sexta-feira, fevereiro 12

Dá pra acreditar?


Quem acompanha esse blog desde o começo, nos idos de 2002 ( preciso colocar o link pros arquivos do blog antigo ), sabe a saga que foi encontrar o primeiro emprego aqui na Holanda.

Fiz entrevista em mais de 15 empresas, na maioria chegando à etapa final, quando suas esperanças já estão lá em cima, pra ser preterida a um holandês. Colecionei mais de 50 bilhetes de trem ( imagine a grana ), andei debaixo de chuva, de neve, e até de bicicleta pra entrevista eu fui. Minha auto estima foi lá pra baixo, o quanto eu duvidei da minha capacidade! Isso afetou minha vida familiar aqui com o marido, e lá no Brasil, onde todos se preocupavam comigo sem poder fazer nada.

O primeiro emprego finalmente veio depois de 2 anos, mas envolvia 4 horas diárias de trem. Não sei como encontrei forças pra encarar o ritmo por 1 ano e meio. Mas o alívio de finalmente ter um emprego era tão grande… que encarei.

Depois veio o emprego em Eindhoven, numa empresa famosa. O mais perfeito exemplo de péssima colocação profissional. Fui muito infeliz ali, as perspectivas de ambas as partes eram muito diferentes. Me recriminei muito, afinal eu tinha um emprego que pagava bem, pertinho de casa, mas como podia estar tão infeliz? Eu queria fazer grandes coisas, eles queriam que eu sentasse numa cadeira e ficasse fazendo pequenas coisas o tempo todo. Não deu, depois de mais um ano e meio fui à procura de algo melhor.

Comecei então na minha empresa atual. Depois de 1 semana eu já sabia que eu tinha encontrado o emprego ideal. Aqui eu poderia fazer carreira, e com isso em mente, me joguei com tudo ao trabalho. Depois de 10 meses o projeto no qual eu trabalhava, com a crise, foi cancelado. Achei, sinceramente, que eu perderia o emprego. Fui colocada numa outra vaga. Aprendi tudo de novo, me joguei no trabalho de novo, a crise piorou e os cortes começaram. De novo achei que eu perderia meu emprego. Continuei me jogando no trabalho e tive um 2009 pesadíssimo.

Esse ano anunciaram que um novo cargo de gerência estava sendo criado, e eu bem que queria a vaguinha, afinal seria um passo grande na carreira, salário maior, maior participação nas decisões da diretoria. Mas… mulher, estrangeira, apenas dois anos na empresa… com certeza não daria.

Mas deu. Depois do almoço eu fui chamada e comunicada que dentre tantos, eu fui promovida. Tremi por 1 hora pelo menos. Já recebi toda a documentação, já está tudo certinho, o grupo será comunicado na próxima semana ( aqui é carnaval ). A única insegurança é que pela primeira vez vou gerenciar pessoas, inclusive um colega bem mais velho e experiente que eu. Mas de novo vou me jogar no trabalho e torcer pra estar fazendo tudo certo.

Com frequência eu recebo elogios de leitores do blog pela minha determinação, e nunca, nunca achei que eu merecesse. Porque eu fiz o que tinha que ser feito, e o que a maioria faz ( acho eu ), nada de extraordinário. Sempre me vi, e ainda me vejo, como mais uma estrangeira que imigrou sem emprego garantido tentando achar um lugarzinho ao sol. Hoje, apenas hoje, depois de 7 anos aqui, fechei os olhos, com o papelzinho da minha promoção na mão e pensei que talvez eu tenha sim certo mérito. Eu sei que ainda tenho muito o que fazer, e que este é só o início de mais uma batalha duríssima, mas o grilinho falante no ombro direito me diz baixinho que se eu consegui vencer a batalha anterior, talvez eu tenha umas boas chances nessa que se inicia.

Eu sei que muita gente lê esse blog naquela situação que eu estava lá há 6, 5 anos atrás. E pra esses eu digo que quem imigra há que ter esperança, porque se eu ( e muitos outros ) conseguiram você pode conseguir também, mas… e tem um mas muito importante… mate, destrua, aniquile a sua idéia romântica de que na Europa, ou em qualquer outro país "deselvolvido", você vai chegar, dar aquela sorte maravilhosa ( porque você é diferente dos outros ), e de cara achar um empregão pra ganhar uma sacola de euros ( ou seja lá que moeda ). Mate também a segunda idéia romântica de que você vai começar "de baixo" e que bem a Jennifer Lopez no filme Maid in Manhattan vai  conseguir sua capinha na Times vestindo Dolce Gabbana no maior estilo em um par de anos. Vai ser muito difícil. Muito. Demais. Mas é possível. É possível.

26 comentários:

Marcia disse...

Parabéns Dri, você merece sim o sucesso e serve de exemplo para muitas mulheres imigrantes, e inclusive para muitas holandesas, que preferem jogar fora a carreira por um emprego part time! É só se esforçar, fazer o que é certo e pronto! Abs,

Helga disse...

Parabéns!
Muitas felicidades, sorte e sucesso na nova função!
beijo

Unknown disse...

