quinta-feira, fevereiro 4

Agora sim, o post certo


Semana passada teve um debate na TV sobre uma proposta de um político de direita que consiste em cancelar o direito de estrangeiros à dupla cidadania. O calo no pé dos holandeses são na verdade os turcos e marroquinos, mas como ninguém pode ser específico, vira uma questão que abrange todos os estrangeiros.

Eu assisti ao debate na TV e tinha uma turca lá que, toda emocional, disse que no caso dela, que veio com os pais pra cá aos 4 anos de idade, foi educada aqui, é dona de uma loja, tem toda sua vida na Holanda, é como pedir pra escolher de quem você gosta mais, do seu pai ou da sua mãe.

Eu fiquei pensando que sei lá se eu sou "sem coração", mas pra mim a decisão seria simples e fácil: a nacionalidade holandesa me é muito mais conveniente. Pronto. Eu posso morar aqui sem ter que ficar pedindo e pagando por vistos, e tenho todos os direitos de um cidadão holandês. Quando viajo, raramente tenho que pedir visto pro país visitado. Enquanto isso, no que me ajuda meu lindo passaporte brasileiro? Nada, só me dá trabalho. E isso não quer dizer que eu goste mais de um país do que de outro, só me é mais conveniente. Eu ainda poderia continuar entrando no Brasil de férias, e se um dia eu quisesse ir morar lá, era só pedir a cidadania de novo. Putz, e sou sem coração mesmo, porque pra mim seria igualmente fácil dizer se eu gosto mais do meu pai ou da minha mãe.

Eu sempre achei que fosse injustiça perseguir tanto assim os turcos, mas agora que moro do lado de um bairro turco, é difícil não se irritar. Eles fazem do jardinzinho de frente da casa um lixão público com pneus velhos, assentos de carro, bicicletas sucateadas, restos de móveis apodrecendo, a rua fica uma favelona, e posso garantir, vou até tirar fotos, que muitas ruas tem mais de metade das casas assim. E passam sempre com seus carros em super alta velocidade pelas ruas do bairro onde só é permitido ir a 30 km/hr. Não é à toa que holandeses fogem daquele bairro que nem o diabo da cruz.

Agora me vou que meu humor está ligeiramente melhor e eu vou me mandar pra casa.

4 comentários:

Mary disse...

Um colega qdo visitou o Egito com um guia não entendia o que um Sr. falava em arabe as varias vezes que passou na sua frente. Pediu para o guia traduzir: "Preferiria ter nascido cego do que enxergar esses catolicos". Vou ter que usar burca qdo visitar o Oriente Médio?!

Wilma disse...

Penso que a primeira preocupação que eu teria morando em outro país, é justamente seguir certos costumes, é triste você está em outro país mostrando o seu lado pior e envergonhando o país que lhe acolhe.

Mines disse...

Dri,
Aconteceu comigo ha 15 dias atrás quando estávamos na divisa com a Guatemala e Belize... o homenzinho explicou que portadores dos passaportes de Israel, Brasil e outros que nem lembro, pagariam 100 doletas pra entrar no país... o resto do mundo, pagaria somente 25!!!
Ainda bem que tinha o sueco!!

Marcia disse...

Nao precisa se preocupar, brasileira você sempre será. É direito garantido da Constituição.