crise, aqui na Holanda começa-se a sair do buraco. Pra quem tá procurando emprego, o negócio tá esquentando!

Aqui na empresa, depois de 18 meses de vagas congeladas e sem poder anunciar na Intermediar ou Monsterboard, abriu-se as porteiras, e tem departamento brigando por candidatos. As vagas ainda são aquelas bem especializadas, que requerem grau universitário e experiência prévia, mas logo teremos que começar a contratar pessoal pra linha de produção e cargos de escritório mais simples.

Por isso colega, se você tá aí em casa chocando ovo, ou se tá naquele emprego mequetrefe que só te faz infeliz, rumbora fazer aquele CV legal e sair à caça do emprego dos sonhos. Ninguém vai bater na sua porta, colega.

Aqui na empresa estamos contratando mais uma estrangeira, uma húngara dessa vez. Ontem na Promiss, enquanto eu esperava a vendedora ir buscar uma peça no estoque, um tiozinho que esperava a esposa notou meu sotaque, viu meu crachá da empresa ainda pregado no blazer e veio dizer que já trabalhou na minha empresa e perguntou qual é meu departamento. E ouvindo a resposta me disse que essa empresa costumava ser mais "holandesa" e que depois de ser comprada pelos "americanos", só dão os empregos bons pra estrangeiros. Eu simplesmente respondi: Senhor, temos váááárias vagas abertas para quem quiser se candidatar, mas não é culpa da empresa se tão poucos holandeses gostem de estudar e façam faculdade. Qualquer um com HBO ( bacharelado ) e 3 anos de experiência pode se candidatar, o salário é bom, mas só aparece estrangeiro, fazer o quê se os jovens holandeses são mais chegados numa beertje e as praktijkonderwijs ( escola prática, um cursinho pra ensinar uma profissão pra quem não quer estudar )? Foi um comentário preconceituoso, mas o cara mereceu. E quer saber? No nosso caso é verdade. As vagas estão lá abertas, pra quem quer trabalhar em automotiva minha empresa é a principal do país,  é famosa, mas aqui na região tem umas míseras faculdades que cospem quando muito uns 100 profissionais por ano no mercado profissional. A veiarada se aposentando, o mercado crescendo, tem que contratar de fora mesmo. Na universidade de Eindhoven, pros cursos de WO, tem vaga sobrando. Basta você ter terminado o colegial científico, se inscrever, e voilá, sem exame ou vestibular algum, você tá dentro. E é uma ótima universidade.

Mas então, puevo. Quem tá desacorçoado com os desmandes do chefe, ou cansou de ser estoquista da Kruidvat, se recusa a ficar em casa lavando a cueca do marido, então rumbora tascar o seu empreguinho ganhando eu eurinhos ( e pagando muito impostinho ). Eu levei 4 anos pra achar o emprego dos sonhos, foi só no terceiro que acertei a mão, mas cheguei lá. Quem fica parado chorando é árvore, willow tree ( chorão ).

5 comentários:

SanSon disse...

Olá Adriana, não encontrei seu e-mail e por isto deixei um comentário, quero só lhe avisar que seu antigo blog agora está hospedando virus na internet, veja este link: http://www.hotsen.com.br/more/Marido_Sonambulo.wmv%20%20de%20%20www.hotmail.com

Fernanda disse...

Sabe que essa é uma das discussões que eu tenho com a família INTEIRA do meu marido?!
Um dia eu disse, meio que sem pensar, que Rafaela VAI fazer universidade caso queira ou não. Eu acho importante e SEI que ela sentiria falta quando virar adulta.
Se quiser fazer mestrado, doutorado e tudo mais, é uma escolha dela, mas um diploma de bachelorado ela VAI ter.
Mick foi criado sem ninguém dizendo para ninguém o que TEM que fazer. Ele fez universidade pq quis. Os dois irmãos mais velhos preferiram aprender a ser eletricista.
Então imagina o choque quando eu disse que minha filha vai pra facul nem que seja forçada.
Eu ainda não acho que estou errada … principalmente se páro para ver o grau intelectual dos meus cunhados e cunhadas.
E pode parecer preconceito, mas eu acho importante vc crescer sendo uma pessoa que sabe se portar em uma conversa ou discussões com pessoas em posições mais importantes.

sigrid costa disse...

Site da tua empresa aì? Grazie!

Eliana disse...

Ohhh que vc peitou o tiozinho! Meus parabéns!

Adriana disse...

Esse post foi pra mim né? Senti que foi...to fazendo...to fazendo!