Parabéns nunca tive dúvida que chegaria a isso pois é uma pessoa transparente, batalhadora, etc aprendi a admira-la e por isso sempre passo aqui para ler e acompanhar sua historia de vida.Por outro lado não deixa de ser uma vitoria nossa também que apesar da distancia acreditamos em você.Uma otima noticia desta numa sexta-feira nos deixa mais feliz.

Mary disse...

Parabéns! Esforço reconhecido e torne seus funcionarios aliados.

Camila disse...

Parabéns!!!

Sheila disse...

Que grande e boa noticia! E pra Adriana nada????? Tudo!!!!!!!

Parabéns, vc merece!

Joaninha Bacana disse...

Muito show, parabéns!!! :-) Poderosíssima!!! :-)
Bjs, Angie

Patricia disse...

Eu acompanhei a tua saga há anos atrás...ter conseguido uma promoção destas em tempos de crise, é porque vc realmente porque vc merece! Congrats!

Eliana disse...

Adriana...parabéns!No Brasil uma amiga tb recebeu uma promoção p/ gerência ontem e fiquei muito contente e fico por vc tb! Vc descreveu bem todos os sacrifícios, tanta luta...o resultado chega sim para os que almejam! Mérito todo seu! E agora eu estou é mais ansiosa porque se bem a conhecemos isso é só mais um ponto de partida...novos tempos! Boa sorte e felicidade.

Eliana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
maria disse...

Oi Adriana que ótima noticia! Parabéns, muitas vezes! tb sempre te achei mto transparente,lutadora e determinada. não acompanho desde o começo mas hoje li o q vc passou.precisa, além de capacidade,ter mta persistencia. ptto "guenta o frio " e boa sorte!

vcdarcie disse...

Dá prá acreditar SIM!!!
Parabéns Adriana!
Beijos

Fernanda disse...

Parabéns!!!!!!!!!!!!!!

Alice disse...

Que coisa boa, Adriana!!! Parabéns.

Valery disse...

Parabéns. Você merece com certeza. A recompensa vem sim, de uma forma ou de outra, pra quem batalha e acredita. E você fez por merecer. Um abraço.

Unknown disse...

Dri, vc nao me conhece, mas leio seu blog com frequencia e fiquei muito feliz com a noticia!!! Parabens por mais esta conquista. Admiro sua dedicacao.
Moro na Alemanha e sei como foi dificil achar um emprego legal aqui.
beijos,
Vanessa (Munique)

Anônimo disse...

Parabéns Dri! Muito sucesso nessa nova etapa da sua vida profissional.

Lulu das Candongas disse...

Parabéns e que isso seja só o começo de muitas outras e maiores conquistas.

jux_freedom disse...

Puxa!!! Que notícia LINDA!!!
PARABÉNS e curta muito: a vitória é sua!!!

Dani dutch disse...

OI Adriana, tudo bem?
Parabéns e com certeza vc merece a vaga e estou super feliz por vc.. e vejo em vc uma inspiração pra mim..
bjusss

Cris disse...

Parabéns Adriana! Está colhendo os frutos que plantou ;) Reconhecimento é sempre muito bem vindo, ainda mais se acompanhado de promoção! Boa sorte no novo cargo!

Cido disse...

Que notícia maravilhosa! Parabéns, Dri, vc merece! :)

Juliette disse...

Parabenss!!! Pegamos carona no seu progresso e renovamos nossas esperancas de, um dia, realizar na terrinha das tulipas nossos sonhos.

bj

Kenia disse...

Parabéns mesmo, vc mais que ninguém merece!!

Unknown disse...

parabenizo-a pela promocao e pela vitoria nessa luta, mas nunca equecerei sua resposta qdo lhe escrevi dizendo q estava chegando na Holanda e vc me disse pra eu nao ter sonho de conseguir algo em 3 meses, mas em 3 anos. Que vim viver meu sonho europeu.. rsrs

No fim, consegui um emprego maravilhoso numa multinacional em minha PRIMEIRA tentativa, com otimo salario, otimos colegas. Confiei muito na minha experiencia e capacidade e venci. Acho q isso varia, mas desejo q cada um acredite q possa vencer, se tiver realmente capacidade e talento para isso.

Nem todos vao atras do sonho europeu. Eu so fui tentar a vida mais perto do homem que eu amava e justamente pela minha experiencia, meu excelente ingles, seria mais facil eu ir do q ele vir. (No Brasil nao eh todo mundo q fala ingles, vc sabe bem...)

De qq forma, parabens pela conquista suada!

Mr.T disse...

Sou novo aqui no seu blog, mas não pude parar de lê-lo desde o primeiro contato. Super legal a sua sinceridade e espontaneidade, principalmente com ironias e comparações com a nossa cultura. Vivo na europa a 4 anos e na holanda a quase um ano e meio, e me faz muito bem ver o sucesso de brasileiros por essas bandas, bem como suas estórias, que afinal, nos fazem também acreditar e lutar mais, e claro, aprender com a experiência dos mais interados socialmente. Meus parabéns pela promoção e continue nos alegrando e estimulando com sua irreverência e positividade!
Abraços!