segunda-feira, setembro 6

Pedalando, pedalando, pedalando com a Caloi, pedalando, pedalando, a poupança nunca dói!

Tcheu comentar uma coisa aqui com vocês porque na semana passada, com diferença de dias, eu vi dois acidentes terríveis e estou até agora super impressionada.

Uma das coisas mais elogiadas da Holanda é o sistema de ciclovias e como grande parte da população usa a bicicleta não só para o lazer, mas para ir ao trabalho, levar os filhos na escola, ir pra cima e pra baixo no dia-a-dia. Mas o que não falam é como o ciclista, apesar das ciclovias e das leis de trânsito que protegem o ciclista, está vulnerável disputando espaço com carros que cada vez me parecem maiores.

Eu não conheço pior motorista que o holandês. Eles sabem virar pra direita, pra esquerda, acelerar, isso até macaco aprende, mas não é a mecânica em si, é o estilo de dirigirem.

Quando eu entrei na auto-escola, antes de ligar o carro o instrutor ensinou: você tem que dirigir por você e pelos outros, porque você nunca sabe quando um motorista meio embriagado vai cruzar seu caminho, ou uma senhora que está prestando atenção no bebê no banco de trás, ou um velhinho que enxerga mal, ou um boyzinho que acabou de tirar a carteira ( ou é até menor de idade ) se achando um piloto profissional. E pouco importa quem tem razão, nunca vi defunto voltar do caixão pra receber o dinheiro do seguro.

Aqui na Holanda é totalmente diferente, eles te dão um livro goooordo pra estudar, e dizem: siga a lei e se todo mundo seguir a lei, não há acidente. E aí, dirigem todos como retardados. Vou dar um exemplo: no Brasil, quem vai reto sempre tem a preferência, se você está numa ruela e quer entrar na via principal, você espera até não vir carros e entra. Aqui, se você está numa via principal, a menos que tenha um losango amarelo dizendo que essa via é preferencial ( e aqui em Eindhoven são poucas ) todo mundo que vem duma ruela a sua direita tem a preferencial. E esse povo que vem da ruela, não dá nem uma reduzidinha pra ver primeiro se vem um carro à toda ou não. Eu dou uma boa reduzidinha, afinal quem tem c* tem medo, e se Bart está comigo ele me enche o saco, diz que eu crio confusão no trânsito. Estão mudando todas as ruas da minha vizinhança para comportar o novo bairro que está se formando, e uma dessas vias que não era preferencial agora é. No primeiro mês, vimos vários acidentes por semana, o neguinho que vinha da ruela esquecia que agora a avenida é preferencial e virava com tudo, e o cara que está na via principal mandava ver nos 50km/hr ali permitido sem pensar que seria mais prudente no horário do rush maneirar no acelerador.

Tanto meu marido quando meus colegas dizem o mesmo, que se acontecer alguma coisa, o outro é que é o culpado. E quem está se lixando quem é o culpado? Porque essa preocupação em não ser o culpado? Já falei pro Bart que se essa forma de pensar um dia o deixar entrevado numa cama, que eu não vou ficar cuidando e dando banho de esponjinha, ele vai pra casa de repouso!

Mas então. Quarta feira eu estava indo do trabalho para o supermercado, parei no semaforo pra esperar abrir e atrás de mim tinha uma outra scooter com duas meninas. O semáforo abriu, eu cruzei a avenida e ouvi um puuuta som de metal colidindo, um cara numa van bateu nas meninas. Ele quis aproveitar o ultimo segundinho do semáforo amarelo, então acelerou pra ver se conseguia, e ele não notou que naquele ponto a ciclovia tinha duas mãos ( ciclovia de duas mãos é sempre ultra perigosa ), olhou pra direita e não viu ninguém e mandou ver, sem olhar pra esquerda e ver a minha scooter e a das meninas. A scooter caiu em cima de uma das meninas que quebrou a perna, impressionante ver o ângulo da perna dela. Ela gritava como eu nunca vi. A menina da garupa foi lançada ao chão e ficou ali de barriga pra baixo, braços e pernas estendidas, impressionante. Todo mundo correu acudir, a menina só disse que não sentia as pernas e braços e perdeu a consciência. A ambulância chegou super rápido, a menina recuperou a consciência mas não conseguiu mover um dedo. Não consigo parar de pensar que você está lá bonitinha, indo pegar um cineminha com a amiga, ou voltando da escola, e um cara que está apressado sei lá porque pode colocar fim a sua vida ou te deixar paralítica numa cama pro resto da vida. Gostaria muito de saber que a paralisia foi momentânea pelo choque e que a essa altura a menina está em casa jogando Wii, mas nunca saberei.

E nesse sábado, estávamos no centro quando vimos outro, dessa vez com uma bicicleta. Naquele trecho a ciclovia acaba, justo num S da avenida, e as bicicletas se juntam ao tráfego, separados só por uma linha no chão ( odeio quando é assim, tem muuuitos motoristas que não respeitam a risca no chão ). Um cara novinho se assustou quando a bicicleta apareceu no campo de visão dele, e pra falar a verdade o ciclista podia ter reduzido um pouco - mas tem também muito ciclista imprudente - só sei que o rapaz quis brecar, mas acelerou, e o carro avançou na bicicleta, foi muito impressionante. A garupa da bicicleta foi arrancada e arremessada longe, o pneu traseiro dobrou ao meio, o ciclista foi lançado longe, eu vi o cara no ar, caindo, rolando, gente parece que está tudo em câmera lenta, é impressionante demais. Por sorte o cara levantou meio mancando e foi lá resolver a situação, mas é horrível de se ver.

Quando estamos de carro, temos toda a carroceria nos protegendo, mas na ciclovia, de bicicleta ou scooter, você está ao léu, e acidentezinhos que de carro seriam "um encontrão", quando você está na bike podem te levar pro hospital ou pior.

E eu sei gente, eu sei que VOCÊ é um motorista super zeloso, que VOCÊ nunca faz cagada no trânsito, não fala no celular, nem olha pro seu filho esgoelando no bebê-conforto, não passa no sinal amarelo, nunca se distrai, mas tem gente que dirige mal pacas, e aqui o povo se acha ás no volante, mas é mesmo asno volante.


3 comentários:

Sheila disse...

Putz, assustador mesmo!!

Eu não tirei carta aqui na Holanda. E não pude trocar a minha, como todos que vieram depois de 93.Portanto, não sou motorista. Mas concordo !!! As estradas são boas aqui, mas existe mesmo muita imprudência...isso não é apenas privilégio do Brasil!

vcdarcie disse...

Eu vi faz um mes mais ou menos, um acidente de um carro bater contra uma menina na bicicleta, ao lado do centro de Den Bosch. O cara simplesmente entrou com tudo sem olhar se vinha bikes ou nao. E ela chocou contra o carro e voou por cima, e chorava e o nariz dela sangrava muito, em 1 minuto ja tinha policia. Essa semana eu quase fui atropelada, tb estava de bicicleta e a preferencial era minha, mas o cara da van, com pressa pra passar pra aproveitar que nao passava pedestre, quase me atropela. Usei todos os palavroes que eu sabia em holandes. Mas, de uns tempos pra ca eu percebi que os motoristas nao andam os mesmos, estao sem educacao e nao estao respeitando o transito e muito menos os ciclistas. MEDO, muito medo!

Eliana disse...

Eu sou como vc, mesmo com a preferência garantida, eu olho sim, não confio não. Até com o semáforo aberto pra mim, eu olho antes de avançar! Este povo aqui é meio doido e eu não me arrisco!