segunda-feira, junho 14

Tudo laranja!


Eu não sei em outras partes do país ou mesmo em outras partes da Europa, mas aqui em Eindhoven o povo está animadíssimo com a Copa do Mundo. Hoje tem jogo da Holanda às 13:30, meus colegas, sem combinar antes, vieram todos com uma gravata laranja ( apesar da bandeira se azul-vermelho-branca, a cor nacional é laranja ). Muitas casas tem bandeirolas penduradas, e no supermercado, tudo o que puderam fazer laranja, fizeram. Tem tampouce ( uma torta de massa folheada em fatias ) com cobertura laranja, cookies com granulado laranja, amendoins, enfim, alaranjou total.

Olha, o coração é sempre brasileiro, mas a razão esse ano torce pela Holanda. Pôxa, eles gostam tanto de futebol, tiveram tão poucas chances de estar na copa do mundo, e ía ser uma festa total se ganhassem.

Eu achei uma pena que o Ronaldo não vai estar no time brasileiro, sou fã! Mas eu entendo que ele tá meio caidinho. Bom, vamos torcer, hoje e amanhã, pra gente começar a copa com pé direito.

Fora isso, passamos o fim-de-semana inteiro correndo atrás de coisas pro jardim. Resolvemos fazer uma bordinha de buxus no gramado, então tínhamos que achar onde comprar as plantas e óbvio, plantar. O buxus para cerquinha é uma das coisas mais fáceis de se "criar", você vai lá na planta mãe, corta um galhinho, enfia na terra, e 1 ano depois virou uma muda. Os "criadores" normalmente vendem essas mudinhas mas também vendem plantas grandes em formato de bola, ou uma arvorezinha com uma bola no topo, ou duas ou três bolas em cima da outra, ou espiral, tem buxus pra todo gosto.

Nós ligamos pro "criador", ele confirmou que ainda tinha plantas ( aqui se vende por estação, e a estação acabou dia 15 de maio ), então fomos felizes buscar. Você imagina que vai chegar lá e suas plantas vão estar em caixotes te esperando, mas claro que serviço é palavra rara no cotidiano holandês. O cara te aponta pruma área escura da fazendinha dele e te diz: é só pegar. As plantas estão num potinho, mas a raiz escapa pelo fundo do pote e se enfia no chão, então você tem que desgrudar a muda. Compramos 130 mudas, então imagina. Eu fui picada por inseto, enfiei minha mão em lesmas, minhocas, aranhas, raspei o braço numa planta malígna que queima, saí de lá parecia que tinha ido pra guerra. O alívio de sair daquela fazendinha com nossas mudas durou pouco, sabadão gelado, seu jardim já nas sombras ( depois das 6 da tarde meu jardim começa a ficar nas sombras ) e você ali com 130 mudas pra plantar, sem poder pisar na grama que foi plantada há 3 dias. Resumindo a longa história, aos trancos e barrancos plantamos 100 mudas, estamos quebrados, brigamos 1000 vezes ( dois turrões que somos ) mas tá ficando joinha.

Eu sei que meu marido não é o único, marido de uma das comadres é parecido nesse aspecto, mas que mania é essa de fazer as coisas mais banais calculadas no último milímetro. O jardineiro recomendou plantar 6 mudas por metro, então eu pensei: meço um metro, faço uma vala, distribuo as plantas pela vala, cubro de terra, vou pro próximo metro. Mas claro que para o marido isso é uma forma bárbara e subdesenvolvida de sul-americanos de plantar buxus. O mundo vai se acabar se o buxus ( que é uma mudinha requenguela que vai crescer e virar uma cerca ) estiver 2 mm mais pra direita do que devia. Ele revirou a casa pra achar um pedação de madeira, levou horas calculando 1 mt dividido por 6, considerando que a última planta tem que acabar no canto certo ( praticamente desenvolveu um algarítimo pra isso ), marcou a tal madeira como se fosse uma régua. Aí não podia cavar uma vala, tinha que cavar buracos exatos pra colocar a muda e ela não tombar pra frente o pra trás, então revira a casa até achar meu cavador de buracos pra plantar tulipas. Milagre termos conseguido plantar 100 mudas no fim de semana! E ainda não tá um esplendor, porque a muda tem que "encher" pra virar a cerca, mas tá bem simpático nosso jardim.

Agora é torcer pra fazer um calor de rachar mamona pra gente aproveitar o investimento, porque até agora não deu muito samba não. Ontem estava 16 graus mas a Adriana tava lá, de blusa de lã e moleton, lendo livro no terraço. Purquê nóis é chique!

2 comentários:

Holandesa disse...

Em Schiphol até o papel higiênico dos banheiros é laranja agora! Cheguei a me assustar! haha!

Mary disse...

foto?