quinta-feira, março 19

Na crise, enquanto um chora o outro vende lenço

Com essa credit crisis eu fico pensando... será que a causa não foi esse modismo desenfreado de todo mundo querer ganhar um dinheirinho fácil? Será que o mundo tem dinheiro o suficiente para todos nós, ou a estrutura pobre-remediado-rico é indispensável pra manter a economia sob controle?

Quando eu trabalhava na Arvin Meritor, meu primeiro emprego aqui, conheci o dono de uma pequena empresa na França, que sempre que a gente falava pra ele expandir, colocar uma filial na India ou pelo menos no Leste Europeu, nos dizia que ele gostava do negócio dele pequeno e controlável, que ele aprender do pai, e o pai do avô, a nunca emprestar dinheiro para expandir, e nunca usar lucros só para benefício próprio sem expandir. Ou seja: não páre, mas não dê o passo maior que a perna. Todo mundo achava que o cara era comodista e não tinha visão.

Nesse meu portfolio novo, quem é meu fornecedor? O francês. Ele veio me visitar, e me disse: lembra do que eu falei? Tá difícil pra todo mundo, mas pra quem como eu, não tem empréstimos e tem um bom capital, fica mais fácil sobreviver à crise. E ele tá certo, muitos concorrentes dele já quebraram ou estão à beira de.

Agora que a crise atacou, tá todo mundo preocupado em sobreviver, mas antes disso, repararam como tava todo mundo querendo fazer um lucrozinho fácil?

Segundo a família no Brasil, investir na bolsa tinha virado febre por lá. Temos até um amigo da família ( padrinho da minha sobrinha ) que deixou o emprego para "administrar os investimentos", porque tinha tanto investido que ganhava mais investindo bem do que trabalhando. Meu sobrinho de 13 anos investiu a poupança "presente" dele na bolsa ( desde os 7 anos ele não quer mais presentes, prefere dinheiro para colocar no banco ), e até minha mãe, uma senhora aposentada, investiu ( e perdeu ) bastante dinheiro na bolsa.

Minha opinião pessoal sobre investir na bolsa: é o mesmo que ir a um cassino, e vicia igual. Acho que é vício porque muitas pessoas perdem a cabeça, vide a Marta Stewart, que foi pra cadeia por causa de 25 mil dolares, quando o patrimônio estimado dela é de quase 1 bilhão. E checam seus investimentos 3, 5, 10 vezes por dia, viram escravos!

E me espanta ver a ganância do povo que acha que vai fazer grana fácil. Quando o Icesave quebrou, mostrou no jornal o desespero e a indignação de um cara que vendeu a casa dele com 150 mil de lucro, pagou a hipoteca e como ainda não tinha achado uma nova pra comprar, colocou o lucro de 150 mil no banco. Ao ver o tal Icesave pagar quase o dobro dos juros dos bancos normais, colocou TODO o lucro nesse banco. O banco quebrou, e ele estava chorando, desesperado na TV dizendo que agora não consegue comprar uma casa novamente porque pelas leis daqui, se você teve lucro com a venda de uma casa você tem que aplicar aquele lucro na próxima, logo aquele valor não é financiável, mas cadê o lucro do cara? Agora me digam: quem é que, sabendo que depende daquela grana pra comprar uma casa, coloca todinho o capital num banco estrangeiro, via internet? É muita ganância!

No ano passado, quando eu coloquei a casa para vender, um cara de outro departamento me ouviu falar, checou minha casa no funda.nl e veio aqui me dizer que minha casa estava muito barata, que se todo mundo fizesse igual, ninguém tinha lucro. Minha casa estava sendo vendida pelo preço que o agente imobiliário indicou, e eu ía ter um bom lucrozinho. Olhei a casa dele e achei a casa dele exorbitantemente cara, e a julgar pelo tempo que estava à venda ( 5 meses ), não fui a única. Só sei que vendi minha casa em um mês, assinei o contrato exatamente quando a crise atacou, até hoje dou graças ao bom Deus por ter vendido a bendita e não ter agora que me preocupar com dois financiamentos. O cara? AINDA não vendeu a casa dele, mês que vem faz 1 ano que está à venda. Ah, e não abaixou o preço! Encontrei o sujeito no corredor e ele veio: nossa, que azar a gente deu, né, colocar a casa a venda bem na crise... eu olhe pra ele e disse: eu dei é sorte, vendi minha casa em um mês, pra um casal que me comprou até as cortinas, tive um bom lucrozinho e estou na minha casa nova livre de hipoteca dupla. Só ouvi: nossa, sorte mesmo... Agora eu pergunto: sorte ou fui menos gananciosa?

Sei lá, pode parecer falta de visão minha, mas eu acho que o que vem fácil, vai fácil, e para mim, a dor de cabeça não compensa.

5 comentários:

Fernanda disse...

Eu acho que independente de vir fácil ou difícil, vc tem que ter uma boa estrutura e um ótimo planning das coisas. Saber onde está pisando, considerar as consequências e saber se vai conseguir lidar com as consequências.
Vcs sabiam que o valor da casa estava satisfatório e, por outro lado, sabiam que se aumentassem o valor correriam o risco de deixar a casa à venda por mais tempo e com isso talvez tivessem que arcar com duas hipotecas. Valeria a pena segurar duas hipotecas por mês para vender a casa por uns 100 mil a mais?! Financeiramente e emocionalmente vcs conseguiriam viver bem sabendo que ainda tinham uma casa para vender?!
Não acho que isso seja falta de visão … chamo isso de estrutura inteligente e acho que vcs estão corretos, como o senhor da França (e olha que eu venho de uma família que AMA dar um passo maior do que a perna pq “de que adianta ter empresa se não for para assumir riscos” … com esse pensamento, papai já está na sua 4a empresa e a cada quebra de cada empresa a coisa vai ficando mais feia).

Ana Paula disse...

mee eens :)

É muita vontade de ganhar dinheiro o mais rápido possível. Tenho um certo pânico de bolsa porque muita coisa é pura especulação.

Wilma disse...

Nossa Dri, largar tudo para viver especulando na bolsa/outros é o cúmulo do Otimismo. Eu como capricorniana, pé no chão, nunca dou um passo maior que a perna, mas ano passado fui aos pouquinhos experimentando a bolsa de valores, e estava indo melhor q os outros investimentos, mas li daqui e dali e resolvi colocar 50% do décimo terceiro para gastar mais no Natal, hahaha, conclusão, a bolsa esta afundada até hoje. Meu saldo chegou a perder mais de 70 por cento, andei fazendo o q pregam os consultores, injetando mais dinheiro, porém a um certo limite parei e quase um ano e nem chegou ao montante aplicado. Nunca consigo ganhar dinheiro fácil, embora continuo tentando nas loterias... mas é uma brincadeira, um jogo. Não sou gananciosa nem otimista, aqui já está difícil conseguir manter aquilo q se conseguiu com tanto trabalho, não dá pra arriscar tudo, é lou-cu-ra.

Bruna disse...

Putz nem me fale em bolsa! Meus primos viviam enchendo o saco pra eu mandar dinheiro pro Brasil pra aplicar na bolsa e eu sempre preferi só guardar... Resultado: a mulher de um deles investiu bem quando a crise estourou e agora vai ter que esperar uns bons 5 anos pra ver lucro, se é que vai ter algum...

Agora investir toda a sua grana num banco via internet nao é ganancia, é falta de usar o cérebro.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,