terça-feira, julho 5

Além de gorda, chata!


Ser gordo é difícil. O potencial para se tornar um chato é exponencialmente maior que o do magro.

Não conheço gordo que não fique um porre quando está de regime, e portanto privado das coisas que gosta. Eu me incluo nesse grupo, fico insuportável, logo, uma chatinha.

Gordo chatinho eu até encaro e aliás, me comisero. Passar fome é o ó do borogodó. O que eu não suporto é aquele gordo narrador de dieta. O gordo Galvão Bueno.

O gordo Galvão acorda contando ao mundo, via blog-facebook-twitter-orkut-msn-my space o que ele vai comer no café da manhã, o quanto ele emagreceu naquele dia, e muito constantemente brada ao mundo como é possível viver bem sem os venenos de uma fatia de bolo de cenoura, e que uma bolacha de crespinhos de arroz diet é muito mais gostoso ( tais louco? ).

Outro gordo que me irrita é o gordo-pop-up, que nem a janela, manja? Esse gordo é aquele do palpite não solicitado. Você tá lá, bem com as suas banhas, na primeira mordida no sanduba o gordo-popup exclama: menina, tá louca, maionese é uma bomba de calorias! Pra esses eu tenho uma reação: nossa, ainda bem que eu não preciso emagrecer, né? Porque ó, em banha alheia a gente não mete pitaco.

Um gordo legal é o gordo pé-na-jaca. Ele é gordo, todo mundo sabe que ele tá tentando emagrecer, mas ele vai naquela festinha e já avisa: vou meter o pé na jaca hoje. Bom, nem precisava avisar, não é da conta de ninguém, mas tem coisa mais chata do que gordo que fica dando desculpa pra jaquear? Ah, fiquei sem almoçar 2 semanas pra poder comer um pouquinho mais hoje… Ah, ouvi dizer que coxinhas nem são tão calóricas assim… Ah, esse quibe tá cheio de ferro ( eu )…

Já tô quase acabando minha tese gordística, mas tenho que falar do pior gordo, o gordo "manda pro afeganistão".

A obesidade, mais do que uma condição física, é uma condição psicológica. O gordo supre alguma ausência com a comida. O gordo se auto-medica com a comida. Cada gordo tem seu momento pra assumir que uma dieta é necessária e escolher qual o momento em que ele pode lidar com aquilo que o incomoda sem a auto-medicação da comida. Cada gordo sabe quando chegou a hora de "dietar". Por isso que você, magro ou gordo, que convive com um gordinho, não dê indiretas ou diretas, não force a barra. Alguns podem até estar tentando ajudar, mas não ajudam, muito ao contrário. Quando o gordinho vier te pedir ajuda ( vamos caminhar comigo, vamos num restaurante mais light, por favor não me ofereça chocolates ) ajude, e ajude da forma que foi pedida. Se o gordinho te convidar pra uma caminhada, vá, se divirta, mas não fique policiando o que ele come, ou dando indireta daquele remédinho batata ou daquela drenagem linfática certeira. Não pressione seu gordinho, não seja aquela pessoa que o gordinho quer "mandar pro afeganistão".

Estou aqui, na concentração do sambódromo, esperando o dia da dieta chegar. Vou ter que encarar. Vou de South Beach, já estou procurando receitas, mas me prometi que farei a fase 1 de duas semanas e mais um mês de dieta. E depois, perdendo o que for, faço só manutenção.

Ser gorda ( a aparência física ) me incomoda menos que ser gorda ( ter que emagrecer porque é melhor pra saúde ).




7 comentários:

Joaninha Bacana disse...

Adorei a frase 'nao pressione seu gordinho': taaaaaanta gente tinha que ler isso :-D
Beijocas, Angie

tatianabulhoes disse...

Adorei o seu texto... Agora, o pior de tudo é quando vc está de regime, vem uma outra pessoa e faz aquele comentário: Nossa, vc está cheinha... Ninguém merece ouvir isso. Beijos Tatiana

Lu Souza Brito disse...

Ahahaha, desculpa Adriana, mas ri muito com seu post.
E é verdade, gordinho, gordão ou apenas com um quilo a mais, a gente nao gosta de ouvir estas coisas.
Pior que eu sou mo controller das minhas amigas gordinhas. Sou a que elas querem mandar para o Afeganistão, com certeza.
Mas com estas dicas aqui, jamais cometerei estas gafes novamente (achei que estava ajudando, oras).
Beijos

S. W disse...

Eu ri muito Adriana, porque é a mais pura verdade. Gente como eu odiei quando voltei pro Brasil com 18kg a mais e todos, TODOS que me conheciam tinha que tocar no assunto do meu peso, como se eu não tivesse espelho em casa e como se eu já não estivesse mal o bastante por ter engordado. Fiquei 1 mês sem querer ver ninguem, porque me fazia muito mal.

beijao

Unknown disse...

Adorei!!! Lembro de uma antiga chefe, mais feia do que bater na mãe, mas sempre antenada com as dietas, pegava no pé de todo mundo, cada quilo que perdia colocava no Jornal Nacional, um dia perdi a linha e comentei que apenas tirar as banhas não ia resolver o problema dela, ficou aquele climão, sorrisinhos de canto das colegas. Para outra envelhecida e decrépita que quando me viu berreou: nooossa como você engordou ! respondi na lata: e você menina, como envelheceu ! mas eu sempro posso fazer um regime ! Respeito povo, respeito ao direito de cada um ser o que bem lhe apetecer !

Monica Peres disse...

Adoro!
Esse seu jeito é o seu melhor, sorte na dieta e paciência para os dias que não forem tão bons (quase todos, dãããã).
bj
Mônica

Adriana disse...

tava pensando muito nisso ontem, pq tem umas pessoas lá no trabalho que é só vc pensar naquela barrinha famigerada de lion que pulam mil na frente pra dizer...olhando pra vc analisando (numa questão de segundos)e soltam a clássica: olha linha. Dá uma vontade de ser mal-educada. Responder de voltar: que linha o quê, numk tá vendo que eu tô gorda mesmo...me deixa e vai ser neurotico em outro lugar! Cansa viu...e dá um desânimo pra fazer a p@&&2 da dieta!