segunda-feira, julho 25

Um continente em frangalhos?


Li hoje no jornal brasileiro uma jornalista de economia dizendo "A Europa, um continente em frangalhos busca salvação no Brasil". Tenho tanto a dizer sobre isso…

Primeiro que um pouquinho de modéstia não faz mal a ninguém. Quem ( ou o país que ) se acha a última bolacha do pacote acaba enfiando os pés pelas mãos feio.

Me pergunto se essa mesma jornalista não leu, dias atrás, que as remessas de lucro para o exterior bateram record esse ano? Ou seja, lucram no Brasil mas mandam o tutu pra Europa, o tal continente em frangalhos. Não acho isso ruim, ou ruim demais, afinal, eles investiram no país, criaram empregos, pagaram impostos, continuam reinvestindo na ampliação de suas fábricas no território nacional, ou seja, o Brasil ganha demais, mas… o lucro ainda vai pra matriz, que pelo menos na indústria automotiva, uma das mais fortes do país, são todas na Europa.

O mesmo artigo menciona que está todo mundo interessado nesse país que em 8 anos transformou metade da população em classe média, ou seja, supostamente com dinheiro e muita vontade de gastar. Todo mundo vai tentar sugar até o último centavo desse povo desacostumado a ter uns trocados a mais no fim do mês, mas quem tá lá ensinando pro povo simples a planejar os gastos, a iniciar uma poupança?

E tudo vai sendo empurrado com a barriga, sem o mínimo de planejamento. A nova classe C não precisa mais viajar de ônibus 3 dias pra visitar os parentes no Ceará, vão de Webjet com parcelamento em 10X no cartão, mas quem é que amplia os aeroportos pra dar conta desse povo todo? E o povo tá comprando seus carrinhos chineses Chery, mas cadê a ampliação desse Metrô, a melhora dos ônibus, a ampliação e melhora de ruas e avenidas pra comportar esses carros todos? E todo mundo tem laptops, e smartphones, e até Ipads, mas cadê investimentos em conectividade?

Acho engraçadissimo ( not ) o povo fazer passeata contra a tal nova hidroelétrica ( Belos Montes? ), mas como alimentar a casa desse povo todo cheio de TV's, computadores, máquinas pra tudo? E dar conta desse lixo todo que é gerado, com um povo que não é acostumado a reciclar?

Às vezes me parece que o brasileiro está deslumbrado demais com a renda extra, tá "se achando", mas esquece de aprender certos (bons) hábitos do europeu: poupar, não gastar mais do que tem, planejar a infraestrutura, tentar usar transportes coletivos ou o carpooling, reciclar ( e não tô falando da dona maricota que faz aqueles breguíssimos artesanatos de garrafa pet ).


6 comentários:

Eliana disse...

É, é isso mesmo...veremos como estarão as coisas daqui a alguns anos. A mãe de uma conhecida lá no Ceará, família humilde, está de posse de um cartão de crédito, feliz da vida! Tá comprando de um tudo e mais um pouco, porque o cartão de crédito paga...mas e depois, quem paga o cartão?!?! Tem gente que nem sabe que vai receber a conta depois! Medo, muito medo!

Monica Peres disse...

Não Adriana, brasileiro não está se achando não!
Alias, brasileiro nem sabe "se achar" direito , um mal crônico da nossa sociedade, a baixa auto-estima.
Mas estes intelectualóides de merd@, como do artigo que leu, "pseudo inteligentes", estes sim não sabem de nada e escrevem as abobrinhas que vc citou muito bem, só sabiam até então gongar o país e agora que tem "alguma" coisa boa pipocando aqui e ali não sabem nem contextualizar a notícia sem escrever 1kg bem pesado de abobrinha juntos.
E , no mais, vc tem razão quando diz:
"Quem está ensinando o povo a poupar?"
- Ninguém!
Afinal, dinheiro não é só para gastar, né?
Shame on them!!
bjs

Juliette disse...

Segundo o Jornal Nacional quase 70% da populacao esta seriamente endividada...tambem segundo o jornal as falcatruas do desvio de dinheiro publico continua uma festa. O povo esta em um deslumbramento so mas se muita coisa nao mudar, principalmente a mentalidade do povo, a bolha vai estourar la na frente.

Alice disse...

Eu estou HORRORIZADA com a "carestia" local e a gastação desenfreada de todos. E dá-lhe BMWs, Mercedes e Porsches rodando pelas ruas hiperlotadas de Beagá.
Qdo essa bolha daqui estourar, sai de baixo.

Mines disse...

Taí... eu gostaria de ver o prognóstico de um economista bem ban-ban-ban no assunto. Conheco muita gente no Br que ta muito bem... na mesma proporcao de gente que tá muito mal.

Juliana disse...

Que maravilha de post!

Se eu pudesse adicionar algo seria, o brasileiro esta cada dia mais futil.

A moda e tirar ferias pra ir pra faca e peitao de silicone, barriga chapada, lipo a torta e a direita.

Ah e a recauchutagem? Pagamos em 36 vezes sem juros, claro!