terça-feira, março 17

Coisas Bizarras na Vida de um Imigrante

Então, ontem foi a reunião dos "vizinhos".

Eu esperava que a reunião fosse mais "pá-pum", mas não, todo mundo chegou e foi tomando chazinho, aguinha, batendo papinho, musiquinha no stereo, luzinha ambiente. E eu lá, cansadésima, querendo só resolver o assunto da cerca e ir colocar o pijama. Mas a bem da verdade, os vizinhos são legais dentro dos limites ( não viraremos bff, mas podia ser pior ), e a dona da casa tem um gatinho "Sheba" filhote, que foi para mim, a melhor parte da noite.

Mas chazinho vai, vinhozinho vem, demorou umas 2 horas pra entrarem no assunto da tal cerca, e é claro quem o fez foi a N., a vizinha que quer a cerca viva. E, achando que ali ninguém está acostumado com discursozinho manipulador, começou: eu sei que vocês responderam que querem tudo fechado imediatamente ( ironizando o fechado imediatamente fazendo vozinha de gralha ), eu gostaria que todos considerassem a opção da cerca viva, que deixaria tudo uniforme, sem falar que dá uma sensação de amplitude, e blá blá blá. Acostumada com o jeitão direto dos holandeses, que muitas vezes nós imigrantes achamos até rudes, fiquei esperando algum dos meus vizinhos dizerem que não gostaram da opção, uma vez que por conversas anteriores ( individuais ) eu sabia que era esse o caso. Mas para minha surpresa, ficou todo mundo ali calado, desviando os olhos para o chão, esfregando o pézinho no piso... Passou-se quase um minuto de silêncio constrangedor, e quando eu percebi que a N. ía já iniciar o discurso vencedor, eu não aguentei e me manifestei: olha, para mim cerca viva não é opção, o T. ( vizinho do lado ) tem um labrador, eu dois gatos, o cão vai ver os gatos, vai latir, os gatos se estressarão, isso não é vida. E N. disse: mas a planta cresce. E eu: demora dois anos, dá trabalho, junta bicho, os gatos podem subir por ela, não, não é opção pra mim. E o T. balançou a cabeça dizendo que concordava e que além do cachorro era preferência dele fechar tudo. A vizinha "transversal" C., que parece um quati mudo ( não ouvi uma palavra dela a noite toda ), também balançou a cabeça positivamente, e assim ficou decidido que seria tudo fechado. Entretanto, encurtando a história, pra deixar a N. menos infeliz, porque ela estava com uma cara de que tinha morrido alguém, o povo deixou ela escolher o "pal", e ao invés de concreto antracite, ela escolheu madeira "nobre". Agora vejam só, eu vou pagar mais ( a tal madeira é carésima ) pra ter uma coisa que não é minha preferência. Mas se ninguém quis se manifestar, decidi que não serei eu a chata. No fim, NINGUÉM saiu de lá 100% feliz com a escolha, já que a N. queria cerca viva e os outros 3 concreto com madeira, mas não houve indisposição entre os vizinhos.

O que mais me surpreendeu, é que parece que o povo tem medo do vizinho. Fiquei surpresa e desapontada com o medo de conflito deles. Sinceramente, eu espero que sejamos agradáveis uns com os outros, mas não busco amizade de jantarzinho e bate-papo com eles. Espero mesmo que a história da cerca seja a separação final, e que eu possa viver minha vidinha e decidir o que colocar na minha casa com meu marido e só.

6 comentários:

Fernanda disse...

Ui, eu sou assim … evito conflito até não poder mais.
Admiro vc ter sido tão direta (como os holandeses sempre são) e tb me surpreendi com o fato de eles terem ficados mudos sendo que não concordavam!!
Do jeito que eu sou idiota pra essas coisas era capaz de eu aceitar a birosca da cerca (ainda bem que Mick iria ao meu resgate!!! *rs)

Marcia-Rotterdam disse...

Esse negócio de "serem diretos" é meio que um mito. Quando a coisa é importante, eles enfiam o rabinho entre as pernas, pois ODEIAM conflito. E tem também essa coisa irritante de consenso. Oras, eu não teria deixado a mala resolver nada! Agora que vai ter madeira na cerca, é ela que vai pagar a sua conta do impermeabilizante que você vai ter que passar na cerca todos os anos para não apodrecer?? Eu hein...

Alice disse...

Welkom bij de poldercultuur!!!

Wilma disse...

È Dri, esta vida de condomínio, acho que se tornará se já não é, é a pior escolha. Como você disse, ninguém sai 100% satisfeito. Ainda bem que é só a cerca.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

rsrsrsrsrsrs q blog xato en miga! faz um melhorzinho q vc ganha + xau tontona!