terça-feira, fevereiro 23

Novidades velhas

Então, vocês tão vendo que eu tô apertada de costura, né? Tô até zonza de tanto trabalho.

Sábado passado passei por mais um "minha primeira vez na Holanda" e essa primeira vez foi um aniversário de criança. Olha, foi totalmente diferente do que eu esperava!

As conversas que eu ouço a respeito de aniversário de criança por aqui são tenebrosas, tipo servir uma panqueca com ki-suco, cantar parabéns e pronto, ou gente que serve o tal frikandel ( carne de algum bicho misterioso, misturado com coisas misteriosas, moldado no formato duma salsicha ressecadíssima ) e mais nada.

Pois então, o babado foi assim, a festinha era num lugar que é um galpão com muitos daqueles brinquedos de subir, escalar, escorregar e cair em piscina de bolinhas. O que eu achei ótimo é que tinha divisões por idades, assim os bebês não eram pisoteados pelos maiores. Os brinquedos me pareciam bem bons, atraentes mesmo, altos, com bastante lugar pra se enfiar, até eu fiquei com votade de tentar ( mas a bunda ía entalar no escorregador ). Tinha ainda uma parede de escalar e algumas televisões com video games. Acho que a criançada se divertiu bastante.

Pros adultos, havia uma mesa bem comprida feita pela "juntação" de várias mesas, e no meio potinhos com umas fichinhas que a gente trocava num balcão por bebidas. Notei que eles serviram também umas jarras com suco, mas não sei ao certo do que se tratava. De tempos em tempos traziam uns pratos com salgadinhos, e apesar de serem típicos holandeses que não chegam aos pés das nossas coxinhas, empadas e quibes, estavam muito muito muito bons, eu tenho problemas com pimenta, e por se tratar de festa infantil foram espertos e fizeram tudo sem pimenta, mas saboroso. Thumbs up. Aí a mãe trouxe o bolo. O parabéns foi cantado, o bolo cortado e consumido ( eu comi uma fatia que devia pesar meio quilo ). Já no fim da festa, vieram com sacos ( punt ) de batatas fritas com ou sem maionese, e pra falar a verdade, eu que achei que batata frita no fim de festa seria estranho, adorei, caiu super bem depois da fatiazona de bolo ( manja a desculpa de gordo que come salgado para rebater o doce e vice-versa ). Não sei se demos sorte do lugar ter acústica boa ou de ter pouca gente, mas deu pra sentar numa boa e bater papo com as comadres, bebendo coca e comendo salgadinho.

Olha, eu amo aniversários brasileiros, mas tenho que comparar. Pros meus sobrinhos já foi feito em buffets e também em casa. Em buffets é um absurdo a grana que vai. É tudo super confortável, num bom buffet tem comida a dar com pau, bebidas a vontade, dependendo da "chiqueza", sala separada para os adultos com whisky e outras bebidas caras, mini-disco, monitores, palhaços, e fui num em Moema que tinha um trem! Mas repetindo, vai uma grana preta. Fazer em casa dá um trabalho fenomenal, na minha família era um tal de chamar as tias pra dar formato nos salgadinhos, a vizinha pra enrolar brigadeiro, ir sei lá onde pegar o bolo encomendado… e depois da festa eram dias limpando. Melhor um pouco se fosse no salão de festa do prédio. Aqui foi o intermediário, penso eu, não deve ter pesando tanto no bolso dos pais, não deixou a casa em pandarecos, e todos os convidados tiveram uma tarde agradável.

Quem sabe não é uma idéia pra se lançar uma opção mais razoável no Brasil também? Porque fala sério, outro dia vi uma blogueira falando em festinha de buffet de 7 mil reais, que grana minha gente!!!!

2 comentários:

Mr.T disse...

Gostei da definição para 'frikandel'. Êta coisa esquisita, e o pior que a gente acaba acostumando...

Mary disse...

Eu com meus preconceitos achava que os holandeses não eram tão sociáveis assim: cai do cavalo! Bjo.